Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Melhores vitaminas para a mulher: saiba quais são!

Acesse o conteúdo para conhecer as melhores vitaminas para a mulher e os nutrientes indispensáveis para manter a saúde em dia.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Melhores vitaminas para a mulher: saiba quais são!

As melhores vitaminas para a mulher contribuem com o bom funcionamento do organismo como um todo, desde o desenvolvimento muscular até o desempenho das funções  neurológicas, produção de energia, entre outros fatores. Para manter todos esses nutrientes em dia, uma dieta balanceada é indispensável.

Contudo, mesmo com bons hábitos alimentares, pode ser que o organismo não seja capaz de absorver todos os nutrientes, por conta de questões como envelhecimento, patologias, procedimentos cirúrgicos, infecções, etc.

Nesses casos, os suplementos vitamínicos para mulheres são necessários. Independentemente do quadro, é muito importante que você consulte um profissional especializado para avaliar as necessidades nutricionais do seu organismo.

A seguir, você confere uma lista completa de vitaminas para mulheres. Boa leitura!

1. Vitamina D

A vitamina D oferece diversos benefícios à saúde, como bom desenvolvimento dos ossos e tecidos, melhora da imunidade e das funções neurológicas. Especificamente para as mulheres, é um nutriente essencial na prevenção da osteoporose.

A falta da vitamina D no organismo pode causar problemas, como enxaqueca, anemia, baixa imunidade, fraqueza nos ossos e dentes. No entanto, jamais faça suplementação sem indicação médica, uma vez que quantidades inapropriadas podem causar intoxicação.

2. Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo importante para a proteção da memória, fortalecimento do sistema imunológico, além de auxiliar na redução das taxas de triglicerídeos e colesterol LDL (o famoso “colesterol ruim”). Além disso, é um nutriente importante para preservar a boa audição e a saúde da visão.

banner do e-book sobre colesterol

Como se não bastasse, contribui com a saúde cardiovascular, perda de peso e tem ação anti-inflamatória. 

"O recomendado é ingerir apenas cápsulas com doses ideais de DHA (ácido docosahexaenoico, um dos ácidos graxos que compõe o ômega 3), que é reconhecido como o alimento do cérebro, pois atua na manutenção da função neurotransmissora, contribui para o controle do movimento e memória e na regulação da saciedade, humor, ansiedade, medo e sono", pontua a nutricionista Grace Bezerra.

3. Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para a formação dos ossos e dentes. Além disso, contribui no bom funcionamento neuromuscular e metabolismo energético, melhora a saúde cerebral e cardíaca.

Também é recomendado para controle de humor e, por esse motivo, alivia sintomas da TPM. É especialmente importante para pessoas com endometriose, para amenizar os sintomas da doença. Outros benefícios são a ajuda na ativação da vitamina D e a regulação da concentração de cálcio no sangue. É um aliado na manutenção do foco.

"Uma das melhores formas do corpo absorver o magnésio em cápsula é através do mineral quelato, ou seja, ligado a um aminoácido para melhor e rápida absorção", recomenda a especialista.

4. Cálcio

O cálcio é mais um dos minerais importantes para o desenvolvimento e a manutenção dos ossos e dentes. Por esse motivo, também previne a osteoporose.

Além do mais, ele ajuda no controle muscular dos batimentos cardíacos, na coagulação sanguínea, na digestão de gorduras e na metabolização de proteínas. Atua, ainda, na transmissão e regulação dos impulsos nervosos.

Como as mulheres enfrentam a perda da densidade óssea cedo (a partir dos 20 anos), manter os níveis de cálcio é muito importante. Conservar os níveis do mineral também é indispensável para quem está passando pela menopausa.

mulher idosa sentindo calor por conta da menopausa
O cálcio é uma das vitaminas mais importantes para mulheres na menopausa.

5. Zinco

O zinco não só atua na manutenção da saúde da pele, unha e dos ossos, mas é também um mineral importante para a boa cicatrização de feridas. Ele estimula a função da tireoide, melhora a imunidade e é um bom aliado para o tratamento de doenças como a depressão.

6. Ferro

O ferro é um mineral extremamente importante para as mulheres, especialmente aquelas que possuem fluxo menstrual intenso ou estão na menopausa. Isso porque ele auxilia na produção das hemácias, moléculas que transportam o oxigênio para todo o corpo através da corrente sanguínea.

Por isso, previne a anemia e melhora o desempenho físico. Além do mais, auxilia a função imunológica e alivia sintomas da TPM. Durante a gestação, contribui para o estoque de ferro do bebê.

7. Vitamina C

A vitamina C atua em diversas áreas do corpo. Além de fortalecer as defesas naturais do organismo, auxilia na construção do colágeno e, consequentemente, no desenvolvimento dos ossos e dentes. Evita, também, problemas de visão e o aparecimento de celulites.

Por ser antioxidante, bloqueia os radicais livres e melhora o aspecto natural da pele, deixando-a mais viçosa, além de prevenir o envelhecimento precoce.

8. Colágeno

O colágeno é uma proteína essencial para a saúde e elasticidade da pele. Por isso, ele melhora a textura e evita a flacidez da derme. Combate o envelhecimento precoce e retarda o surgimento das linhas de expressão.

Atua, também, no fortalecimento de cabelos, unhas e estruturas de tendões e cartilagens. Diminui o aparecimento de estrias.

"O melhor tipo são os peptídeos de colágeno, que é um tipo de colágeno hidrolisado com partículas ainda menores, o que garante que as porções da proteína cheguem íntegras para o local onde devem atuar. Têm maior e melhor absorção", destaca a nutricionista.

9. Vitamina A

A vitamina A protege não só a saúde da pele e o sistema imunológico, mas também a visão, por promover a renovação celular e dos tecidos oculares. Contribui para a formação de colágeno, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Gestantes e lactantes, principalmente, precisam estar atentas aos níveis de vitamina A, para oferecer os nutrientes necessários à formação do bebê.

mulher grávida tomando vitamina
A Vitamina A é essencial para mulheres grávidas.

10. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, como a B6 e a B12, são importantes para preservar a saúde da pele, dos cabelos e também da visão. Elas melhoram o funcionamento do metabolismo e ajudam a tonificação muscular.

Pessoas com carência de vitaminas do complexo B podem sofrer com anemia, fadiga, falta de apetite, queda de cabelo, entre outros problemas.

Agora que você já sabe algumas das principais vitaminas para mulheres, aproveite para conferir a farmácia de manipulação da Pague Menos e solicitar os complexos vitamínicos que vão manter sua saúde em dia. Para saber mais, clique no banner abaixo!

medicamentos manipulados na Pague Menos