Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que causa endometriose? Tudo que você precisa saber

Menstruação retrógrada, fatores genéticos e ambientais estão na lista quando o assunto é o que causa endometriose. Confira as demais e os tratamentos indicados.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que causa endometriose? Tudo que você precisa saber

Com certeza, toda mulher já deve ter ouvido falar sobre esse problema, mas você sabe exatamente o que causa endometriose? A endometriose é caracterizada quando o tecido que reveste o útero, denominado endométrio, cresce fora desse órgão.

No caso, esse crescimento pode acontecer nos ovários, trompas de falópio, bexiga e até no intestino. Só para reforçar, é no tecido endometrial que o óvulo se instala para que possa ser fecundado pelo espermatozoide. Quando isso não acontece, ele se descama e dá origem à menstruação

Assim, quando surge a endometriose, além do endométrio, podem estar presentes nesse crescimento inadequado glândulas e estroma, que é um tecido conjuntivo vascularizado que deveriam estar somente dentro da cavidade uterina.

Entre os sintomas da endometriose estão dor pélvica intensa, especialmente durante o período menstrual, menstruação abundante, dificuldade para engravidar, entre outros.

Desse modo, o que causa a endometriose pode ser a menstruação não eliminada corretamente, sistema imunológico com deficiência, entre outros motivos.

Confira, neste artigo, tudo o que causa a endometriose, os fatores de risco para desenvolvimento da doença, o que ela pode acarretar e muito mais sobre o tema.

O que causa a endometriose?

Saber, exatamente, o que causa a endometriose, ainda é um desafio para os médicos e especialistas. 

De acordo com o identificado pelos profissionais da área até o momento, a lista de causas inclui: 

menstruação retrógrada;
sistema imunológico deficiente;
crescimento de células embrionárias;
fatores ambientais;
fatores genéticos;
cirurgias;
alterações no sistema linfático.

Menstruação retrógrada

A menstruação retrógrada é quando não há a eliminação correta da descamação das paredes uterinas. Quando isso acontece, parte do tecido do endométrio pode ser direcionado para outros órgãos da cavidade pélvica.

Porém, vale considerar que esse tipo de refluxo tende a acontecer em praticamente todas as mulheres. Nesse processo, parte do sangue menstrual é levado naturalmente para as tubas uterinas, ao invés de ser diretamente eliminado pelo canal vaginal.

Dessa maneira, a ação do sistema imunológico é uma das razões pela qual, ainda que isso aconteça, nem todas as mulheres desenvolvem quadros de endometriose.

Sistema imunológico deficiente

Por outro lado, quando o sistema imunológico não faz corretamente essa função, o corpo se torna incapaz de reconhecer que há células crescendo em lugares inadequados.

Por esse motivo, essa falha entra na lista sobre o que causa endometriose, pois o organismo não consegue destruir essas células, deixando elas crescerem fora do útero.

Crescimento de células embrionárias

Tanto o abdômen quanto a cavidade pélvica do nosso corpo, são revestidas por células embrionárias comuns.

No entanto, por motivos ainda desconhecidos, algumas dessas células acabam se transformando em tecido endometrial, dando origem ao surgimento da endometriose.

Fatores ambientais

Na relação sobre o que causa endometriose, uma das possibilidades levantadas pelos especialistas é a influência de fatores ambientais.

A hipótese é que os impactos sofridos por alimentos comumente consumidos, tais como exposição a estimulantes e pesticidas, podem alterar o sistema imunológico e fazer com que ele não reconheça corretamente a presença do endométrio, em outros órgãos além do útero. Isso faz com que o organismo deixe de combater essas células, levando ao desenvolvimento da endometriose.

Fatores genéticos

O  fator genético é uma das respostas sobre o que causa endometriose. Já que quando outras mulheres da família apresentam o mesmo problema, especialmente as de parentesco mais próximo, pode haver o surgimento dessa doença. 

Cirurgias

Em cirurgias como cesariana ou histerectomia, as células do endométrio podem se desprender e fixar nas incisões, contribuindo para, posteriormente, migrarem para outros órgãos da região pélvica.

Alterações no sistema linfático

Falhas no funcionamento do sistema linfático podem contribuir para que pequenas partes do tecido do endométrio sejam levadas a outras regiões do corpo, favorecendo o surgimento da endometriose.

Quais são os fatores de risco para o surgimento da endometriose?

Considerando que estamos falando sobre o que causa endometriose, é preciso levar em conta que também há outros fatores de risco, tais como: 

menstruar muito cedo;
não ter filhos ou ter gravidez tardia;
ter menstruações longas, especialmente acima de 7 dias;
ter problemas com a perfuração do hímen, fato que pode impedir a saída correta do sangue;
anomalias no útero;
demorar para entrar na menopausa.

Quais os tipos de endometriose e o que ela pode desencadear?

Uma vez diagnosticada, a endometriose pode ser considerada leve, moderada ou grave. Essa característica também pode determinar a necessidade ou não de cirurgia.

Outro fator considerado na hora de decidir por uma intervenção cirúrgica é a intensidade dos sintomas, que costumam ser:  

dores na região pélvica, mais intensa durante o período menstrual;
dor durante relações sexuais com penetração;
dor ao urinar e/ou evacuar, principalmente durante a menstruação;
diarreia nos dias de menstruação;
sangramento fora do período menstrual;
fadiga.

Aqui, vale lembrar que, além do incômodo provocado pelos sintomas, a endometriose pode causar dificuldade para engravidar ou mesmo a infertilidade.

Quanto aos tipos, a endometriose pode ser: 

superficial: atingindo apenas o peritônio, tecido que recobre os órgãos da cavidade pélvica e abdominal
profunda: quando os focos da doença se aprofunda mais de cinco milímetros nas regiões atingidas;
no ovário: quando afeta apenas esse órgão;
na parede: o tecido do endométrio migra e se aloja na parede abdominal;
pulmonar: forma bastante rara da endometriose, é caracterizada quando o endométrio chega até os pulmões através da corrente sanguínea;
em outros órgãos: seguindo o mesmo princípio, o tecido endometrial desprendido por chegar na bexiga, intestino, diafragma e nervo ciático.

É possível evitar a endometriose?

Agora que você sabe o que causa a endometriose, deu para perceber que é praticamente impossível evitar que esse problema apareça. Porém, é bem importante que você saiba que a endometriose pode ser tratada. 

O primeiro passo é ter um bom acompanhamento médico e explicar todos os seus sintomas. O diagnóstico para identificar se você realmente tem a doença, é feito através de exame clínico pélvico com toque retal e vaginal, ultrassom especializado e ressonância magnética. Se necessário, o médico pode solicitar uma laparoscopia exploratória.

Assim, constatado que você está com endometriose, a escolha do tratamento vai depender do tipo, gravidade dos sintomas, idade, se pretende ter filhos, entre outros pontos.

Portanto, as opções de tratamento incluem medicamentos para aliviar a dor e controlar a progressão da doença, cirurgia para remoção do tecido do endométrio nas áreas afetas, ou histerectomia, incluindo, se preciso, a retirada dos ovários.

Ainda, uma maneira de tentar evitar processos tão invasivos é buscar orientação profissional, logo que aparecerem os primeiros sintomas. Quanto a isso, o AME pode te ajudar!

Com esse serviço da Pague Menos você poderá ter acesso a medicamentos inovadores para tratar doenças de alta complexidade e alto custo, como a Endometriose, que precisam de cuidados especiais para garantir a eficácia do tratamento.

Acesse agora o site do AME e confira tudo o que podemos fazer pela sua saúde!