Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados na gravidez: 14 fatores que devem ser considerados!

Confira 14 cuidados na gravidez que devem ser feitos para uma evolução saudável da mãe e do bebê, nos 9 meses de gestação!


Atualizado em:

Tempo estimado: 9 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cuidados na gravidez: 14 fatores que devem ser considerados!

Toda gestação é um grande período de mudanças. E elas precisam acontecer com muita segurança para manter a saúde da mãe e do bebê.

Por isso, é essencial conhecer vários cuidados na gravidez, que garantem a qualidade de vida da gestante e a evolução saudável da criança.

No começo da gravidez, algumas medidas são essenciais para a manutenção da saúde.

Por exemplo, os exames Papanicolau, de urina e de sangue, garantem desde o início, uma gestação bem cuidadosa. E essas medidas vão manter a beleza e saúde para além dos 9 meses.

Para garantir uma ótima saúde do bebê e sua, confira 14 cuidados essenciais na gravidez, para fazer desde o momento da descoberta da gravidez.

1. O pré-natal é o primeiro dos cuidados na gravidez

O pré-natal é o primeiro cuidado de uma gestação. Essa etapa é o acompanhamento de um médico obstetra, que irá monitorar e orientar a mãe e família sobre a gravidez.

Nas consultas serão abordados todos os assuntos relativos às mudanças hormonais e psicológicas, a alimentação, entre outras. Por isso, essa etapa é muito importante para esclarecer tudo à mulher.

Logo, o pré-natal avalia toda a saúde da mãe, o que impactará diretamente na vida da criança.

2. Bateria de exames

Dentro da bateria de exames, é pedido uma checagem do histórico médico da mãe e familiares mais próximos. Essa etapa dos cuidados na gravidez busca prever riscos de doenças hereditárias e genéticas ao bebê.

Alguns dos principais exames solicitados são:

de glicemia;

testes sorológicos para HIV e sífilis;
CMV, mais conhecida como herpes;
exame de Coombs indireto para mulheres com RH negativo;
toxoplasmose, infecção popularmente chamada de “doença do gato”;
hemograma completo com contagem de plaquetas, estruturas de defesa do organismo;
rubéola;
hepatites B e C;
teste de tipo sanguíneo e fator RH, fator que mostra se o sangue é positivo ou negativo.

3. Ultrassonografia

Durante todo o período gestacional são feitas ultrassonografias obstétricas para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Entretanto, existem 3 principais, são elas:

Depois da confirmação da gravidez, é feita a primeira ultrassonografia, de forma transvaginal, geralmente entre a 6ª e a 8ª semana até a 12ª. Ela monitora o embrião, seus batimentos cardíacos, a formação dos membros, a idade gestacional e estima uma data de parto. Assim, a saúde dos ovários e do colo do útero também são avaliadas.

Já a segunda é uma ultrassonografia transvaginal morfológica, feita a fim de constatar possíveis alterações congênitas, como a malformação do cérebro e hidrocefalia, acúmulo de líquido na cavidade craniana, bem como problemas genéticos e cromossômicos.

Para fechar esse trio, é feita outra morfológica de maneira abdominal, entre a 18ª e 24ª semana de gestação. Ela também serve como um método de detecção de malformações, com uma sensibilidade de 85%. Avalia também a formação de cada órgão e estruturas do bebê.

4. Alimentação adequada

Um dos principais cuidados na gravidez é uma boa alimentação, para garantir os melhores nutrientes para mãe e criança se desenvolverem.

O que comer

A dieta deve ser rica em frutas, legumes, verduras e fibras, que ajudam a regular as funções intestinais, geralmente prejudicadas por conta da gravidez.

Peixes, castanhas como nozes, castanha de caju, do Pará e macadâmia também são indicadas, por conta de sua alta concentração de minerais e . Ainda, iogurtes e leite devem ser consumidos com frequência, para suprir o corpo em proteínas e demais nutrientes essenciais.

