Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

TPM: o que é, quais os sintomas e como amenizar

Confira neste post sobre TPM: o que é, quais os sintomas, como amenizar e por que pessoas com útero vivenciam essas sensações.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
TPM: o que é, quais os sintomas e como amenizar

Afinal, TPM, o que é? O que significa essa sigla tão popular? E lidar com ela, como é esse processo? Essas são algumas dúvidas que você pode ter quando falamos da tensão pré-menstrual, que nada mais é do que um conjunto de sintomas que atinge pessoas com útero de diferentes idades alguns dias antes da chegada da menstruação. 

Hoje, nós vamos esmiuçar esse assunto que nunca sai da boca de quem menstrua, e falar tudo o que você precisa saber para amenizar os sintomas desse período. Boa leitura!

TPM: o que é?

É claro que você, enquanto pessoa com útero, já ouviu e conhece o termo TPM. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% das brasileiras sofrem com a tensão pré-menstrual e, a nível mundial, 90%. 

A TPM acontece nos dias que antecedem a chegada da menstruação e é marcada por sintomas físicos e psicológicos. É bem provável que você se encaixe na porcentagem acima e, todo mês, sinta esse leque de sensações acontecendo em seu corpo. Mas afinal, o que está por trás da tensão pré-menstrual?

O ciclo menstrual não tem relação, apenas, com a menstruação em si — é claro que esse é um dos eventos mais marcantes, afinal, ele pode gerar muito incômodo nas pessoas com útero e mudança na rotina. 

Mas a verdade é que o ciclo menstrual começa no primeiro dia de menstruação e termina na próxima, além de ser dividido em duas partes. 

A primeira fase, conhecida como fase folicular, é quando acontece o sangramento, que nada mais é do que a descamação do endométrio (tecido que está dentro do útero) e que é preparado para receber uma gravidez — como não há fecundação, ele é dispensado. 

Enquanto isso, a hipófise (região do cérebro que produz hormônios), gera o folículo-estimulante (FSH), um outro hormônio responsável por avisar os ovários que chegou o momento de começar a preparar um novo óvulo para ser liberado. A fase folicular acontece desde o primeiro dia da menstruação até a ovulação. 

Nos dias entre o fim da menstruação e o início da ovulação, o útero já está a todo vapor para engrossar o endométrio e prepará-lo para receber o novo óvulo.

Quando chega a ovulação, que costuma acontecer no meio do ciclo, o óvulo maduro é encaminhado para as trompas de falópio, onde aguarda por ser fecundado ou não.

TPM o que é
A ovulação, em geral, ocorre no meio do ciclo. 

Após terminar a ovulação, inicia-se a segunda fase do ciclo, a lútea. O nome é dado porque o folículo que tinha o óvulo maduro se transforma no corpo lúteo e, dessa forma, produz estrogênio e progesterona. São essas mudanças hormonais que geram a famosíssima TPM, e é nesse momento que vemos o nosso humor oscilar, o rosto com acne, fora os outros sintomas. 

Nesse momento, se ocorre uma fecundação, a progesterona entra em ação para preparar o corpo para o início da gravidez. Caso contrário, o corpo lúteo se desfaz, a progesterona e o estrogênio caem e inicia-se uma nova menstruação. 

Após ler isso, você deve estar se perguntando quanto tempo dura a TPM. A quantidade de dias pode mudar de pessoa para pessoa, mas a média é de dez dias. 

Quais os sintomas da TPM?

Já explicamos acima que a tensão pré-menstrual é marcada por uma série de sintomas, que são físicos e emocionais. Estima-se que existam mais de 200 sensações relacionadas à TPM! Entretanto, neste conteúdo, vamos abordar apenas as mais comuns. 

TPM: sintomas emocionais e comportamentais

Os sintomas emocionais são diversos e, entre eles, podemos citar:

  • Sintomas depressivos
  • Irritabilidade
  • Oscilação de humor
  • Introversão
  • Dificuldade de concentração
  • Sentimentos violentos
  • Compulsão alimentar
  • Desinteresse por atividades do dia a dia
  • Choro repentino

TPM: sintomas físicos

No corpo, você pode sentir:

  • Dor nas costas
  • Inchaço
  • Náuseas ou vômitos
  • Seios doloridos
  • Acne
  • Fadiga
  • Dor no corpo
  • Sintomas gastrointestinais

TPM: sintomas mais graves

Em alguns casos, os sintomas podem ser muito maiores do que o previsto e, também, mais graves, ao ponto de serem incapacitantes. Geralmente, esses quadros estão relacionados ao transtorno disfórico pré-menstrual, que podem, até mesmo, precisar de medicamentos psiquiátricos para ajudar a pessoa a ultrapassar esse momento. 

Como aliviar a TPM?

Se você sente que a tensão pré-menstrual é um obstáculo e que faz com que a sua qualidade de vida caia nesses dias, a dica é encontrar formas de aliviar os sintomas. Alguns, são bastante simples e estão ao alcance. Vamos conferir. 

Pratique exercícios

Tem muitas pessoas que acreditam no mito de que exercício físico e TPM não devem, de jeito nenhum, andar juntos. A verdade é que é totalmente o contrário: ao fazer alguma prática, o corpo produz mais endorfina, gerando sensação de bem-estar.

