Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Vitaminas que fortalecem a imunidade

Algumas vitaminas são necessárias para manter o sistema imunológico fortalecido. Descubra quais são e como adquiri-las.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Vitaminas que fortalecem a imunidade

Por: Ladinne Campi

Vitamina A, B, C e D são alguns dos principais nutrientes que atuam no fortalecimento do sistema imunológico. Aliados ao estilo de vida, podem ser adquiridos através da alimentação ou suplementação.

O corpo humano é uma complexa e potente máquina que, por si só, possui a capacidade de nos proteger contra doenças, agentes estranhos e até contra as nossas próprias células, uma vez que se tornem malignas, como nos casos dos cânceres. A esse mecanismo de defesa é dado o nome de “sistema imunológico”, composto por células e órgãos que, dentre as suas funções, são capazes de manter o nosso organismo protegido.

As células do sistema imunológico estão presentes em:

- Amígdalas

- Linfonodos

- Baço

- Placa de Peyer no intestino delgado

- Apêndice

- Medula óssea

- Vasos linfáticos.

Porém, sabe-se que os hábitos de vida são capazes de influenciar o sistema imunológico, tornando-o mais debilitado ou fortalecido. Alguns dos pilares determinantes são:

Sono reparador: Hoje em dia, descansar mais parece um luxo, não é mesmo?! Na verdade, repor as energias é um dos hábitos saudáveis mais importantes, já que, enquanto dormimos, a energia que durante o dia é destinada para a realização de atividades, passa a ser direcionada ao metabolismo e sistema imunológico. Especialistas explicam que o contrário também pode acontecer: noites mal dormidas diminuem a produção das células de defesa, impactando negativamente o sistema imunológico.

Atividade física: Além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e depressão, praticar exercícios físicos de maneira regular e moderada minimiza inflamações no corpo, melhora a circulação sanguínea e promove o aumento dos linfócitos, responsáveis pela resposta imune e pela defesa do corpo. As células de defesa, por sua vez, são capazes de destruir os patógenos com mais facilidade.

Alimentação saudável: Manter um cardápio longe de itens inflamatórios, como o açúcar e comidas processadas - considerados os vilões da atualidade é fundamental. O ideal é fazer, diariamente, refeições que contenham todos os grupos alimentares. Segundo especialistas, existem nutrientes que estimulam os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. São eles:

- Vitamina A: Esta vitamina atua na renovação celular e oferece uma proteção extra contra infecções. Pode ser adquirida através do consumo de brócolis, batata doce, abacate e vegetais alaranjados, como cenoura, manga e mamão).

- Vitaminas do complexo B: A vitamina B6 atua na regulação de respostas imunológicas de diversas doenças. Sua carência prejudica a imunidade porque minimiza a proliferação dos linfócitos, diminuindo os anticorpos produzidos pelo organismo. Já a B9 tem associação no que se trata a resistência do organismo à infecções. Quando consumida em baixa quantidade, esta vitamina deixa o organismo mais suscetível às infecções. Além disso, a vitamina B9 é importante para as células Tregs, que atuam nas nossas defesas.

- Vitamina C: Popularmente conhecida pela presença em frutas cítricas, como: laranja, tangerina, acerola, limão, abacaxi e maracujá, a vitamina C ajuda na maturação das células imunes. Em outras palavras, isso significa que estas células se tornam, de fato, mais resistentes às infecções. Essas frutas contêm, ainda, substâncias como antioxidantes, fibras e flavonoides, considerados poderosos anti-inflamatórios capazes de fortalecer o sistema cardiovascular.

- Vitamina D: Considerado um dos principais nutrientes envolvidos na imunidade, a vitamina D pode ser adquirida de duas formas: seja através da exposição solar moderada, por cerca de 20 minutos ao dia ou através da dieta – que representa 20% do aporte exógeno. Dentre seus benefícios, vale destacar a redução do risco de infecções respiratórias, como é o caso da Covid-19. Estima-se que 80% dos brasileiros tenham carência da vitamina D, por isso, consumir peixes, leite, derivados, ovos e cogumelos são boas alternativas.

SUPLEMENTAÇÃO: UMA DOSE EXTRA DE SAÚDE

Entretanto, quando a alimentação não é capaz, por si só, de suprir tais necessidades, é hora de pensar em um “plano B”. A suplementação de nutrientes, quando indicada por um profissional e de maneira individualizada, promove a qualidade de vida e fortalece o sistema imunológico.

No caso da vitamina D, uma das mais buscadas nas prateleiras, pode ser suplementada através de cápsulas ou gotas e é mais frequentemente buscada por pacientes idosos ou quem vive em climas temperados. O óleo de fígado de bacalhau também é um ingrediente rico em vitamina D, disponível nas prateleiras em forma de cápsulas.

Já a vitamina C é muito conhecida em sua forma efervescente. Recomenda-se 1g de vitamina C por dia para suprir os níveis necessários e usufruir de seus benefícios. Porém, esta vitamina está presente em outras apresentações, como cápsulas ou xaropes.

Os suplementos, facilmente encontrados nas prateleiras, também podem ser desenvolvidos de maneira exclusiva, pensando na necessidade e individualidade de cada paciente. Quem opta por esta alternativa pode se beneficiar com a Farmácia de Manipulação Pague Menos, que conta com um rigoroso padrão de qualidade e os melhores preços. Envie a sua receita, faça o seu orçamento através do WhatsApp (85) 99944-0380 e receba em qualquer lugar do Brasil.