Mais comum do que se imagina, o melasma afeta mulheres mulheres em idade reprodutiva, entre 25 e 40 anos. Homens também podem apresentar o problema, embora seja bem mais raro - apenas 10% dos casos acometem o sexo masculino.
O surgimento de manchas escuras é mais comum no rosto, mas pode correr em outras áreas do corpo. Além disso, o melasma exerce impacto negativo sobre a autoestima das mulheres.
O QUE É MELASMA?
O melasma é a hiperpigmentação da pele e acontece por causa do aumento da melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Normalmente, pessoas com a derme mais escura são mais propensas ao problema.
De coloração mais amarronzada, normalmente é de formato irregular e surge nas maçãs do rosto, testa, região dos lábios, queixo e têmporas, mas também pode aparecer no colo, pescoço e braços, regiões mais expostas ao sol.
Leia também (Pele muito além da idade. Cuidados aliados da beleza)
Aliás, a exposição ao raios solares, sem proteção, é um dos principais motivos do surgimento do melasma. As manchinhas também podem ocorrer durante a gravidez, pois as alterações hormonais estimulam a ação dos melanócitos (células que produzem a melanina). Outras causas importantes são a disfunção da tireóide e os fatores genéticos.
A boa notícia é que essa manchinhas incômodas têm tratamento!
TRATANDO O MELASMA
Como a exposição ao sol é a principal causa do melasma, o primeiro cuidado deve ser a proteção solar, de preferência com filtros solares com cor. Além da proteção contra os raios UVA e UVB, eles ainda têm um acabamento que uniformiza o tom da pele e disfarça as manchas. Cremes clareadores também são bastante eficientes. O tratamento deve ser diário e constante. A dica é contar com o acompanhamento de um médico dermatologista.
ÁCIDOS ALIADOS NO TRATAMENTO
- Glicólico
- Retinoico
- Azelaico
- kójico
- Fítico
- Tranexâmico
- Dioico
- Ascórbico
FIQUE ALERTA! A “luz visível” também pode ocasionar o aumento da pigmentação. Esse tipo de luz está presente na tela do computador, tablets, celulares, televisão, raios laser e também nas lâmpadas fluorescentes. |
Leia o artigo (Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele)
Daí a importância de reforçar o uso do filtro solar até dentro de casa. Para uma melhor proteção no caso de exposição à luz visível, podemos contar com o avanço da indústria farmacêutica. Hoje em dia existem filtros solares manipulados especialmente para a proteção contra os danos da luz azul!
MITOS E VERDADES
A GRAVIDEZ PODE PIORAR AS MANCHAS.
Verdade! O melasma pode surgir ou sofrer alterações por questões hormonais.
MICROAGULHAMENTO NÃO É INDICADO PARA MELASMA.
Mito! É possível a redução da pigmentação de manchas, especialmente do melasma.
DEPILAÇÃO PIORA O MELASMA.
Parcialmente verdade! Pode causar irritação na pele local e criar um processo inflamatório que pode estimular a produção de melanina. Métodos de depilação que causam menos trauma podem ser realizados, o fio egípcio, o uso da lâmina e até mesmo o laser.
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL AGRAVA O MELASMA.
Verdade! A pílula pode agravar o melasma, uma vez que contém hormônios em sua formulação.
O ÁCIDO TRANEXÂMICO É INDICADO PARA O TRATAMENTO DO MELASMA.
Verdade! Ele inibe a produção da melanina pelos melanócitos e contribui para o clareamento.
APENAS 10% DOS HOMENS SÃO AFETADOS |
DICAS E CUIDADOS
- Não tome sol no rosto
- Use sempre filtro solar com FPS acima de 30
- Invista nos protetores com cor, eles protegem e disfarçam as manchas
- Consulte o dermatologista
- Siga a orientação profissional e trate com medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento
Assuntos relacionados
- Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos
- Cuidados com a pele seca - como mantê-la bonita e saudável
- Como manter a pele negra linda e saudável
Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 34 da revista Pague Menos Sempre Bem, que tem o Bráulio Bessa na capa.