Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Proteção solar: tipos de protetores e como usar!

Produtos de proteção solar ajudam a evitar problemas como envelhecimento precoce e câncer de pele. Confira diferença entre os protetores solares e como usar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Proteção solar: tipos de protetores e como usar!

Cuidado indispensável! Usar um produto de proteção solar é fundamental dentro e fora de casa, mas isso você já sabe, não é? Agora a pergunta é: como escolher o produto certo para as suas necessidades?

"Os protetores solares estão cada vez mais sofisticados e personalizados. Para escolher o ideal para cada tipo de pele, é preciso levar em consideração vários fatores, e não apenas o FPS. Peles oleosas requerem filtros com toque seco ou aveludado

Peles secas fiquem melhor com protetores de veículo loção ou creme. Filtros solares infantis são mais resistentes à água e ao suor. Nesse meio, há diversas outras apresentações: séruns, duocakes, pós, stickers", pontua a dermatologista Viviane Vasconcelos.

Diferenças entre protetores solares físicos e químicos

Entre os tipos de produtos para proteção solar existentes, estão os físicos e químicos, cada um atua de uma forma diferente.

Protetores solares físicos

Os protetores solares físicos, também chamados de inorgânicos, são compostos por minerais que se fixam na pele. Por exemplo, o óxido de zinco e o dióxido de titânio.

Assim, como não são absorvidos pela pele, são bastante indicados para gestantes, crianças e pessoas alérgicas. 

Protetores solares químicos

São produtos de proteção solar com moléculas que absorvem a radiação ultravioleta. Dessa maneira, ele promove a proteção química da região, a qual foi aplicado.

Portanto, atuante contra os raios UVA e UVB, que vamos explicar detalhadamente mais adiante, esse tipo de produto deve ser aplicado com frequência, especialmente quando houver exposição ao sol.

Outros tipos de protetores solares

Além desses produtos de proteção solar, há outros tipos bem importantes para você conhecer:

Protetor solar com cor

Os protetores com cor também protegem contra a luz visível, provocada pelos equipamentos eletrônicos, como computadores, televisores, celulares e as lâmpadas de casa. Esses são recomendados, principalmente, para quem tem manchas na pele.

Desse modo, esse produto de proteção solar é uma ótima opção para aqueles dias em que não queremos nos maquiar e nem estar com a cara lavada. Já que além de proteger a pele, ainda dá um efeito de base e uniformiza o tom da pele.

Protetor solar com hidratante

Bastante indicado para peles secas, promove a proteção solar ao mesmo tempo em que mantém a hidratação da região aplicada.

Protetor solar antirrugas e anti-idade

Esse produto de proteção solar conta com substâncias antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento enquanto protege da ação do sol. 

Protetor labial

Os lábios também precisam desse cuidado. O sol pode ressecar a boca, causar queimaduras, fissuras e também é um risco para o câncer de pele. 

Lembre-se de usar um protetor labial ou batom, hidratantes ou lip balm que tenham proteção solar. Dessa forma, o uso constante do protetor labial também age como uma proteção a mais para os lábios.

Principais texturas e princípios ativos dos protetores

Os protetores solares também se diferem pela textura. Escolher o certo para o seu tipo de pele ajuda a proteger e deixá-la ainda mais bonita e saudável. 

cremoso: o mais comum entre os protetores solares, são mais consistentes e ajudam a hidratar, por isso, costumam ser indicados para peles secas;
sérum: tem textura líquida, o que colabora para uma absorção mais rápida;
mousse: tem toque aveludado e efeito primer, portanto, ajuda a amenizar pequenas imperfeições da pele, especialmente do rosto;
oil free: por serem produtos de proteção solar que não têm óleo na sua composição, são ideais para quem tem pele oleosa;
aerogel: também tem uma textura que ajuda a controlar a oleosidade da pele, dando a sensação de pele mais seca.Seja como for, o uso de produtos de proteção solar é indispensável o tempo todo.

Alguns ativos importantes na composição do protetor solar

Os princípios ativos também interferem no resultado e no cuidado com a sua pele. 

Por isso, na hora de escolher um produto para proteção solar da sua pele, confira se há algum componente na fórmula que potencializa a sua ação: 

ácido hialurônico: ação hidratante e rejuvenescedora;
vitamina C: Ação clareadora, estimula o colágeno e é antioxidante;
polipodium leucotomus: estimula a imunidade da pele;
óxido de ferro: confere cor de base aos protetores, sendo fundamental para proteger a pele da luz azul.

Como usar produtos de proteção solar corretamente

Os produtos de proteção solar devem ser usados diariamente, e não apenas quando você vai se expor diretamente ao sol, como em dias de praia ou piscina. Mesmo para quem trabalha em escritório, o protetor solar ajuda a proteger a pele contra a ação nociva das luzes dos equipamentos eletrônicos.

Assim, a maneira correta de usar esse tipo de produto é diariamente. Porém, é bem importante que você faça um teste antes de usar, a fim de verificar possíveis reações alérgicas.

