Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Hidratação para pele seca: benefícios + passo a passo

Você sabe tudo sobre hidratação para pele seca? Neste post, você confere dicas e um passo a passo desse cuidado.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Hidratação para pele seca: benefícios + passo a passo

A hidratação para pele seca não precisa ser um bicho de sete cabeças: basta que você saiba os truques certos e conte com produtos que combinem com as suas necessidades. Para te ajudar, criamos este post, onde vamos te dar dicas, um passo a passo e, ainda, bater um papo sobre quais itens não podem faltar na sua necessaire. Boa leitura!

Características da pele seca

Se você tem esse tipo de pele, provavelmente já reparou que ela é bastante propensa a descamar ou, então, a ficar avermelhada. Já se perguntou o porquê disso acontecer? É simples: desequilíbrio das glândulas sebáceas.

Leia também: Pele oleosa? Aprenda como lidar com a oleosidade

Quando essas glândulas não conseguem produzir a quantidade de oleosidade necessária, a pele é incapaz de se manter hidratada, perde mais água e torna-se mais frágil, sofrendo com os problemas citados anteriormente: a descamação e vermelhidão.

Outras características desse tipo de pele são os poros poucos visíveis, a pele sem luminosidade e o surgimento de linhas finas e fissuras, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E qual o motivo da pele ser tão seca? Fatores genéticos pesam bastante nessa resposta, além de questões hormonais, como problemas na tireoide ou menopausa.

Junto a isso, temos também os fatores externos, como o clima. Portanto, se você mora em um local bastante frio, seco e com muito vento, ou está exposto excessivamente à luz ultravioleta, provavelmente vai ter uma pele desse tipo. Os hábitos também podem contribuir, e um exemplo deles é o banho de água muito quente.

Benefícios da hidratação para pele seca

Uma pele bem hidratada, além de trazer benefícios estéticos bastante satisfatórios (como firmeza, prevenção de estrias e viçosidade), é sinônimo de saúde, ou seja, ela se torna uma barreira resistente contra microrganismos, tem menos riscos de descamações, coceiras, vermelhidão e irritação.

Mas lembre-se: uma pele hidratada não depende apenas da melhor skincare. Outros fatores como água e uma alimentação rica em frutas e legumes fazem toda a diferença para esse processo.

Hidratação para pele seca
Quer mais dicas de como hidratar a pele? Aposte em uma boa alimentação. 

Como escolher um hidratante para peles secas e outros produtos?

Primeiro, se você tem problemas relacionados à pele seca, é muito importante consultar o seu dermatologista de confiança para investigar essa situação a fundo. Nesses casos, é bem provável que o profissional prescreva fórmulas ou produtos específicos.

Mas se a sua pele for apenas seca e não houver nenhum tipo de problema relacionado a isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que os produtos escolhidos devem ser, de preferência, oil free e a base de água.

O protetor solar, que também deve ser utilizado nos cuidados com a pele (falaremos mais adiante), deve abranger uma série de questões: resistência à água; a proteção de raios UVA (PPD) deve ser, no mínimo, metade do valor do FPS; e, por fim, proteção FPS de 30 ou mais, como indica a sociedade de dermatologistas.

Para o banho, o sabonete líquido hidratante deve ser preferível ao em barra, e específico para peles secas. Opte por versões sem corantes, fragrâncias e álcool.

Como hidratar pele seca: passo a passo

Para a pele do corpo, o ideal é utilizar hidratante toda vez que for tomar banho. Inclusive, alguns produtos têm ativos muito importantes que auxiliam a captar umidade do ar para a pele. Curioso, não é mesmo?

A hidratação após o banho é bastante eficaz, justamente pela pele estar úmida e pelos poros estarem mais abertos e permitirem uma melhor penetração do produto.

Já para o rosto, é importante que a hidratação seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Além disso, sempre escolha produtos próprios para o rosto, pois a pele dessa região é diferente da restante do corpo.

Depois que passar o hidratante de pele seca no rosto ou água termal, finalize com um protetor solar que siga as orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Lembre-se do que dissemos: não adianta ter a melhor rotina de skincare de todas se você não se alimenta corretamente. Pois bem, ingerir porções de frutas diariamente é algo que não pode faltar, já que são ricas em água, vitamina A e C — excelentes antioxidantes.

Em relação à água, ela deve ser sempre consumida — mesmo quando você não tem sede. Por isso, beba, no mínimo, dois litros por dia.

Hidratação da pele no inverno
A água é uma ótima aliada da pele. 

Hidratação de pele no inverno: como fica?

Para quem naturalmente já sofre com a pele seca, não é novidade que a situação se agrava no inverno. Por isso, é crucial que a hidratação seja redobrada. Isso significa que é fundamental consultar o seu dermatologista para que ele possa indicar produtos que reforcem esse cuidado.