Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

8 Mitos e Verdades sobre o protetor solar

Ele previne o envelhecimento cutâneo e até câncer de pele. Descubra quais os mitos e verdades sobre o protetor solar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
8 Mitos e Verdades sobre o protetor solar

Por: Ladinne Campi

Sabe aquele item que não pode faltar no nécessaire, faça chuva ou faça sol? Não é à toa que o protetor solar é queridinho de 10 entre 10 dermatologistas... Pudera! Ele protege dos raios solares, minimiza o envelhecimento cutâneo, previne câncer de pele e evita manchas.

Mesmo com tantos benefícios, o protetor solar ainda é subutilizado. Estima-se que 70% dos brasileiros não aplicam o produto diariamente. Dentre os principais motivos, está a falta de informação e os mitos que existem por trás do assunto.

1. Filtro solar com cor tem a mesma eficácia do que o comum.

MITO: O protetor com cor também auxilia na prevenção da luz artificial ou luz visível, presente em celulares, computadores, televisão e lâmpadas em geral.

2. Maquiagem com proteção dispensa o uso do protetor solar.

MITO: Geralmente, o FPS destes produtos é baixo e dificilmente são aplicados na quantidade ideal. Nunca dispense o uso do protetor solar antes da maquiagem, combinado?!

3. Protetor solar físico e químico são iguais.

MITO: Os protetores solares físicos e químicos atuam de maneira diferente e têm especificidades na composição e proteção. Entenda a diferença aqui.

4. Quanto maior o FPS, maior a proteção.

VERDADE: Mas esta proteção está relacionada ao tempo, e não ao percentual da proteção. Quanto maior o FPS, mais tempo a pele estará protegida.

5. Com o protetor solar, posso me expor ao sol livremente.

MITO: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as pessoas que se expõem ao sol frequente e excessivamente compõem o grupo de risco de contrair câncer de pele. Antes das 10h e depois das 16h são os horários mais seguros.

6. Protetor solar não tem efeito em dias chuvosos.

MITO: Os raios UVA e UVB estão presentes durante o dia, mesmo que o sol não apareça. Por isso, seu uso deve ser diário.

7. Protetor solar também é um item de skincare.

VERDADE: De forma simples, este é o melhor antirrugas que existe! O uso frequente do protetor solar forma uma barreira de proteção na pele, minimizando o envelhecimento precoce. Uma boa dica é investir em produtos com ação antioxidante. Felizmente, não faltam opções no mercado!

8. A acne pode ser um efeito colateral do protetor solar.

MITO: A escolha do produto deve atender, principalmente, o tipo de pele, seja seca, oleosa ou mista. Se você sofre com pele acneica, invista em produtos oil free ou toque seco.

Agora que não restam dúvidas sobre os benefícios e eficácia deste item, basta escolher o que o que atende as necessidades da sua pele e fazer dele, o seu aliado nos quesitos saúde e beleza.