Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca
Saúde

Saúde

Para ter saúde, é necessário estar bem física, mental e socialmente

Saúde

Para ter saúde, é necessário estar bem física, mental e socialmente

Doação De Sangue. Por que Doar?
Saúde

Doação De Sangue. Por que Doar?

No dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, neste Sempre Bem, saberemos mais sobre como esse gesto é grandioso e pode ajudar a salvar vidas. Assista e confira.

Sintomas de Lúpus: saiba quais são e como identificar
Saúde

Sintomas de Lúpus: saiba quais são e como identificar

Os sintomas de Lúpus variam de pessoa para pessoa e podem mudar com o tempo, por isso, conhecer os mais comuns pode ajudar no acompanhamento e controle.

Check-up Médico Pós-Covid
Saúde

Check-up Médico Pós-Covid

Passado mais de um ano desde o início da pandemia do Coronavírus, sabe-se que a doença afeta não somente os pulmões, mas pode deixar sequelas. Por isso, neste Sempre Bem, a clínica geral Dra. Sylvia Christine, o fisioterapeuta Raphael Mariano e o farmacêutico Flávio Luiz falam sobre os sintomas pós-Covid e reforçam a importância do check-up. Confira.

Sintomas Pós-Covid
Saúde

Sintomas Pós-Covid

Nesta edição do Sempre Bem, ouviremos o relato de algumas pessoas que venceram a Covid-19 e tiveram sequelas pós-infecção. Assista e confira.

A Importância Da Atividade Física Pós-Covid
Saúde

A Importância Da Atividade Física Pós-Covid

Nesta edição do Sempre Bem, saberemos mais sobre a prática de exercícios físicos na rotina de quem está se recuperando das sequelas pós-Covid. O profissional de educação física Bruno Nobre conta detalhes sobre a importância de manter-se ativo após a infecção. Confira.

Prevenção de DSTs: formas de evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis
Saúde

Prevenção de DSTs: formas de evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis

A prevenção de DSTs é um ato de amor, por isso é essencial conhecer as formas de evitar o contágio para proteger a si mesmo e a quem você ama.

12 melhores alimentos para baixar o colesterol ruim
Saúde

12 melhores alimentos para baixar o colesterol ruim

Confira aqui, 12 dos melhores alimentos para baixar o colesterol ruim e garantir uma saúde cheia de vigor!

Saúde É Também Cuidar Do Meio Ambiente
Saúde

Saúde É Também Cuidar Do Meio Ambiente

Neste Sempre Bem, iremos falar sobre a importância de adotar hábitos sustentáveis em nossos cotidianos. A cosmetologista Jussara Torres fala sobre alguns produtos que podem ser adotados para que nossos impactos ambientais sejam minimizados. Confira!

Saúde Express - Vamos Falar De Imunização?
Saúde

Saúde Express - Vamos Falar De Imunização?

Hoje o infectologista André Patrício responde dúvidas comuns sobre a imunização e a vacinação contra a Covid-19. Assista e confira.

#Ficaadica - Dicas Para Vencer O Cansaço E A Fadiga
Saúde

#Ficaadica - Dicas Para Vencer O Cansaço E A Fadiga

A dica de hoje é para te ajudar a vencer o cansaço e a fadiga. Listamos alguns hábitos que deixarão a sua rotina mais saudável e produtiva. Confira.

Como detectar a variante indiana do coronavírus?
Saúde

Como detectar a variante indiana do coronavírus?

Entenda mais sobre a nova variante causadora de Covid-19 e como ela pode ser detectada.

Quer Emagrecer? Veja As Principais Dietas
Saúde

Quer Emagrecer? Veja As Principais Dietas

Neste Sempre Bem, iremos falar sobre dietas para emagrecer. A nutricionista Andressa Fontes fala sobre as dietas mais famosas e como elas podem ser benéficas ou maléficas para a saúde. Confira.

Emagrecer com saúde

Quando o objetivo é emagrecer, muitas dietas surgem como alternativas, mas é preciso estar atento às vantagens e desvantagens de cada uma delas. Muita gente segue rigorosamente o protocolo das dietas e elas funcionam!

Emagrecer é fácil, difícil é se manter magro

Toda dieta leva ao emagrecimento, o X da questão é, justamente, a manutenção disso e é a continuidade com hábitos saudáveis que vai levar ao resultado esperado.