Ademais, alimentos como queijos e cogumelos, também auxiliam no suprimento corporal da grávida, mas devem ser consumidos sem excessos. A hidratação é essencial: beber bastante água e sucos naturais sem açúcar também auxilia muito na manutenção da saúde durante a gravidez.

Suplementação

Por vezes, pode ser que depois de alguns exames, o seu médico recomende a suplementação com e minerais. Isso serve para suprir alguma baixa de substâncias no organismo.

Regularidade de consumo

Outro cuidado básico durante a gestação é alimentar-se mais vezes, em menor quantidade e em intervalos menores de tempo. Isso vai satisfazer mais e evitar o ganho de peso acima do normal de uma gestação.

O que evitar ou moderar?

Moderar o consumo de carne de porco e vermelha é preciso, por causa da dificuldade do intestino em digeri-las. Entretanto, elas são essenciais como cuidados na gravidez, pois fornecem proteínas e muita energia para o organismo.

Se consumir carboidratos, é ideal que eles sejam integrais, como arroz e pão integral, aveia, entre outros.

Evite pratos com pimenta e muito condimentados, pois eles podem provocar desconforto gástrico, causando irritação. Também, modere o consumo de café e bebidas ácidas, para manter a flora intestinal equilibrada.5. Eliminar o cigarro

Caso você seja fumante, deve abandonar o cigarro. O fumo aumenta o risco para abortos espontâneos e prejudica o crescimento do bebê, podendo causar algum tipo de problema de saúde nele.

6. Evitar bebida alcoólica

O álcool pode ser consumido em pequenas doses e em mínimas vezes, ainda que o ideal seja não ingerir desde o momento em que a gravidez for confirmada.

A bebida alcoólica pode levar a malformações no bebê e prejudicar sua formação neurológica, trazendo consequências psicológicas a longo prazo. Entre elas, a irritabilidade e a hiperatividade, por isso é preciso ter esses cuidados na gravidez.

7. Cuidados com o corpo

Cabelos

Para evitar a queda de cabelo, os cuidados incluem ingerir proteínas e vitaminas por até três meses depois do parto.

Quanto a tingir os cabelos, você deve usar produtos sem chumbo e amônia, e evitar pintá-los até a 12ª semana de gravidez. Depois do terceiro mês podem ser feitos tratamentos, mas, sem chegar à raiz do cabelo, para não colocar o químico em contato com o couro cabeludo.

Rosto

Durante a gestação, manchas podem aparecer no rosto, por isso, é preciso reforçar o uso de protetor solar como um dos cuidados na gravidez. Também, pode acontecer de surgir a acne. Então, é preciso consultar um dermatologista para ver qual é o produto adequado para contornar essa condição.

Peeling, botox e demais tratamentos invasivos não devem ser feitos durante a gravidez. É importante manter os cuidados com a pele na gravidez, mas não abusar de procedimentos estéticos.

Mamas

Deve-se usar um sutiã adequado, com bastante sustentação e bem confortável para evitar rachaduras e marcas nas mamas. A peça não pode apertar os membros também.

Dentro desses cuidados na gestação, você pode hidratar as mamas para evitar as na área, comuns no período. Além disso, não passe loções nas aréolas das mamas, pois elas podem ressecar.

Abdômen

Durante e depois da gravidez, você pode usar cremes do tipo firmadores, que previnem a flacidez e o aparecimento de estrias no abdômen.

Produtos com uréia na fórmula são mais indicados, com no máximo 3% de lactato e colágeno, amônia, vitamina E, óleos vegetais e elastina.

É preciso na gravidez com o uso desses produtos em estações mais frias e secas, como a primavera e o outono, pois a pele tende a ficar ressecada nesses climas.

Pernas

Usar meia elástica ajuda a evitar o inchaço das pernas. Também, evite comer alimentos com muito sal, pois eles retêm líquido e pioram esse contratempo.

Pés

Evitar usar sandálias e chinelos baixos e abertos. Prefira sapatos fechados e macios, que garantem maiores cuidados na gravidez.

Caso você fique com os pés muito inchados, faça um escalda-pés com água gelada e um pouco de sal, para aliviar o inchaço e aliviar a sensação.