Somado a isso, para que a proteção solar aconteça da maneira correta, é indicado: 

aplicar o produto com a pele seca, pelo menos 15 minutos antes de ser expor ao sol ou equipamentos que emitem luzes
se tiver contato com a água, reaplicar o produto a cada duas horas;
espalhar o protetor solar por igual em todo o corpo, incluindo extremidades como orelhas e pés, principalmente em situações de exposição extremas ao sol.

O que você precisa saber sobre proteção solar contra os raios UVA e UVB

Existem dois tipos de raios ultravioleta: os UVA e UVB

Os primeiros são os que bronzeiam, causam manchas e rugas, já os segundos são responsáveis pela vermelhidão, além de aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, escolher um produto que promova a proteção solar contra os dois é fundamental.

Assim como afirma a dermatologista: 

"Na hora de escolher o FPS, é importante entender que esse é um número que indica somente o grau de proteção solar contra os raios ultravioleta B, responsáveis pelo câncer de pele, e que têm maior incidência entre 10 e 16 horas. Quanto maior esse número, menor a necessidade de reaplicar o protetor, e geralmente, mais fina a camada do produto necessária".

Além disso, o mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o FPS 30. e a proteção solar contra os raios UVA é medida pelo PPD (Persistent Pigment Darkness), responsável pelo bronzeamento da pele e pelos danos ao colágeno. 

Curiosidades sobre proteção solar e os efeitos do sol

1. O sol melhora as espinhas?

Devido à ação anti-inflamatória do sol é comum sentir uma melhora discreta na aparência das espinhas. O efeito é gradativo depois de alguns dias de exposição

No entanto, se o caso for de cravos e acnes severas, muito inflamadas, o sol não ajuda, e pode até agravar. Portanto, o alerta é usar o filtro solar e não descuidar da proteção em horários em que os raios solares estão mais fortes.

2. Piscina e mar deixam o cabelo esverdeado?

Todo mundo que já clareou o cabelo e foi para a piscina já notou a alteração na cor das madeixas. 

Como as mechas deixam os fios mais fragilizados e com as cutículas abertas, as substâncias como cloro e sulfato de cobre, presentes na água da piscina, acabam penetrando no cabelo e alterando drasticamente a cor da tintura

Para evitar esse transtorno, espere duas semanas para se jogar na piscina e atente-se para lavar o cabelo com água corrente, assim que sair da água e aplicar um leave-in. Contudo, a água do mar, apesar de causar o efeito de ressecamento nos fios, não altera a cor.

3. Comer cenoura ajuda a ganhar uma cor mais dourada?

Os alimentos alaranjados são ricos em betacaroteno, que ajuda a combater os radicais livres. O que o torna extremamente eficaz para combater o envelhecimento precoce e preservar o colágeno da pele. 

Dessa forma, com a ingestão do nutriente, a pele também fica com um leve bronzeado, pois favorece a produção de melanina. Já que o betacaroteno tem ação regeneradora e antioxidante, aumentando as defesas contra a radiação solar. Portanto, foque em cenoura, abóbora e batata-doce. 

Ademais, se quiser turbinar o bronzeado, aumente a ingestão desses alimentos pelo menos 15 dias antes da exposição solar.

4. Usar perfume na praia mancha a pele?

Usar perfume na praia não é recomendado. Além de causar manchas, uma vez que a fragrância pode conter substâncias sensíveis à luz que, assim como o limão, podem causar alterações na cor da pele, é possível ocorrerem queimaduras e alergias. 

Isso ocorre devido às substâncias fototóxicas, quando expostas à radiação solar intensa, danificarem a pele e o álcool presente no perfume, ainda pode ser um gatilho para o surgimento de alergias.

5. Como fazer o bronzeado durar?

A hidratação é fundamental para manter o bronze do verão. Com a pele hidratada, há uma camada de proteção que ameniza as agressões sofridas pelos raios UV. É esse escudo que evitará que o bronzeado saia com a descamação da pele

Por essa razão, nos cuidados pós-sol, o ato de hidratar é fundamental para criar uma película que manterá a hidratação natural.

6. Água termal deve ser usada antes e depois de pegar sol?

A alta concentração de minerais naturalmente presentes na água termal garante a hidratação. Assim, leve o produto para a praia e borrife no rosto e no corpo de vez em quando. 

Caso tenha ficado muito tempo exposto ao sol, no pós-banho, antes do hidratante corporal ou facial, aplique a água para aliviar a vermelhidão e a sensação de ardência. Logo, está liberada para usar quantas vezes quiser ao longo do dia!

Proteção solar sob medida para você! Pague Menos Manipulação

Investir em produtos de proteção solar multifuncionais é uma ótima opção para cuidar bem da sua pele. Principalmente, quando falamos de adequá-los à sua necessidade, deixando a sua rotina mais prática. 

Por isso, se você quer um protetor sob medida, é possível manipular e unir no mesmo produto proteção e tratamento. Nas Farmácias de Manipulação da Pague Menos, você pode solicitar o seu protetor manipulado com todos os benefícios e fórmulas exclusivas. Venha conhecer!