Principais dietas:

- Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem um perfil de muito baixo carboidrato. A quantidade é, em média, de 20 a 30 gramas, o que é muito pouco. Ela tem uma quantidade de proteína adequada e um alto teor de gordura

Regras básicas:

- Cortar o açúcar

(refrigerantes, doces, sucos e sorvete)

- Eliminar os grãos

(pães, bolos, biscoitos, macarrão, especialmente trigo e soja)

- Evitar raízes

(principalmente batatas)

- Comer comida de verdade

(salada, alimentos nutritivos)

Na dieta cetogênica é permitido comer ovos e proteína, mas de forma controlada. O maior consumo nessa dieta é o das gorduras

- Dieta Low Carb

A dieta low carb tem o foco no consumo de baixa quantidade de carboidratos. Não é uma dieta tão restritiva e é possível se trabalhar em vários perfis de quantidades, desde que seja abaixo da quantidade recomendada de carboidratos, que é menor que 44%

Essa dieta permite um teor de gordura moderado (maior que 30%), acima do que é considerado ideal, mas priorizando gordura boa e com proteínas também acima do ideal, em torno de 20 a 30%

Regras básicas

Priorizar comida de verdade:

- Frutas

- Verduras

- Vegetais

- Gorduras boas (abacate, castanha, amendoim, açaí)

Evitar:

- Produtos industrializados

Há muitas estratégias na busca da perda de peso. "Sem dúvida nenhuma as que mais têm tido resultado nos tempos modernos são aquelas que combatem o consumo de alimentos processados, refinados, excesso de açúcares e bebidas industrializadas", explica o médico e diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, Mohamad Barakat

O consumo de açúcares ,similares e farináceos promove a insulina sempre alta e isso é o grande desencadeador da obesidade, além de ser porta de entrada para tantas outras doenças crônico-degenerativas, síndrome metabólica, diabetes e doenças cardíacas, por exemplo.

Para combater a obesidade a saída não é fazer uma dieta restritiva ou temporária, é preciso entender o motivo. "Na verdade, o ideal é que se perca peso por meio de um novo estilo de vida, porque aí sim o seu emagrecimento é sustentável, por isso que as dietas low carb têm feito sucesso", destaca Dr. Barakat.

Outro hábito de sucesso e que provoca a queda da insulina é o jejum, que associado a uma dieta low carb combate, diretamente, a insulina alta. "Toda vez que a insulina está alta, o cérebro recebe o comando engordar e quando o a insulina está baixa, o cérebro recebe o comando queimar energia, explica o médico.

Jejum

O jejum é uma prática que causa dúvidas, porque muita gente acha que não vai conseguir, mas é importante entender que essa prática não é tão complicada, haja visto que grande parte da população não sente falta do café da manhã.

A proposta do jejum não é fazer sacrifício

"Nós usamos o período do sono para somar o período do jejum, então você pode iniciar com 12 horas de jejum, parando de comer às 20 horas e voltando a se alimentar às 8 horas da manhã. Isso configura um jejum leve, para iniciantes. À partir de uma semana ou duas, é hora de experimentar um período de 14 horas e, em seguida, 16 horas para que você comece a obter saúde", completa Dr. Barakat.

Vale lembrar!

Jejum não emagrece se na oportunidade que você tiver para comer, se alimentar de forma errada.

Sobre a preocupação de ficar muito tempo em jejum e prejudicar o estômago por causa do suco gástrico, o médico explica. " Na verdade não é o jejum que expõe o estômago à uma acidez e sim o que ingerimos, como café, refrigerante, açúcar e bebida alcóolica. O jejum é um comportamento de estabilidade, não provoca nada de acidez no estômago. Isso é um grave estômago".

Clinic Farma

O Clinic Fama, consultório farmacêutico das farmácias Pague Menos, oferece vários serviços à população e dentre eles a orientação sobre o controle da obesidade. Uma das perguntas mais frequentes no Clinic Farma é se existe algum remédio que sacie a fome e induza o emagrecimento de forma rápida e aí entra o papel de informação do farmacêutico, de não apenas dizer que não existe uma fórmula mágica, mas explicar o motivo disso, o que gera mais consciência e segurança, para que o paciente entenda o motivo.

O farmacêutico pode ajudar tirando as medidas, encaminhando para o médico especialista e fazendo o acompanhamento, para que o cliente consiga seguir com hábitos saudáveis e alcançar o objetivo desejado.

Fica a dica!

A dieta ideal é aquela que você consegue fazer

Conheça os 7 tipos de hepatite e suas causas
Saúde

Conheça os 7 tipos de hepatite e suas causas

É crucial conhecer os tipos de hepatite, suas causas, características e formas de tratamento para assegurar que, em caso de contágio, o problema não evolua para algo mais grave.

Combatendo A Obesidade Infantil - Parte 3
Saúde

Combatendo A Obesidade Infantil - Parte 3

Neste Sempre Bem, a nutricionista Tatiara Monção fala sobre como a boa alimentação é fundamental no processo de combate à obesidade. Além disso, Bruno Nascimento, profissional de educação física, fala sobre a importância da prática de atividades físicas para as crianças. Confira.

