Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele com acne: cuidados essenciais para saúde e beleza

Uma pele com acne causa desconforto, afetando a autoestima e até mesmo a saúde, por isso é importante saber mais sobre o assunto e os tratamentos mais adequados.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pele com acne: cuidados essenciais para saúde e beleza

Se tem uma coisa que incomoda muita gente são as chamadas espinhas, principalmente quando elas aparecem de surpresa, antes daquele compromisso importante. Embora seja mais comum na adolescência, a pele com acne também afeta adultos. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados para manter a saúde e beleza da derme.

A primeira coisa a fazer quando se tem pele acneica é buscar ajuda de um dermatologista. Essas lesões afetam rosto, tórax, costas, ombros e até braços, causando impacto na autoestima de pessoas de ambos os sexos. Tratar delas leva um tempo e, além da orientação de um especialista, é necessário muita disciplina com a rotina de cuidados em casa.

Sabendo disso, preparamos este artigo com dicas incríveis para você turbinar sua rotina de cuidados com a derme e evitar as temidas acnes. Confira!

O que é a acne?

A acne é uma dermatose (ou lesão) causada por uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade favorece o acúmulo de sujeira que obstrui os poros e ocasiona a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, comumente chamados de cravos, e espinhas, as erupções cutâneas.

Essa inflamação na derme pode ter incidência mais leve e superficial, e chegar a camadas mais profundas, deixando marcas na pele.

Quais os tipos de acne?

Existem 7 tipos de acne, separadas por grau e outros fatores, sendo cada uma delas originária de situações diferentes. Veja!

Acne grau 1: não inflamatória ou comedônica

A mais comum das acnes é aquela que se manifesta na puberdade, por volta dos 15 anos. São pequenas e costumam surgir na testa, nariz, bochecha. Como estão relacionadas à alteração dos hormônios, não há presença de pus, uma vez que afetam as glândulas sebáceas e entopem os folículos pilosos.

O tratamento para esse tipo de acne pode ser realizado com loções de uso tópico ou cremes específicos, sob orientação do dermatologista.

Acne grau 2: pápulo-pustulosa

A espinha, como é chamada, promove erupção na pele com presença de pus, em formato arredondado e endurecido, de cor avermelhada, podendo causar dor. Seu surgimento está atrelado à inflamação das glândulas sebáceas e proliferação de microrganismos na região afetada.

Como tratamento jamais se deve espremer as espinhas, podendo ter a indicação do dermatologista para uso de antibióticos que ajudam a minimizar a inflamação.

Acne grau 3: nódulo-cística

A presença de nódulos internos na pele é um indício de que há esse tipo de acne, no geral, afetando o rosto, costas e tórax. São doloridos e palpáveis, surgindo na adolescência ou no período menstrual.

O tratamento consiste em não espremer sob nenhuma hipótese, para não aumentar a inflamação e recorrer a um dermatologista, provavelmente, para uso de antibióticos após a avaliação.

Acne grau 4: conglobata

São lesões próximas e com pus, podendo ocasionar a formação de abcessos e fístulas na pele, com o risco de deformação no futuro. É caso para um dermatologista que, ao avaliar, indicará o mais adequado de tratamento, no geral, com um medicamento forte chamado Roacutan.

Acne grau 5: acne fulminante

Causadora de sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar, a acne fulminante é um tipo mais raro, sendo mais comum nos homens em áreas como peito, costas e rosto.

O tratamento com especialista vai depender da intensidade e gravidade dos sintomas, podendo ser medicamentos de uso oral e tópico ou até cirurgia.

Acne neonatal

São pequenas bolhas que aparecem na pele do bebê, a popular brotoeja. Ela ocorre em função da troca hormonal entre mãe e filho ao longo da gestação, surgindo no rosto, costas e testa.

No geral, não há necessidade de tratamento, pois a tendência é que desapareçam de forma espontânea a partir do terceiro mês de vida. Os cuidados são a limpeza local, com água e sabão de pH neutro.

Acne medicamentosa

Alguns medicamentos podem causar acnes devido à composição química e uso prolongado. É o caso de anticoncepcionais, suplementação, ingestão excessiva de vitamina B, tratamento hormonal e o uso de cortisona.

Somente um médico poderá avaliar a situação para estudar a possibilidade de troca dos medicamentos, suspensão ou alteração da dosagem.

O que causa a acne?

A acne pode acontecer por diversos fatores. O mais comum é a oleosidade causada por desequilíbrio hormonal, mas alguns hábitos como má alimentação, exposição solar desprotegida e dormir sem retirar a maquiagem também favorecem a formação acneica.

Além disso, efeitos colaterais de medicamentos e estresse podem influenciar o aparecimento da dermatose. Assim, as bactérias se aproveitam da produção excessiva de algumas peles e costumam se multiplicar, desencadeando um processo de inflamação, com erupções, manchas vermelhas e pus.

Ademais, os genes contribuem para o surgimento e gravidade de casos de acne. Caso exista um histórico em família, há uma séria chance de alguém desenvolver um quadro de pele acneica.

Acne x estresse e ansiedade

Embora muitas vezes esteja associada a fatores hormonais, a acne pode ter entre suas causas possíveis as alterações de humor.

