Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados com a pele seca - como mantê-la bonita e saudável

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cuidados com a pele seca - como mantê-la bonita e saudável

A pele é o maior órgão do corpo humano e é cheia de especificidades, sabia? Normal, oleosa, mista ou seca, cada tipo de pele tem suas características e exige cuidados próprios. Os cuidados com a pele devem ser parte da nossa preocupação no dia a dia, mas, quando se tem pele seca, é preciso reforçar a atenção.

Quem tem esse tipo de pele deve manter uma rotina de cuidados para amenizar a aparência áspera, irritada e sem viço que ela pode apresentar. Esses sinais não causam envelhecimento precoce, mas devem ser tratados com produtos como protetor solar e creme hidratante, por exemplo, que ajudam a manter a saúde da pele em dia.

Agora, o Sempre Bem te dá todas as informações que servirão como suporte na hora de identificar se sua pele é seca ou só está ressecada, para que você cuide muito bem dela. Confira!

 

A pele seca

A pele seca acontece por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não conseguem produzir a quantidade necessária de oleosidade. Além disso, a genética, as alterações hormonais, o clima e vários outros fatores podem provocar o problema, tanto no corpo quanto no rosto.

Também não dá para ignorar doenças como asma, rinite, bronquite, alergia, psoríase, dermatite atópica e diabetes, por exemplo, que tendem a deixar a derme mais seca.

Para identificar se tem pele seca, é preciso atentar para características e sintomas como aspecto esbranquiçado ou manchas vermelhas, coceira, sensibilidade, falta de luminosidade, descamação, sensação de repuxamento, textura áspera, ardor e até mesmo feridas e rachaduras.

Causas

A principal causa da pele seca é o comprometimento da barreira de proteção da epiderme, também conhecida como manto hidrolipídico.

A barreira de proteção é um tipo de película protetora da derme, e a falta de hidratação nas camadas que a compõem promove os efeitos indesejáveis, como ressecamento e sensibilidade.

 

Pele desidratada

Você já se perguntou se sua pele é seca ou só está desidratada? Se sim, entenda agora um pouco mais sobre isso.

A pele desidratada apresenta características iguais às da pele seca. A falta de viço, o aspecto esbranquiçado, a descamação e manchas vermelhas também podem ocorrer. A grande diferença entre elas é que, enquanto a epiderme desidratada é uma condição temporária, a pele seca é um tipo de derme.

Causas

Na prática, qualquer tipo de pele pode sofrer com sinais de desidratação. E isso pode ser motivado por diferentes fatores que prejudicam a barreira de proteção da epiderme e o microbioma da pele.

O microbioma nada mais é do que um conjunto de micro-organismos formados por fungos e bactérias que vivem no nosso corpo e na epiderme, proporcionando diversos benefícios. Na derme, ele equilibra e pode prevenir doenças como dermatite atópica e psoríase, que deixam a pele seca.

 

Pele ressecada

A pele ressecada é uma condição bastante comum em épocas mais frias, o que pode deixar a derme extremamente seca e causar rachaduras e feridas. Esse tipo de problema costuma acontecer principalmente nas regiões do corpo onde temos menor quantidade de glândulas sebáceas, como calcanhar, cotovelo, joelho e perna. Manter a pele hidratada é essencial para evitar tais reações.

Causas

Há vários fatores que podem ocasionar o ressecamento da pele. Atitudes como beber pouca água diariamente, tomar banhos muito quentes, expor-se ao vento e climas frios e a exposição solar vão influenciar diretamente na hidratação da pele.

Além disso, tratamentos estéticos, sabonetes adstringentes, medicamentos para acne, a água do mar ou o cloro da piscina e a utilização de produtos de limpeza também impactam a saúde da pele e podem, sim, provocar ressecamento.

 

Como tratar a pele seca

Quando falamos de pele seca, a palavra de ordem para tratar é hidratação! E isso pode acontecer de diversas formas, desde a atenção com a quantidade de líquido ingerido por dia até o uso de produtos cosméticos específicos. Os dermocosméticos para esse tipo de derme vão favorecer o equilíbrio e o fortalecimento da barreira de proteção da pele, mantendo-a hidratada por mais tempo. 

