Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele saudável na primavera: dicas preciosas de cuidado

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pele saudável na primavera: dicas preciosas de cuidado

A primavera já chegou e isso significa que os cuidados com a derme precisam ser adaptados para garantir uma pele saudável. Esse é o momento para recuperá-la dos danos do inverno e prepará-la para a próxima estação: o verão! Afinal, a temporada das flores é sempre um convite para ressaltar a beleza de um modo especial.

O segredo da pele saudável é o cuidado certo! Pensando nisso, o Sempre Bem preparou um dossiê revelando o passo a passo para conquistar a cútis perfeita. Confere aí!

1. Limpeza

A limpeza é fundamental para preservar a saúde da pele. Isso porque as impurezas da poluição costumam se acumular nos poros, deixando um aspecto oleoso na derme. Esse cuidado deve ser adotado pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Para essa época, o melhor é apostar em água morna e na espuma do sabonete para massagear a pele e garantir uma assepsia sem agredir a cútis. Os produtos em gel ou mousse costumam ser mais suaves, portanto, mais indicados. 

Além disso, é imprescindível remover a maquiagem antes de dormir, porque a derme precisa respirar. A água micelar é ideal para isso, pois promove uma limpeza profunda e suave dos poros. 

Leia o artigo (Água micelar x água termal - como elas ajudam a pele?)

2. Hidratação

A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados em qualquer época do ano. Durante a primavera, ela se torna essencial para restaurar a textura e luminosidade da derme, que é prejudicada pelo frio da estação que a antecede.

Em entrevista para o programa Sempre Bem, a dermatologista Lia Albuquerque recomenda que o hidratante seja aplicado no corpo logo após sair do banho. De acordo com a profissional, “a pele ainda um pouco úmida favorece a absorção do produto”.

Veja o vídeo (Beleza Primavera-Verão: cuidados para a estação)

Com a cútis do rosto não é diferente… a hidratação também é indispensável e deve ser feita sempre sobre a face limpa e com produtos específicos para a região. Além disso, é importante usar um hidratante facial para o seu tipo de pele, afinal, se ela apresenta oleosidade e você usa um dermocosmético inadequado para esse problema, seu rosto ficará suscetível a cravos e espinhas.

3. Proteção

O uso do filtro solar é essencial para garantir proteção contra os raios solares e evitar o aparecimento de manchas. O produto cuida da saúde da derme e deve ser aplicado todos os dias, faça chuva ou faça sol. “Usar o protetor solar é indispensável, independente da estação do ano”, alerta a dermatologista. 

Leia também (Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele

Ele protege a pele dos raios UVA e UVB, que podem causar danos até nas camadas subcutâneas, provocando o envelhecimento precoce. O FPS 30 é o mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para esse período.

4. Vitamina C

Outra recomendação da dermatologista é o uso tópico da vitamina C, “que é um poderoso antioxidante e um dos mais importantes para a pele”, afirma Lia. Essa vitamina ajuda a proteger o colágeno da derme, diminuir e clarear manchas, além de melhorar a textura cutânea. O ideal é aplicá-la pela manhã, antes do protetor solar.

Leia o artigo (Da imunidade à beleza da pele: veja benefícios da vitamina C)

5. Bons hábitos

E não vale se esquecer de ter bons hábitos de vida, hein! Afinal, dormir pouco, alimentar-se mal, beber pouca água, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso também são vilões da saúde e beleza da derme. Com esses cuidados, é possível garantir uma pele saudável e bonita tanto na primavera quanto no verão. 

Conheça a linha de cuidados com a pele da Pague Menos com os melhores dermocosméticos para todas as necessidades.

Conteúdos relacionados

Referências: Programa Sempre Bem | Dermaclub