A endorfina, durante a TPM, é produzida em quantidade reduzida, justamente por conta da queda do estrogênio. Dessa forma, vale encontrar formas naturais de ativar esse hormônio. 

TPM o que é
O exercício físico pode ajudar a aliviar sintomas. 

As atividades físicas também são uma mão na roda para quem quer controlar melhor ansiedade e dores corporais. 

Se musculação não é a sua praia, procure dança, exercícios aeróbicos, natação, enfim, o que não faltam são opções!

Cuide da sua alimentação

Estar de TPM é praticamente sinônimo de desejos por alimentos doces e gordurosos. Eles são deliciosos, mas a verdade é que prejudicam ainda mais os sintomas da tensão pré-menstrual. 

Alguns cientistas explicam que esse desejo incontrolável tem relação com a alteração hormonal, por isso, é importante estar consciente dessa informação e compreender que consumir excessivamente doces, lanches e outros, não é o melhor caminho para a sua TPM. 

Alimentos com ômega-3  (atum, salmão, sardinhas, nozes, linhaça e sementes) são grandes aliados do alívio dos sintomas psicológicos. As dietas vegetarianas também podem te ajudar nesse momento, já que elas têm menos gordura e mais legumes, frutas, verduras etc. 

Faça sempre um chazinho

Essa é uma das técnicas mais conhecidas e você já deve ter ouvido sua avó ou mãe indicar um bom chazinho nesses dias. Isso não é mito e, de fato, a camomila e o gengibre são poderosos para amenizar os sintomas. 

A camomila atua como anti-inflamatório e calmante, o que vai te ajudar tanto fisicamente como mentalmente. Já o gengibre tem propriedades analgésicas e atua muito bem contra dor de cabeça, cólicas e outras. 

Respeite o seu momento

É muito difícil respeitar os limites do nosso corpo em uma sociedade que exige cada vez mais da gente, não é mesmo? Trabalho, faculdade, tarefas de casa, filhos, a lista é enorme e cada pessoa sabe quais são as suas dores. 

Entretanto, pegar leve com você nesses dias é muito importante. A gente sabe que fazer deveres quando nos sentimos fatigadas, tristes, nervosas e com dores não é agradável. Aliás, quem nunca sentiu que tudo dá errado durante a TPM?

Diminua a sua lista de tarefas, procure aumentar o tempo de descanso e relaxamento, faça coisas que você gosta.

Mitos e verdades

Quando o assunto é TPM, o que não faltam são lengalengas. Muitos mitos, inclusive, são passados de geração para geração, sem sequer serem questionados. E, a bem da verdade, é que muitos não fazem sentido. 

Por isso, vamos trazer uma lista de mitos e verdades comuns, para te ajudar com os seus hábitos e rotinas durante esse momento.

TPM o que é
Saber bem o que é TPM ajuda a entender que ele não tem cura, mas que você pode achar meios de conviver bem com ela. 

Tem cura

Mito. A TPM não é uma doença, mas um transtorno hormonal, portanto é impossível de ser curada. Com ajuda médica e um tratamento adequado, ela pode ter seus sintomas reduzidos.

Causa inchaço

Verdade. Esse é um dos sintomas mais comuns. Nesse período, a mulher fica mais propensa a reter líquidos no organismo e, consequentemente, ficar inchada. Para amenizar isso, é recomendável o consumo de alimentos com pouco sal.

Dura o mês todo

Mito. A TPM é um distúrbio que cessa logo no primeiro dia da menstruação, pode durar até dez dias. Se a mulher continua sentindo os sintomas mesmo durante e após a menstruação, deve procurar ajuda médica.

Diminui libido

Verdade. A TPM causa uma série de alterações hormonais no organismo feminino, dentre eles, os responsáveis pelo desejo sexual. Portanto, é normal que durante esse período a mulher se sinta menos disposta a fazer sexo.

Receitas caseiras ajudam

Depende. A TPM deve ser acompanhada e tratada com orientação médica, com o uso de produtos receitados por um profissional. As receitas caseiras podem piorar os sintomas e causar ainda mais frustração. É bom evitar cafeína.

Entretanto, os chás podem ser grandes aliados, como já comentamos. 

Doces melhoram os sintomas

Mito. Na TPM, as mulheres sentem mais vontade de comer doces, pois os níveis de magnésio e serotonina ficam bastante alterados no organismo. Apesar destes alimentos darem sensação de bem-estar, ela logo passa e os sintomas retornam da mesma forma.

Provoca alterações na pele

Verdade. Os distúrbios hormonais também alteram aqueles responsáveis pela produção do sebo e dos óleos corporais. Sendo assim, é comum que durante essa fase, a mulher sinta alterações na pele, como formação de cravos, espinhas e textura mais oleosa.

Com essas dicas, esperamos te ajudar a entender que a TPM é algo que faz parte do organismo de qualquer pessoa com útero e está em idade reprodutiva. Dessa forma, é importante aprender a lidar com ela e, em casos mais graves, procurar a ajuda do ginecologista. 

Se você quer mais informações sobre a saúde da mulher, não deixe de acessar o nosso e-book gratuito sobre o assunto. Clique no link abaixo e faça agora o seu download.