Lembra que banhos muito quentes também ressecam a pele? Pois é! Isso significa que é importante evitá-los e não cometer outros erros na hora da higiene pessoal. Esfoliar em excesso, usar sabonete em barra direto na pele e se enxugar esfregando a toalha são verdadeiros vilões para a saúde da pele seca.

Não deixe de conferir os cuidados com a pele à noite, no artigo (Rotina noturna de beleza)

Ativos de hidratação

Na hora de escolher seus produtos, escolha os que contêm ativos com efeito regenerador.

Ceramida - faz parte da estrutura da pele e se apresenta em menores quantidades na pele seca. É responsável por preservar a hidratação e proteger a cútis.

Glicerina - suas propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes ajudam na absorção da água na pele, oferecendo hidratação e maciez.

Pantenol - também conhecido como pró-vitamina B5, este ativo converte-se em ácido pantotênico - substância natural da pele e do cabelo - quando é aplicado de modo tópico. Logo, ele é um excelente hidratante que restaura a barreira da pele.

Vitamina B3 - chamada também de niacinamida, esta vitamina promove equilíbrio na produção de sebo pela derme e aumenta a produção de ceramidas, o que garante mais hidratação para a pele seca.

Vitamina E - com propriedades antioxidantes, a vitamina E ajuda na proteção solar, reduz rugas e linhas de expressão e age contra os efeitos do frio e do calor na pele. Resultado: hidrata peles ressecadas e reduz os efeitos da sensibilidade da derme.

Manteiga de karité - eis um ativo que só tem a acrescentar à saúde e beleza da pele! A manteiga de karité age como um filtro solar natural e ainda protege contra as agressões externas provocadas pelo vento, frio, cloro da piscina e água do mar.

Ácido hialurônico - a função do ácido hialurônico na pele é preencher o espaço entre as células, mantendo a elasticidade e a hidratação. Claro que você não vai deixar faltar, né!

 

Rotina de cuidados com a pele seca

Se sua pele não é do tipo seca, mas está com sinais de desidratação, é importante não deixar de lado os cuidados. Aposte em hidratantes potentes, mas leves, e escolha os que têm ácido hialurônico na fórmula. Se o seu caso é ressecamento em áreas específicas do corpo, os bálsamos de rápida absorção, que têm o pantenol como ativo, são a melhor opção.

Saiba muito mais sobre os produtos ideais para cada tipo de pele no artigo (Higiene do rosto)

Pele do rosto

A pele do rosto precisa de muita atenção para não ficar sem aquela luminosidade de derme bem-cuidada. Portanto, aposte em um hidratante diário eficaz, de preferência os que contêm vitamina B3 e ceramidas.

Passo a passo

Faça a limpeza do rosto utilizando água micelar pela manhã e à noite;Lave preferencialmente com um creme de limpeza facial suave;Enxugue o rosto apenas encostando a toalha e deixando que ela absorva a água;Aplique hidratante específico e de absorção rápida;Use protetor solar; eBorrife água termal ao longo do dia.

Conheça todos os benefícios da água termal e da água micelar neste artigo incrível e cheio de dicas (Água micelar x água termal - como elas ajudam a pele?)

Pele do corpo

Na pele do corpo também devem ser aplicados produtos que intensifiquem a hidratação. O ideal é optar por loções com manteiga de karité, ureia e outros produtos que promovem hidratação prolongada.

Passo a passo

Use sabonete líquido hidratante na hora do banho;Enxugue o corpo de modo que a pele fique um pouco úmida;Coloque o hidratante imediatamente para potencializar a absorção; eReforce a hidratação nas regiões mais ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos.

Conheça toda a linha de dermocosméticos disponível nas farmácias Pague Menos para cuidar melhor da beleza e da saúde da sua pele.

Assuntos relacionados

Como escolher protetor solar para pele oleosa

Itens indispensáveis para limpar a pele diariamente

Normal, seca, oleosa ou mista?

Fonte: DermaClub | Minha Vida