Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele, muito além da idade... Cuidados aliados da beleza

Não tem jeito, a pele envelhece ano a ano. O que fazer?

Retinol, ácido hialurônico, vitamina C e outros ativos podem ajudar


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pele, muito além da idade... Cuidados aliados da beleza

Com o passar do tempo, chegam também as alterações da pele vindas com o envelhecimento natural. E para manter a cútis bem cuidada, é fundamental uma boa rotina de beleza.

Como cada pele é única, você já sabe que é importantíssima a orientação de um profissional especializado, né? A nossa convidada para esse assunto é a dermatologista Renata Bertino, do Rio de Janeiro.

Cada fase da vida tem seu devido valor e a nossa pele merece uma atenção especial em cada etapa dessa, por isso preparamos um dossiê de cuidados que precisamos ter.

Vamos começar pelos famosos vinte e poucos anos...

20 anos

Aos vinte anos, a nossa pele está no auge da beleza e da saúde. A renovação celular está em dia, as fibras elásticas e o colágeno também, mas, por incrível que pareça, é nessa fase que começam os primeiros sinais de envelhecimento da pele. "Os radicais livres, que se formam no organismo, danificam a saúde das células, o que na pele se traduz em falta de luminosidade, ressecamento, manchas e até rugas", destaca a dermatologista. Com as alterações hormonais, é comum que a acne também apareça aqui. Nessa idade, a gente busca muito ir à praia e estar bronzeada, e é justamente aí que mora o perigo! Um descuido pode resultar em danos futuros, manchas, principalmente. Então, atenção, hein, gente... É hora de se cuidar!

Filtro solar sempre! Mesmo em dias nublados e dentro de casa. A luz artificial danifica! Estar à frente do computador ou celular pode parecer inofensivo, mas contribui para os danos da pele.

Olha o alerta! A radiação solar é responsável por mais de noventa por cento das rugas.

Fica a dica!

Limpeza, hidratação e nutrição

Nunca durma de maquiagem

Produtos com textura leve, séruns e géis

Produtos hidratantes com ácido hialurônico e antioxidantes, como vitaminas C e E

Em caso de acne, use ácido salicílico

30 anos

O famoso "trintou" chega cheio de energia, mas traz suas consequências. Aqui, de fato, a pele começa a envelhecer. "A produção natural de algumas substâncias essenciais para a aparência e o tônus da pele começa a se reduzir, como o colágeno e o ácido hialurônico, assim começam a aparecer rugas e linhas de expressão" e as temidas ruguinhas ao redor dos olhos.

Fica a dica!

Filtro solar

Ácido retinoico com ativos regeneradores

Ácido glicólico melhora a qualidade do colágeno e a renovação celular

Ácido tranexâmico uniformiza o tom e o clareamento de manchas

De repente 40

A partir dessa idade, a flacidez aumenta e as marcas de expressão começam a ficar mais evidentes, principalmente se você chegou até aqui sem tanta preocupação com o protetor solar. Hidratação é fundamental nessa fase, use pelo menos duas vezes ao dia! Nessa fase, a atenção especial vai para a região dos olhos, que costuma ter mais rugas aparentes. Para quem tem pele oleosa, a pedida são os produtos leves, como séruns e géis. Os creme antirrugas são superindicados. Além de ajudarem a diminuir as marcas de expressão, removem as manchas e ainda estimulam a produção de colágeno. "Capriche na hidratação do pescoço e do colo. O ressecamento típico da idade atinge também essas áreas", reforça Renata.

Fica a dica!

Filtro solar

Produtos hidratantes à base de ácido hialurônico

Colágeno

Ácido retinoico

Antioxidantes

Vitamina C

50 anos ou mais

Nessa fase, a pele fica mais fina e sensível por causa da perda da elasticidade. As alterações hormonais deixam a pele mais desidratada e com hiperpigmentação. "Para quem já tinha o hábito de cuidar da pele ao longo da vida, a dica é continuar investindo na hidratação, nos produtos anti-idade e na proteção solar. Mas, se você não mantinha um ritual de beleza, os hidratantes devem ser em creme ou loção cremosa, de preferência associados a substâncias que tratem as principais necessidades, como agentes tensores, antioxidantes e clareadores", destaca a dermatologista.

Fica a dica!

Filtro solar com antioxidante

Cremes hidratantes

Colágeno

Ácido retinoico

Ácido kójico

Ácido glicólico

Ácido tranexâmico

Ácido hialurônico

Antioxidantes

Vitamina C e E

Agentes tensores, como DMAE e tensine

ABUSE DA ÁGUA TERMAL - ELA TEM ALTA CONCENTRAÇÃO DE ANTIOXIDANTES E MINERAIS QUE ACALMAM, SUAVIZAM E HIDRATAM A PELE.

O Botox está sendo procurado cada vez mais cedo. O procedimento paralisa a musculatura e previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão futuras. O procedimento é muito procurado a partir dos trinta anos de idade como forma preventiva, evitando vincos mais profundos na pele.

Fonte: Renata Bertino - Dermatologista