Sapato alto

Durante a gestação, evite usar salto acima de 3 cm. O motivo é para diminuir o risco de quedas, uma vez que o peso da criança causa uma diferença considerável na sustentação do corpo.

8. Não se automedicar

Usar medicamentos por conta própria pode levar a riscos de saúde ao bebê e à mãe. Por isso, esse é um dos cuidados mais importantes na gravidez.

9. Dirigir

Não há consenso de médicos sobre o tema, logo, é preciso checar com o seu ginecologista ou obstetra se você poderá dirigir ou se deverá interromper essa atividade durante a gravidez.

10. Repousar

É normal sentir cansaço durante a gestação. O motivo é o sobrepeso natural da gravidez. Logo, é preciso descansar no tempo adequado. Evitar atividades pesadas e o estresse das tarefas do dia a dia ajuda muito nesse sentido.

11. Hipertensão na gravidez

Há casos em que a mulher pode desenvolver pressão alta durante a gestação. Isso acontece normalmente após a 20ª semana de gravidez, e traz o sério risco de problemas como o infarto e o derrame.

Para evitar a pressão alta, é preciso seguir todas as recomendações de alimentação.

12. Diabetes gestacional

Diante de algumas condições, a diabetes gestacional pode acontecer. Esse contratempo ocorre com maior frequência em mães com as seguintes condições:

pressão, triglicérides e colesterol altos;
em idade avançada, acima de 40 anos;
obesa ou com sobrepeso;
com histórico familiar de diabetes;
estar grávida de gêmeos;
já teve diabetes em gravidez anterior.

Os sintomas do diabetes gestacional são bastante parecidos com os comuns: boca seca, sede em excesso, vontade de urinar constante e cansaço.

Para se prevenir do problema, é preciso seguir uma dieta balanceada, evitar o consumo de doces e carboidratos e fazer atividades físicas. E, se for preciso, tomar medicamentos prescritos pelo seu médico.

13. Anemia

Devido às mudanças no fluxo sanguíneo durante a gestação, é possível contrair anemia. Uma das alterações que acontecem no sistema sanguíneo, é o organismo absorver menos ferro, causando o problema.

Esse contratempo traz o risco de, durante o parto, ocorrer uma grande perda de sangue da mãe, enquanto a criança pode nascer com peso abaixo do normal.

14. Praticar atividades físicas

Algumas atividades físicas são bastante recomendáveis para gestantes, pois elas trazem vários benefícios ao corpo e mente.

Caminhada, hidroginástica e pilates, por exemplo, ajudam a controlar a diabetes gestacional, que pode acontecer. Também, reduzem a chance de ter pressão alta e controlam o peso.

Musculação é permitida, desde que tenha a aprovação de seu médico e a supervisão de um instrutor. Também, não se pode pegar muito peso, pois, a coluna e membros podem ser lesionados. Dessa maneira, a qualquer sensação ou indício de anormalidade durante a gestação, comunique o seu médico e agende uma consulta o quanto antes.

Para se organizar melhor durante esse período, conte com uma planilha ou uma agenda apenas para os médicos e consultas relacionadas à gravidez. Isso ajudará a ir às clínicas e hospitais com mais organização na rotina.

Por isso, um reforço no acompanhamento da gravidez sempre é bem-vindo. Você pode fazer isso em um dos consultórios farmacêuticos da Clinic Farma mais próximos da sua casa. Assim, você terá acesso a profissionais que vão tirar suas dúvidas sobre a gestação, ou até anteriormente a isso, se estiver suspeitando de gravidez, fazemos o teste de beta HCG.

Desse modo, auxiliamos as grávidas durante toda a sua trajetória a seguir as indicações médicas por meio de um acompanhamento diário, fazer boas escolhas de suplementos e outros produtos ligados à sua saúde e beleza.

Gostou? Aprenda ainda mais dicas sobre como ter uma gravidez muito saudável com este vídeo cheio de dicas para se manter bonita na gestação!