Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ácido hialurônico: conheça as funções do queridinho do momento

O ácido hialurônico ajuda a combater o envelhecimento precoce, diminuir rugas e marcas de expressão. Confira como usar esse poderoso ativo!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Ácido hialurônico: conheça as funções do queridinho do momento

Buscando soluções para deixar a sua pele com uma aparência mais jovem, bonita e saudável? O Ácido hialurônico pode ajudar você

Esse ativo ganhou fama, é cada dia mais utilizado e não é para menos! Esse ácido deixa a pele mais hidratada, combate a flacidez, ajuda a suavizar rugas, previne o envelhecimento precoce, além de dar mais viço e elasticidade

O melhor é que por ser uma substância produzida naturalmente pelo organismo, seu uso por meio de dermocosméticos ou mesmo aplicações tem poucas chances de rejeição, ou outros efeitos adversos

Confira agora, tudo sobre o ácido hialurônico e como ele pode ajudar nos cuidados com a sua pele.

O que é ácido hialurônico e qual a sua função?

É um ativo natural fabricado pelo nosso organismo. No entanto, sua produção diminui ao longo da vida, por isso há a necessidade de repor.

Ele é uma molécula de açúcar que tem a função de atrair água. Em uma das suas aplicações, ele trabalha como um lubrificante, absorvendo atritos nas partes móveis do corpo humano, a exemplo das articulações.

E justamente por ser capaz de reter grandes quantidades de água, esse ativo também tem propriedade hidratante. Além disso, é um estimulante para a fabricação de colágeno.

Por todas essas características ele é tão utilizado para preenchimento, redução de rugas e linhas de expressão, e ainda, para deixar a pele mais firme, hidratada e viçosa.

Como o ácido hialurônico pode ser utilizado?

A queda na produção dele costuma acontecer por volta dos 25 anos. A partir dessa idade, já é possível notar os primeiros sinais de marcas de expressão e rugas, o que é perfeitamente normal em todas as pessoas.

Como o organismo tende a não voltar a fabricar a quantidade inicial de ácido hialurônico, a opção para deixar a pele firme novamente é utilizando recursos externos.

Confira alguns exemplos desses recursos:

Dermocosméticos

Dermocosméticos são produtos que têm como objetivo promover o cuidado com a pele.

Suas bases de fabricação são substâncias e ativos que ajudam em diversas questões, tais como redução da flacidez, diminuição de manchas na pele, entre outras.

Portanto, o ácido é um ativo bastante utilizado para a fabricação de dermocosméticos. Como mencionado anteriormente, o seu uso ajuda a:

combater rugas;
suavizar ou eliminar linhas de expressão;
diminuir a flacidez da pele;
aumentar o volume de regiões como bochechas e lábios;
corrigir cicatrizes, como as provocadas por acnes;
suavizar olheiras; melhorar a elasticidade;
promover a hidratação. 

Nos dermocosméticos, ele pode ser encontrado em diferentes formatos, tais como cremes, gloss e séruns.

Por isso, o uso de produtos à base dele é bastante indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos. Aplicado diretamente na pele, tem melhores resultados quando utilizado para prevenir o envelhecimento precoce e surgimento de rugas.

Ainda dentro desse conceito dos dermocosméticos, você pode conseguir um efeito de instantâneo de preenchimento labial sem ter que enfrentar as agulhas. O gloss labial com ácido hialurônico é similar a um batom. Esse produto nutre e hidrata os lábios e, ao mesmo tempo, dá um efeito de preenchimento e aumento da região.

Aplicações

A versão injetável do ácido hialurônico consiste em gel à base de glicosaminoglicanas. Ele é bastante utilizado para preencher áreas nas quais os vincos da pele estão mais evidentes.

Aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico, o ácido hialurônico injetável pode ser usado para preenchimento de rugas, marcas de expressão e sulcos das seguintes áreas:

ao redor dos olhos;
lábios;
sulcos nasogeniano (bigode chinês);
testa;
cicatrizes de acne. 

As aplicações também podem ser usadas com o objetivo de dar volume aos lábios e bochechas, minimizar olheiras, dar sustentação e definir estruturas faciais. Os resultados dele injetável aparecem imediatamente após a aplicação, e costumam durar de 6 meses a 2 anos.

Essa variação de tempo depende do organismo de cada pessoa, bem como da quantidade de substância que foi aplicada, profundidade e quantidade de linhas que foram preenchidas.

Cápsulas

O consumo de cápsulas ou comprimidos de ácido hialurônico é uma maneira de repor esse ativo de dentro para fora.

Vale lembrar que esse recurso só deve ser utilizado mediante prescrição e orientação de um dermatologista, especialmente porque também pode ser usado para problemas nos ossos e nos olhos.

Nesse formato, o ativo ajuda a reparar os tecidos cutâneos e a dar mais elasticidade à pele, por isso, tem bastante impacto em tratamentos antienvelhecimento.

De modo geral, as cápsulas ou comprimidos devem ser ingeridos logo após a refeição. O tempo de utilização do medicamento não costuma ser superior a 3 meses.

Quais cuidados você deve ter ao utilizar o ácido hialurônico?

Como dito, esse ácido é um ativo fabricado naturalmente pelo nosso organismo. Por isso, mesmo quando utilizado em dermocosméticos, aplicações ou comprimidos, costuma ter baixos índices de rejeição.

No entanto, é muito importante tomar alguns cuidados quanto ao seu uso. A versão injetável, por exemplo, quando em quantidade fora da considerada ideal, pode causar vermelhidão e coceira na região.

Confira outras importantes orientações quanto ao uso desse ativo:

a aplicação do ácido hialurônico injetável só deve ser feito por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos;
grávidas só devem usar o ativo com orientação médica, ainda que seja em forma de cremes ou séruns;
evitar a exposição ao sol após utilizar a versão injetável do ativo;
sempre use protetor solar, em caso de utilizar cremes ou séruns à base dele.

Onde encontrar produtos com ácido hialurônico?

Entre as grandes vantagens de usar o ácido hialurônico como aliado para o cuidado com a pele, é que ele pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, desde que tenha indicação para o uso.

Ou seja, se você está percebendo as primeiras linhas de expressão agora, esse ativo ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Assim, vai contribuir para que novos sulcos não surjam, ou para que demorem mais tempo para aparecer.

Mas se, porventura, já tiver algumas marcas mais expressivas, sem problemas também! Nesse caso, ele vai ajudar a suavizar as linhas graças ao seu efeito de preenchimento, além de aumentar a firmeza e hidratação da sua pele.

Outra boa notícia quanto esse ativo, é que você pode utilizar a versão manipulada. Isso quer dizer que um dermocosmético, ou mesmo um medicamento com esse ativo, será fabricado especialmente para você, considerando as suas necessidades.

Na rede de farmácias Pague Menos você encontra cremes faciais, gloss labial e diversas outras versões de produtos com o ácido hialurônico como princípio ativo.

Além disso, na nossa farmácia de manipulação também são fabricados dermocosméticos. Acesse o site da Pague Menos, conheça a farmácia de manipulação e confira como solicitar fórmulas exclusivas para você!