Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Da imunidade à beleza da pele: veja benefícios da vitamina C

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Da imunidade à beleza da pele: veja benefícios da vitamina C

A saúde é o maior bem que qualquer pessoa pode ter, não é verdade!? E é necessário estar atento aos nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar com perfeição. Por isso, é importante conhecer os benefícios da vitamina C, pois eles vão te fazer repensar em como está seu consumo diário dessa substância tão essencial para uma vida saudável e plena.

A carência do nutriente provoca o escorbuto, doença que causa sangramento na gengiva, hemorragia e aumenta a predisposição para outras enfermidades. Além disso, a falta de ingestão dessa vitamina prejudica o fortalecimento muscular e o desenvolvimento do cérebro. 

Os benefícios da vitamina C para a saúde são diversos: ela atua desde a imunidade até a luminosidade da pele. Problemas de visão, estresse e doenças cardiovasculares também podem ser reduzidos por essa vitamina. Por isso, o Sempre Bem preparou um dossiê para você saber como ela pode melhorar sua saúde. 

A vitamina C

Também conhecida como ácido L-ascórbico, a vitamina C não é produzida pelo nosso organismo. Portanto, é necessário ingeri-la por meio de alimentos e suplementos para usufruir de todos os benefícios que ela proporciona. Mas só isso não basta! Como é uma vitamina hidrossolúvel, é preciso estar com a hidratação em dia, pois é a água corporal que vai permitir que ela seja absorvida pelo organismo.

Entenda também (Reposição de vitaminas para idosos: por que é necessário?)

Benefícios para a pele

A pele é o órgão mais suscetível a agressões externas, por isso, é importante cuidar bem dela. Poderoso antioxidante, a vitamina C tem o poder de prevenir e reverter os danos causados pelo tempo. Saiba como:

Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce ocorre por causa da oxidação das células, que reduz a produção de colágeno e possibilita o aparecimento das rugas e linhas de expressão. A poluição ambiental, os radicais livres, a exposição excessiva ao sol, o estresse, entre outros fatores, atuam diretamente nesse processo.

O uso tópico da vitamina C é excelente para reduzir o impacto das agressões externas sobre a pele, pois ela protege da radiação solar e da poluição. A substância já é considerada essencial no tratamento do envelhecimento cutâneo. Isso porque a maior quantidade dela na derme permite melhor aproveitamento do nutriente. Além disso, sua ação antioxidante pode recuperar o viço e uniformizar a textura da pele.

Corrige rugas e linhas de expressão

Outro atributo incrível dessa vitamina é que ela estimula a produção de colágeno, substância que deixa a derme firme e elástica. Assim, ela age nos primeiros sinais do envelhecimento: as rugas e linhas de expressão. O ácido L-ascórbico C ainda mantém a água e elasticidade nas células, favorecendo a estabilização do colágeno no corpo e prevenindo o aparecimento das rugas.

 Leia também (Saúde das articulações: cartilagens precisam de colágeno) 

Combate os radicais livres

Os radicais livres são moléculas instáveis originadas por agentes, como exposição solar, estresse e poluição. Eles causam lesões nas partes mais nobres das células, facilitando o envelhecimento da derme.

A vitamina C tem grande capacidade de anular a ação dos radicais livres, ou seja, é eficaz para combatê-los no dia a dia. Para potencializar ainda mais sua atuação e fortalecer a imunidade das células, basta combinar com o uso da vitamina E. 

Clareia manchas e uniformiza o tom da pele

Outro benefício do ácido L-ascórbico é que ele possui propriedades que inibem a formação de melanina, ajudando a clarear manchas e uniformizar o tom da pele. Quem tem melasma ou marcas de acne deve procurar um dermatologista para ver a melhor forma de incluir esse ativo na rotina de cuidados.  

Conheça outras vitaminas benéficas para a beleza lendo o artigo (amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos) 

Como usar

Os produtos com vitamina C podem ser usados no decorrer do dia associados ao filtro solar. Aliás, a combinação é excelente para reforçar a fotoproteção contra os raios UV e prevenir problemas, como o envelhecimento precoce e manchas na cútis. O importante é seguir sempre a orientação do dermatologista.

O ativo está disponível em diversos produtos e texturas, e a recomendação é feita de acordo com o tipo de pele do indivíduo.

Benefícios para a saúde

O ácido L-ascórbico ajuda no fortalecimento dos vasos sanguíneos e na regulação das taxas de colesterol. Além disso, também fortalece o sistema imunológico, protegendo de diversos problemas de saúde.

Protege de doenças cardiovasculares

A suplementação de vitamina C pode favorecer as funções cardiovasculares e ajudar na redução do colesterol. Isso porque ela impede o acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias e melhora o fluxo de sangue, inibindo a formação de coágulos. 

Veja também o vídeo (Principais doenças do coração: saiba quais são)

 

Diminui a glicemia em diabéticos

Segundo informações da Hipolabor Farmacêutica, um estudo clínico comprovou que a suplementação de 1000 mg/dia de vitamina C reduziu a glicose sanguínea em pessoas diabéticas. 

Combate os efeitos do estresse

O estresse é um problema muito comum na atualidade, mas a vitamina C pode ajudar nisso também. Uma pesquisa realizada na Alemanha mostrou que ela faz bem para pessoas que têm o sistema imunológico fragilizado por esse mal. Isso porque o nutriente elimina a secreção de cortisol, hormônio que transmite a sensação de estresse para todas as partes do corpo.

Além disso, a vitamina estimula a fabricação de triptofano, aminoácido que produz a serotonina, neurotransmissor importante para o sono e bom humor. 

Ajuda com sintomas de gripes e resfriados

Alguns estudos apontam que tomar o ácido L-ascórbico durante gripes e resfriados reduz a chance de ocorrer infecções nos pulmões, além de melhorar os sintomas da doença. Embora o assunto seja controverso, a substância é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, melhorando a resistência do organismo de agentes invasores.

Leia ainda (Aprenda a se prevenir de gripes e resfriados)

Protege contra a anemia

A vitamina C consegue aumentar a absorção de ferro ingerido por alimentos de origem vegetal, como feijões e verduras, e com isso, prevenir a anemia. Graças à sua ação antioxidante, o nutriente altera a estrutura química do mineral, tornando-o mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

Onde encontrar

A vitamina C pode ser encontrada em alimentos, produtos dermocosméticos e suplementos, e cada um atende a um objetivo específico. Independente do uso tópico, é importante consumir esse nutriente a partir de alimentos naturais.  

Confira também o artigo (Conheça 10 alimentos amigos do coração) 

Alimentos ricos

  • - Laranja
  • - Kiwi
  • - Morango
  • - Goiaba
  • - Acerola
  • - Limão
  • - Goji berry
  • - Pitaya
  • - Brócolis
  • - Pimentão
  • - Caju 

Leia (O poder do goji berry: conheça benefícios da superfrutinha)

Dermocosméticos

  • - Séruns
  • - Hidratantes
  • - Filtros solares
  • - Cremes anti-idade

Dosagem diária e suplementação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que a dose máxima deve ser de 1000 mg por dia. A partir da alimentação, é possível obter boa parte das necessidades diárias. A suplementação dessa vitamina deve ser recomendada por um nutricionista. Caso, necessite, há diversas opções nas farmácias. 

Conheça as linhas de dermocosméticos e de vitaminas e minerais das Farmácias Pague Menos. 

Assuntos relacionados

Referências externas: DermaClub | Minha Vida | Adcos Dermocosméticos | Hipolabor Farmacêutica