Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como escolher protetor solar para pele oleosa!

Aprenda a escolher protetor solar para pele oleosa e garanta uma pele bonita e saudável com o produto certo


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como escolher protetor solar para pele oleosa!

Cada tipo de pele tem suas particularidades e o caso da pele oleosa não poderia ser diferente, não é?! Para cuidar bem da sua, é bom saber que existem produtos com fórmulas específicas para cada um desses tipos. Pensando nisso, o Sempre Bem preparou este artigo com tudo o que você precisa saber para escolher protetor solar para pele oleosa.

Se você já deixou de usar protetor solar por acreditar que a textura do produto é pegajosa e vai aumentar o aspecto oleoso na sua pele, é importante saber que existem, sim, filtros solares desenvolvidos para as peles oleosas. O uso do filtro solar é obrigatório no dia a dia e a escolha do item correto é fundamental, pois, além de proteger dos raios UVA e UVB, alguns têm também a função de controlar a oleosidade.

O que são raios UVA e UVB?

O sol tem papel importante na preservação da saúde. É a partir dele que nosso corpo adquire a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio pelo organismo. Mas, sem os cuidados devidos, ele pode se tornar um grande vilão para a pele. Mais conhecidos por ultravioleta A e ultravioleta B, os raios UVA e UVB são produzidos pelo sol.

Enquanto os raios UVB atingem a pele mais superficialmente e ocasionam queimaduras solares, vermelhidão e câncer de pele, os UVA são permanentes durante o dia e correspondem a cerca de 95% da radiação que atinge nosso corpo e o rosto. Além disso, eles são os principais causadores de envelhecimento acelerado, manchas solares, reações cutâneas, como alergias, e câncer de pele.

O FPS ideal

Você já se perguntou qual a importância do fator de proteção solar? Quando se trata de pele oleosa, é indispensável optar por filtros com, no mínimo, FPS 30. É que produtos com FPS menor não protegem o suficiente e permitem que os raios solares causem ressecamento. Como resposta, a pele produz mais óleo para compensar esse efeito ressecado, deixando a pele com brilho e aparência descuidada.

Oil free x oil control

Quando se tem pele oleosa, é necessário prestar bastante atenção na hora de escolher o protetor solar. Os melhores para esse tipo de pele são os que têm fórmulas oil free, que não tem óleos na composição, e oil control, que possui substâncias reguladoras do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

Ao aplicar o filtro solar com fórmula oil free, a pele não fica brilhante ou com aspecto oleoso, o que garante proteção sem agredir a pele. Já as fórmulas oil control contêm partículas

que absorvem a oleosidade produzida naturalmente ao longo do dia pelas glândulas sebáceas. Esse tipo de produto oferece cuidados ainda mais específicos, pois garante um acabamento matte ao minimizar o brilho e reduzir o aspecto oleoso.

Procure nos rótulos palavras como oil free, oil control, controle da oleosidade, efeito matte e toque seco. Também dê preferência a texturas mais fluidas, como gel-creme ou sérum.

Pele com acne

Outro problema da oleosidade é que ela deixa a pele mais propensa a acnes. Isso se torna ainda mais comum na adolescência, devido a alterações hormonais típicas dessa fase da vida. Funciona assim: os jovens passam a produzir mais testosterona, o que estimula a glândula sebácea a aumentar a oleosidade, tornando a ocorrência de espinhas mais frequente.

A escolha de um protetor solar inadequado pode agravar o quadro, pois uma fórmula mais densa pode obstruir os poros e estimular o aparecimento da acne.

De onde vem a oleosidade da pele?

A pele oleosa é resultante da alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além disso, algumas rotinas impróprias podem resultar em prejuízos para a saúde da pele. Exposição excessiva ao sol sem o uso de filtro solar, usar água quente para lavar o rosto, falta de hidratação na pele, poluição, uso de produtos contraindicados e consumo de alimentos gordurosos são hábitos que devem ser evitados.

O clima quente do Brasil também é um dos fatores que podem ser responsáveis pela oleosidade na pele de mulheres e homens no nosso país. Claro que ainda devem ser considerados outros agentes, como herança genética, alterações hormonais, estresse, alimentação e os dermocosméticos utilizados no dia a dia.

Cuidados diários

Nunca é demais lembrar que o protetor solar deve ser aplicado diariamente, não é?! Mesmo em dias nublados ou em ambientes de luz artificial o produto não é dispensado. Isso se explica porque, embora os raios UVB sejam parcialmente filtrados pelas nuvens, os raios UVA atravessam nuvens e até mesmo vidros.

Para cuidar ainda melhor da pele oleosa, o ideal é fazer uso de géis de limpeza, hidratantes para pele oleosa, solução micelar, maquiagens e demais produtos também com fórmulas específicas. O uso diário dos produtos certos que vai garantir beleza e saúde para a sua pele e proteção contra o envelhecimento precoce. E, o mais importante, deixando de lado o medo piorar o problema da oleosidade.

Assuntos relacionados

Rotina de cuidados com a pele oleosa

Existe relação entre pele oleosa e cabelo oleoso?

Normal, seca, oleosa ou mista?

Fonte: Beleza Extraordinária | Dermaclub