Tudo o que você precisa saber sobre hidratação da pele
A hidratação da pele é um pilar inquestionável para a saúde da derme. Acesse este texto e saiba mais sobre o assunto.
Atualizado em:
A hidratação da pele vai além da preocupação estética, é um cuidado com a saúde. Com ela, o maior órgão do corpo humano exerce a função de proteção, prevenindo o surgimento de doenças e a entrada de micro-organismos que podem causar infecções e alergias.
Mesmo assim, algumas pessoas não têm esse hábito diário. Neste post, elencamos os benefícios de uma cútis bem cuidada e explicamos os tipos de hidratação possíveis, além de dicas para caprichar no skincare com o rosto e o corpo. Para saber mais, continue a leitura!

Como funciona a hidratação da pele?
A hidratação consiste na reposição da água nas células cutâneas. O corpo humano é composto por 70% de água e a pele é o maior órgão, sendo responsável pela proteção do esqueleto e também pelas sensações oriundas do tato.
Pense assim: a pele é a nossa barreira protetora contra os agressores externos, como os raios solares, a poluição, temperaturas muito altas ou muito baixas. Se ela não estiver saudável, fica mais vulnerável. E para garantir sua saúde, o equilíbrio entre absorção e perda de água é necessário.
Uma barreira cutânea vulnerável permite que a água presente em nosso organismo evapore com mais facilidade. Isso causa a desidratação, que pode ser percebida pelas manchas esbranquiçadas na pele, fissuras, irritações e maior sensibilidade da cútis como um todo.
Uma pele desidratada, ainda, perde a elasticidade e envelhece mais rapidamente. Quando a hidratação é feita de forma adequada e a água que perdemos para o ambiente é reposta, evitamos todos esses problemas.

Tipos de hidratação da pele
Você já deve ter ouvido falar nos diferentes ativos hidratantes presentes em cremes faciais, como o ácido hialurônico, a manteiga de karité, o pantenol, etc. Todos esses ingredientes são usados em formulações específicas porque promovem diferentes tipos de hidratação.
Dependendo do seu tipo de pele, é interessante optar por uma hidratação específica. Entenda mais a seguir:
Hidratação por umectação
Na hidratação por umectação, os ingredientes utilizados potencializam a capacidade de retenção da umidade pelas células cutâneas. Em outras palavras, produtos umectantes permitem a absorção da água presente no ambiente ou nas demais camadas da pele, criando o equilíbrio necessário para manter a integridade da barreira cutânea.
Ativos como glicerina e ácido hialurônico são os mais conhecidos. O mecanismo é muito indicado para peles oleosas.

Hidratação por oclusão
A oclusão consiste na formação de uma camada lipídica superficial, que impede a perda da água para o ambiente. Ingredientes como manteigas vegetais e ácidos graxos são os mais comuns. Esse mecanismo de hidratação é muito indicado para dermes secas, por conta da barreira cutânea enfraquecida, que facilita a evaporação da água.
Hidratação ativa
A hidratação ativa ocorre por meio de ingredientes que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e reter a água ali presente, ligando-se às moléculas de h20. Esse mecanismo previne a Perda Transepidérmica de Água (PTA) que nada mais é do que a evaporação do líquido para o ambiente.
Benefícios de uma pele hidratada
Como vimos, a hidratação é fundamental para que a pele exerça sua função de proteção. Mas os benefícios não param por aí. Cuidar da sua cútis significa também garantir um aspecto viçoso e saudável por mais tempo. Confira a seguir algumas das principais vantagens de uma derme bem hidratada.
- Leia também: Como cuidar da pele em cada estação?
1. Mantém a jovialidade
A exposição ao sol, vento e poluição faz com que a água existente na pele evapore, deixando-a ressecada, áspera, opaca e desidratada. Com o tempo, essas ações favorecem o aparecimento de rugas e linhas de expressão, principalmente no rosto. Por isso, fazer o uso de substâncias hidratantes é fundamental para garantir a retenção de água necessária e manter a jovialidade da pele.

2. Protege de marcas e manchas
Uma pele bem hidratada mantém a barreira cutânea íntegra, ou seja, impede a descamação e o aparecimento de áreas de coloração opaca. Dessa forma, é possível manter o tom natural ou bronzeado da pele por mais tempo, além de protegê-la de marcas, manchas e estrias. Uma forma de potencializar esse efeito é realizar de uma a duas esfoliações por semana, para a pele receber o hidratante em seguida.

3. Estimula a elasticidade
Além de hidratar a pele, a maioria dos cremes possuem substâncias que estimulam a produção de fibras colágenas e elásticas, capazes de dar sustentação e firmeza para a pele. É o caso da vitamina A, responsável pela produção de colágeno. Para aumentar a absorção e aliviar o estresse, você pode utilizar o hidratante durante uma massagem.
4. Previne o envelhecimento
Os hidratantes contam com ativos que combatem os radicais livres e mantém a elasticidade da pele. Dessa forma, colaboram também com a prevenção do envelhecimento precoce.
Como hidratar a pele do rosto e do corpo?
Para saber como hidratar a sua pele, antes de mais nada, é preciso entender as características da sua derme. Ou seja, se ela é seca, mista, oleosa, sensível ou acneica. Naturalmente, você vai perceber esses aspectos ao longo do tempo. De qualquer forma, é importante consultar um dermatologista para uma avaliação mais detalhada.
Os profissionais da área vão te indicar os produtos mais indicados para o seu tipo de pele. Com todas essas informações, você pode investir em uma rotina de cuidados diários.
Importante pontuar que há diferenças fundamentais entre a pele do rosto e do restante do corpo. Por isso, vale a pena adquirir produtos específicos para cada uma dessas áreas. Além do mais, regiões como mãos, cotovelos e joelhos tendem a ser mais ressecadas e exigem produtos que promovem uma hidratação mais intensa da região.
A hidratação facial e do corpo deve ser realizada diariamente, para garantir a reposição de água necessária para que as barreiras de defesa natural do corpo atuem de forma adequada.
Além do mais, de nada adianta investir nos melhores dermocosméticos se você não bebe água! A hidratação da pele, antes de mais nada, precisa acontecer de dentro para fora.
Por fim, evite banhos muito quentes e tomar sol em excesso. E não se esqueça de escolher um hidratante de qualidade. Assim, sua pele se manterá limpa e saudável, e você, mais bonita ainda! Na Pague Menos, você encontra inúmeros dermocosméticos excelentes. Clique no banner e confira.