Estudos apontam que, quando o organismo está em estado de estresse ou ansiedade, libera uma substância chamada cortisol. Ela estimula a produção de hormônios androgênios e de óleo pelas glândulas sebáceas, principais responsáveis pelo aparecimento da acne.  Por isso, é comum que essas erupções cutâneas ocorram também na vida adulta.

Por que é importante criar uma rotina de cuidados?

Sabemos que não é fácil criar e manter uma rotina, mas é essencial para quem deseja conservar a jovialidade da pele e a saúde dela, fazer disso um hábito. Por isso, trouxemos algumas dicas de como cuidar e evitar uma pele acneica, com cuidados diários. Confira!

Manhã

Pela manhã é fundamental lavar o rosto com gel de limpeza específico para pele oleosa ou acneica. Em caso de pele com alta sensibilidade, um sabonete para eliminação da oleosidade pode ser o mais adequado.

Em seguida, aplique vitamina C, de rápida absorção, para ajudar a controlar a oleosidade e em seguida, o protetor solar obrigatório com FPS mínimo de 30.

Tarde

O protetor solar deve ser renovado para manter a proteção da pele contra o efeito de luzes artificiais ou até mesmo raios solares. Para controle do excesso de brilho, use spray anti oleosidade.

Noite

Caso a pele esteja com maquiagem, o mínimo é tirar, assim como as impurezas que o rosto naturalmente acumula ao longo do dia. Além disso, a aplicação de um sérum vai ajudar a controlar a oleosidade prevenindo o surgimento de acnes, sendo importante aplicar um hidratante facial para pele oleosa.

Rotina de cuidados com a pele acneica

Não esprema cravos e espinhas

Pode parecer inevitável, mas é necessário manter as unhas longe da acne. A sujeira presente nas mãos pode infeccionar ainda mais uma região que já contém muitas bactérias. Tocá-las e espremê-las também provoca lesões que dificultam a cicatrização e podem deixar marcas na pele.

Lave o rosto duas vezes ao dia

Quem tem pele acneica deve lavar o rosto duas vezes por dia, sempre optando por um sabonete específico. Produtos à base de ácido salicílico e zinco podem reduzir o problema, porém é necessário evitar o exagero. Isso porque a lavagem retira a oleosidade e, se feita demais, pode causar um efeito rebote, estimulando as glândulas sebáceas e tornando a pele mais sujeita ao aparecimento da acne.

Use filtro solar

Se tem uma coisa que não pode faltar na rotina de cuidados de quem tem pele com acne é o protetor solar. O sol é um dos principais agentes ativadores das glândulas sebáceas, aumentando a ocorrência de cravos e espinhas.

Além disso, quem usa medicações para tratar o problema não pode nem pensar em se esquecer de aplicar o produto, pois as fórmulas químicas expostas aos raios solares podem estimular o aparecimento de rugas e ocasionar queimaduras. Portanto, dê preferência aos filtros oil-free (com toque seco) e com FPS recomendado pelo dermatologista.

Melhores produtos para pele com acne

Cuidar da pele com acne exige produtos específicos. Felizmente, a indústria da beleza já desenvolveu linhas inteiras especialmente para quem precisa tratar o problema. As fórmulas normalmente possuem ativos que ajudam a controlar a oleosidade que pode provocar cravos e espinhas.

Esfoliante

Quem tem pele oleosa e acne deve investir na esfoliação cutânea no máximo duas vezes na semana, sempre antes de lavar a face. Ela remove as células mortas, proporcionando renovação celular e potencializando a absorção dos outros produtos.

Sabonete

Agora que você já sabe quantas vezes lavar o rosto, saiba também que o ideal é usar sabonetes antiacne, pois eles contêm ácido salicílico, componente perfeito para limpar os poros e reduzir a quantidade de sebo.

Loção adstringente

A loção adstringente é essencial para remover resíduos de sujeira que se acumulam nos poros. Prefira um tônico facial com os ácidos glicólico e salicílico que também é indicado para pele oleosa ou com acne. O produto deve ser aplicado sempre após a lavagem do rosto. Caso haja ressecamento, alterne os dias de uso.

Hidratante

Ao contrário do que muitos pensam, usar hidratante facial não promove a oleosidade da pele, sendo essencial para evitar a produção exagerada de sebo. Aposte nas fórmulas leves e de fácil absorção, pois não obstruem os poros. Logo, os mais indicados são os que não contêm óleos na composição.

Gel secativo

Eis um produtinho ‘milagroso’ que ajuda no controle do processo inflamatório da pele acneica, o gel secativo é um trunfo no combate a cravos e espinhas. Isso porque ele contém grande quantidade de ácido salicílico e glicólico, e age diretamente sobre a lesão. 

No entanto, seu uso deve ser tópico e realizado apenas à noite, após lavar e tonificar o rosto.

Por fim, todos esses cuidados devem ser levados a sério para evitar as consequências causadas pelas acnes na pele. 

Gostou? Saiba mais com estes conteúdos relacionados que separamos para você! 

Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos
Pele muito além da idade. Cuidados aliados da beleza
Cuidados com a pele seca - como mantê-la bonita e saudável