Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Melasma: o que é, causas e possíveis tratamentos

Confira um guia completo sobre o melasma: o que é, seus tipos, causas e dicas para evitá-lo!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Melasma: o que é, causas e possíveis tratamentos

As manchas na pele são uma condição que pode surgir devido à exposição aos raios solares ou de diversos outros fatores. Um deles é o melasma, uma situação crônica na qual algumas regiões do corpo ficam hiperpigmentadas por conta de uma maior concentração de melanina.

Por isso, produzimos um guia apresentando essa condição. Confira a seguir um conteúdo completo sobre o melasma: o que é, porque aparece e como é possível tratá-lo!

O que é melasma?

O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas mais escuras na pele, principalmente no rosto, devido a hiperpigmentação, uma deposição aumentada de melanina. A situação é mais comum em mulheres, mas também pode afetar homens.

Além da face, ele pode ocorrer em outras partes do corpo, como o colo, os braços e o pescoço. As manchas podem ser pequenas ou ter uma grande dimensão e seus formatos são irregulares.

O melasma no rosto é o mais comum, mas a condição também pode ocorrer em outras partes do corpo.

É uma condição que pode sensibilizar a autoestima dos indivíduos, por conta dos incômodos gerados. Outro aspecto importante é que por o melasma ser uma situação crônica, mesmo quando controlado, os cuidados são necessários para evitar sua reincidência.

Causas do melasma

As causas da condição são variadas. O melasma pode ter a ver, por exemplo, com alterações hormonais, como as causadas pela gravidez e as advindas do uso de anticoncepcionais e terapias de reposição.

Outra possibilidade é a exposição ao sol, principalmente sem o uso de protetor solar; à radiação ultravioleta, presente em aparelhos de raio-x e micro-ondas; e à luz visível, emitida por telas de computador, celular e TVs. Essas circunstâncias podem tanto desencadear o desenvolvimento como agravar a condição.

A luz visível presente em celulares pode ocasionar manchas de melasma.

Os fatores genéticos também podem ser uma causa do melasma, além da deficiência de nutrientes, do uso de alguns medicamentos e da disfunção da tireoide.

A situação é mais recorrente em mulheres em idade fértil e com tom de pele nos fotótipos III e IV, por conta da maior concentração de melanócitos, células que produzem a melanina.

Tipos de melasma

O melasma pode ser de três tipos, a depender da forma como ocorre a disposição da melanina nas manchas. Saiba quais são eles a seguir!

  • Epidérmico: esse tipo de melasma é caracterizado pelo depósito de melanina na epiderme, a camada mais superficial da pele;
  • Dérmico: já esse melasma atinge a derme, a camada que fica entre a epiderme e a hipoderme;
  • Misto: aqui, o depósito pode ocorrer na epiderme e na derme.

Como identificar

A presença do melasma normalmente é constatada pelo próprio indivíduo. As principais áreas do rosto afetadas normalmente são a testa, o nariz, o queixo, os lábios e as bochechas. No entanto, como já citado, a condição também pode surgir no pescoço, nos braços e no colo.

Após a identificação das manchas, é importante visitar o dermatologista para o diagnóstico, que consiste na avaliação clínica e realização de alguns exames. Os profissionais podem avaliar se elas realmente são melasmas, qual seu tipo e características, além de indicar tratamentos para a condição.

É importante ressaltar que, embora seja um incômodo estético para muitas pessoas, o melasma não é uma doença, apenas uma alteração no aspecto da pele.

Ir ao dermatologista é um passo importante para entender como tratar melasma.

Dúvidas recorrentes

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a condição e sanar algumas dúvidas frequentes, separamos perguntas. Veja abaixo!

A gravidez pode piorar as manchas?

Sim, a gravidez gera mudanças hormonais que podem alterar o funcionamento dos melanócitos, causando a hiperpigmentação.

Qual a diferença entre cloasma e melasma?

O cloasma, também conhecido como cloasma gravídico, é o nome dado aos melasmas surgidos durante a gestação. Sendo assim, a diferença entre os dois está na especificação do período em que ocorrem.

Melasma tem cura?

O melasma é uma condição crônica, portanto, não tem cura. Apesar disso, ele pode ser amenizado com alguns cuidados, que devem ser mantidos para que as manchas não voltem a aparecer.

A pele com melasma deve ser cuidada de forma contínua para evitar o seu reaparecimento.

A depilação pode piorar as manchas?

O processo depilatório pode causar o agravamento do melasma. Isso porque ele pode gerar irritação e sensibilizar a pele, estimulando a produção da melanina.

No caso da depilação a laser, é preciso ainda tomar cuidado e se certificar de que a máquina segue as normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de que o profissional é habilitado para realizar o procedimento.

Qual a diferença entre sarda e melasma?

As sardas normalmente são manchas pequenas, de caráter hereditário e causadas pela exposição ao sol, se agravando no verão. As diferenças entre elas e o melasma são principalmente o tamanho das manchas e o que as provoca, já que o segundo pode ter ligação com outras causas.

Possíveis tratamentos

Os tratamentos para o melasma devem ser indicados por dermatologistas e podem ser variados. Normalmente, a principal recomendação é o uso contínuo de protetor solar, não só nos momentos de exposição direta aos raios UV, mas também no dia a dia e até em casa, por conta dos aparelhos com luz visível.

Além disso, os profissionais também podem prescrever o uso de pomadas que ajudem a diminuir a hiperpigmentação, inibindo a atividade de substâncias que desencadeiam a produção de melanina.

Alguns procedimentos estéticos, como terapias com laser e ácidos, são outra possibilidade de tratamento para melasma. O peeling superficial também pode ser uma boa opção, já que promove a esfoliação da pele, ajudando em sua renovação e remoção das manchas.

Dicas para evitar a recorrência

Como dissemos anteriormente, o melasma é uma condição que pode ser reincidente, por isso é importante manter os cuidados para evitar o reaparecimento das manchas. Confira algumas recomendações!

  • Não tomar sol no rosto;
  • Aplicar filtro solar com FPS acima de 30 diariamente e reaplicá-lo com frequência quando for se expor ao sol;
  • Buscar orientação profissional a respeito de tratamentos e para o dia a dia com a condição;
  • Utilizar chapéus, viseiras e óculos de sol para evitar a exposição aos raios solares;
  • Manter uma rotina de cuidados com a pele, incluindo produtos para hidratá-la e vitamina C;
  • Consumir frutas e vegetais ricos em betacaroteno e licopeno, derivados da vitamina A;
  • Evitar o uso de pílulas anticoncepcionais.

O melasma é uma condição que pode afetar a autoestima e gerar inibição social, principalmente em mulheres. Entender como é possível tratá-lo e evitar que volte a surgir pode ajudar a lidar com a situação.

Se você precisar de produtos para amenizar as manchas, como filtros solares e dermocosméticos, saiba que pode contar com a Manipulação da Pague Menos. As formulações são feitas com as melhores matérias-primas e os itens contam com um ótimo custo-benefício.

Clique no banner abaixo e solicite sua fórmula!