Combatendo A Obesidade Infantil - Parte 1
Saúde

Combatendo A Obesidade Infantil - Parte 1

Neste Sempre Bem, a psicóloga infantil Camila Ferrari fala sobre a multifatoriedade da obesidade infantil. Saberemos mais sobre a relação das crianças com a comida e como isso impacta a vida dos pequenos. Assista e confira.

Obesidade

A obesidade é uma doença causada por múltiplos fatores, por isso é importante estar sempre com a saúde em dia. Vale lembrar a importância de um olhar mais atento na infância, uma vez que uma criança obesa por se tornar um adulto obeso

Causas da obesidade infantil:

- Genética

Filhos de pais obesos têm maior tendência de serem obesos também

- Alimentação

Uma alimentação mais desregrada como industrializados e fast foods, por exemplo são um grande agravante

Algumas crianças estabelecem uma relação emocional com a comida, ou seja, a criança ingere os alimentos na expectativa de se aquietarem internamente diminuindo a ansiedade, tristeza e saudade, por exemplo. Só que as consequências vêm a curto prazo. Pouco tempo depois esses sentimentos voltam e as crianças comem novamente

- Estilo de vida

Com o avanço da tecnologia, há uma tendência a se ficar mais sedentário, parado, em frente às telas do celular. Para mudar esse hábito é muito importante que os pais ou responsáveis estejam mais presentes. As crianças não gostam de brincar sozinhas e ter essa companhia pode ser um grande passo para diminuir a obesidade. O ideal é investir menos tempo nas telas e mais tempo em atividades de movimento

- Medicamentos

Comorbidades tratadas com alguns medicamentos, como corticoides, por exemplo, que automaticamente aumentam o peso

- Hormônios

A obesidade infantil pode ter muito a ver com as alterações hormonais, como a puberdade precoce

- Fatores psicológicos

Transtornos de ansiedade, depressão e bullying na escola são fatores importantes

- Complicações neurológicas

Doenças relacionadas à obesidade:

- Doenças cardiovasculares

- Diabetes

- Doenças articulares

- Doença de vesícula biliar

- Câncer

- Apneia do sono

A obesidade é considerada uma condição crônica multifatorial, ou seja, são vários elementos que fazem com que esse diagnóstico chegue na infância e se mantenha

As doenças relacionadas à obesidade estão cada vez mais presentes na fase infantil, em idades até mesmo pré-escolares

O que acontece na infância não fica na infância. Isso significa que as complicações emocionais como as de humor, comportamento e dificuldade de aprendizagem podem se estender para a vida adulta

Vida saudável

Estimular as crianças a mudarem os hábitos alimentares não é tarefa fácil, mas é um desafio muito necessário para o bem dos pequenos e uma abordagem lúdica faz toda a diferença

Dicas para incentivar a alimentação saudável infantil:

- Deixar os pequenos participarem do preparo dos alimentos

Levar as crianças para a cozinha faz com que eles criem uma relação mais próxima com os alimentos

- Relacionar os alimentos com os filmes que assistem, como Popeye, que come espinafre e fica forte, por exemplo

- Fazer desenhos com os alimentos nos pratos

Atividade física

A atividade física é requisito indispensável quando o assunto é perda de peso e a ludicidade ajuda e muito na prática pelas crianças.

As crianças são movidas a desafios e há várias brincadeiras de movimento que estimulam a atividade física

Brincadeiras em casa

- Pula corda

- Entrelaçando a corda nas cadeiras para que elas passem sem encostar

- Caça ao tesouro

Quando se faz uma atividade física, são estimulados vários neurotransmissores, como a dopamina e a endorfina que geram a sensação de bem-estar, que consequentemente alivia sintomas de ansiedade

Clinic Farma

O Clinic Farma, consultório farmacêutico das farmácias Pague Menos, oferece um serviço dedicado à essa atenção, com orientações, acompanhamento, cálculo de IMC, bioimpedância e testes rápidos para o controle de fatores de risco, como fator lipídico, glicemia e hemoglobina glicada

Uma grande dica para os responsáveis é serem exemplo. As crianças refletem aquilo que as rodeiam, por isso, adultos que têm uma boa alimentação e hábitos saudáveis perto das crianças, com certeza estão estimulando a melhora da qualidade de vida dos pequenos também


As mais lidas

Azia ou má digestão? Entenda a diferença e os cuidados
Saúde

Azia ou má digestão? Entenda a diferença e os cuidados

Como aliviar a dor na coluna
Saúde

Como aliviar a dor na coluna

A doença coronária: causas, sintomas e tratamentos
Saúde

A doença coronária: causas, sintomas e tratamentos

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Secreção na mama é normal?
Saúde

Secreção na mama é normal?