Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele

Entenda a importância da rotina de cuidados com a pele e confira alguns hábitos que fazem mal à derme.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele

Limpeza, hidratação, esfoliação... A rotina de cuidados é indispensável para manter a saúde e beleza da pele, mas existem alguns hábitos que fazem mal à derme e muita gente nem sabe. São erros que podem acarretar problemas cutâneos, como manchas, flacidez e até o aparecimento de rugas.

Para evitar tais prejuízos, o Sempre Bem apontou os principais erros cometidos no cotidiano para você evitar e cuidar muito bem da sua cútis. 

Dormir com maquiagem

Depois de um dia cheio de atividades, é mais do que natural chegar em casa supercansada e deixar os cuidados para depois. O problema é que, ao dormir sem tirar a maquiagem, os poros ficam obstruídos, aumentando a chance de desenvolver sensibilidade e alergias na pele, principalmente na região dos olhos. 

 Lembre que, assim como nós, a pele também precisa respirar para manter a saúde em dia. Portanto, antes de dormir, use lencinhos demaquilantes e água micelar até retirar toda a make. Nada de boicotar sua rotina de beleza, hein! 

Tomar banhos muito quentes

A temperatura da água pode ser prejudicial à saúde da pele | Foto: iStock

 

O banho é aquele momento perfeito para higienizar o corpo e repor as energias, mas a temperatura da água pode ser prejudicial à saúde da pele. Isso porque a derme tem uma oleosidade natural que a protege de infecções e irritações. 

Quando a água do banho é quente demais, ela resseca a cútis, deixando-a sujeita às ações do ambiente externo. O ideal é apostar em banho morno, até 37 °C. Além disso, evite os banhos muito demorados, pois eles podem promover a perda da camada de defesa da pele.

Não limpar bem a pele

Pode parecer óbvio, mas limpar bem a pele é algo que deve ser feito diariamente. Durante o dia, ficamos expostas a diversas impurezas, por isso, uma limpeza profunda é sempre necessária. Outro cuidado que não deve ser esquecido é a esfoliação uma vez por semana: ela retira as células mortas, estimula a circulação e renova a derme.

Leia também o artigo (Água micelar x Água termal: como elas ajudam a pele?)

Não usar produtos específicos

Na hora de cuidar da derme, usar produtos específicos é essencial. Não use o mesmo sabonete para a higiene do rosto e do corpo, pois a pele tem características diferentes de acordo com a região. A cútis da face é mais fina e sensível, por isso é importante investir em um sabonete facial.

O mercado dispõe de sabonetes líquidos, em barra e em mousse e cada um deles tem suas indicações a depender da composição da fórmula. Conheça as principais características:

Sabonetes líquidos: possuem um PH mais parecido com o da pele, portanto, proporcionam uma limpeza mais suave. 

Sabonetes em barra: costumam ter um pH mais alto, ou seja, são mais alcalinos. Essa característica permite que removam os resíduos de forma profunda. 

Sabonetes em mousse: são indicados para uma limpeza profunda e suave da pele, e para remover a maquiagem.

Não atentar para o seu tipo de pele

O ideal é limpar, tonificar e hidratar a derme, mas, como já foi dito, cada tipo de pele tem suas particularidades, que devem ser levadas em conta. Água termal, hidratantes, séruns, entre outros, são mais que indicados para uso diário.

Identifique se sua pele é seca, mista ou oleosa antes de comprar seus itens de beleza e utilize apenas os que se adaptam a você. O motivo é simples: um cosmético impróprio pode causar o aparecimento de acnes, manchas, além de irritar e dilatar os poros.

Confira também o artigo (Cuidados com a pele seca: como mantê-la bonita e saudável)

Não proteger a pele

Não usar protetor solar pode causar diversos problemas, desde envelhecimento precoce a câncer de pele | Foto: iStock

 

A exposição aos raios solares (UVA e UVB) sem proteção pode trazer diferentes prejuízos à saúde cutânea. Enquanto os raios UVA provocam manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele, os raios UVB causam queimaduras, vermelhidão e podem fazer surgir cicatrizes. Usar protetor solar é a melhor maneira de prevenir esses problemas.

Outro erro muito comum é abrir mão desse cuidado em dias frios e em ambientes internos. Durante o inverno, os raios UV continuam atuando, portanto não deixe de usar o filtro solar. O mesmo vale para recintos iluminados artificialmente, esse tipo de luz também causa manchas na cútis. 

Confira também esse #FicaADica incrível (Protetor solar ideal para o seu tipo de pele)

Bronzear

O Brasil é um país imenso e há locais em que a radiação solar é maior e mais prejudicial. Portanto, na hora de tomar sol na praia ou na piscina, esquecer-se de aplicar um protetor solar de fator alto pode ser um erro perigoso para a saúde da pele. Se estiver há algum tempo sem se expor ao sol, aposte em um filtro solar com FPS 30, no mínimo.

Não se lembrar de proteger os olhos

A área dos olhos é bem delicada e também precisa de cuidados. Como tem uma derme mais fina, costuma perder a elasticidade mais rapidamente, sendo a primeira a dar sinais de envelhecimento. Para prevenir linhas finas e rugas nessa região, a dica é não sair na rua sem óculos escuros com proteção UV. 

Os produtos anti-idade também são bem-vindos para preservar a saúde e beleza da área dos olhos. Inclua-os na sua lista de cuidados!

Espremer cravos e espinhas

Se tem uma coisa que quase ninguém resiste é dar aquela cutucada em cravos e espinhas assim que os vê aparecer. Acontece que esse mau hábito dá espaço para infecções que podem causar manchas e cicatrizes permanentes na pele. O ideal é buscar ajuda de um dermatologista para saber o que está causando o problema e fazer um tratamento adequado.

Não cuidar dos pincéis de maquiagem

Pincéis acumulam fungos e bactérias que vão direto para o rosto | Foto: iStock

 

Os pincéis são maravilhosos na hora da aplicação da maquiagem, porém também precisam de limpeza periódica para não prejudicar a saúde da pele. Sim, eles acumulam fungos e bactérias que vão direto para o rosto. O ideal é fazer uma limpeza a cada quinze dias com shampoo de bebê para proteger a cútis. Essa atenção ainda aumenta a durabilidade dos seus pincéis.

Outros cuidados que podem ajudar

Não esqueça a vitamina C. Ela combate os radicais livres e ativa a produção de colágeno.Beba bastante água. Hidratar as células do corpo é importante para a saúde como um todo.Cultive hábitos saudáveis. Uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular proporcionam o bom funcionamento do organismo de maneira geral.Não fume. A nicotina prejudica a circulação sanguínea e o acesso dos nutrientes às camadas cutâneas. Pra piorar, ela ainda reduz a produção de colágeno, o que propicia a flacidez e o aparecimento de rugas. Evite o excesso de álcool. Ele também afeta a produção de colágeno e a circulação. Além disso, ainda dificulta a cicatrização de cravos e espinhas.

Não deixe de conhecer as linhas de dermocosméticos e de proteção solar nas Farmácias Pague Menos.

Assuntos relacionados

Como escolher protetor solar para pele oleosaPele muito além da idade. Cuidados aliados da beleza Como manter a pele negra linda e saudável

Fonte: M de Mulher | Revista Claudia