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Cuidados com a pele: 8 hábitos diários para uma pele saudável

Beber mais água, ter uma boa rotina de limpeza, se alimentar corretamente etc. Confira esses e outros cuidados com a pele simples e bastante eficientes.

Tempo estimado: 7 min

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Cuidados com a pele: 8 hábitos diários para uma pele saudável

Quais cuidados com a pele você fez ultimamente? Caso se limite a lavagem com um sabonete apropriado, saiba que há muito mais que você pode fazer.

Mas não pense que estamos falando de processos elaborados que vão tomar boa parte do seu dia, ou que requerem grandes investimentos.

Hábitos simples, como aumentar o consumo de água e melhorar a alimentação, já são bons exemplos de como manter a sua pele saudável e muito mais bonita.

Confira, agora, os 8 principais cuidados com a pele que você deve ter que vão ajudar você a ter uma aparência ainda melhor e elevar a sua autoestima!

Os 8 principais cuidados com a pele

Os cuidados com a pele devem fazer parte do nosso processo de autocuidado. Ou seja, de ações realizadas por você que tenham como foco melhorar a sua condição física, mental, emocional e até espiritual.

Nesse cenário, é possível englobar a prática de atividades que proporcionam prazer, como ouvir música, pintar, desenhar, cozinhar, bem como os cuidados voltados para o corpo.

Quanto a isso, a pele é um dos pontos que merece muito a nossa atenção. Vale lembrar que estamos falando do maior órgão do corpo humano, com aproximadamente 2 m² e 4 kg.

É ela que nos protege de agentes do meio ambiente, como bactérias e vírus, bem como regula nossas funções térmicas e sensoriais, ou seja, sensação de frio, calor, dor, tato, entre outras.

Mas, quando falamos em cuidados com a pele, muitas pessoas pensam apenas na região do rosto. No entanto, é bem importante não esquecer que essa atenção deve se estender também para as outras partes.

Por isso, os cuidados com a pele que vamos apresentar agora vão tratar não apenas do seu rosto, mas também braços, pernas e demais regiões do corpo. São eles:

mantenha um bom consumo de água diariamente;
use produtos adequados para o seu tipo de pele;
tenha uma rotina de limpeza;
não abra mão do protetor solar;
alimente-se de forma adequada;
evite situações de estresse;
elimine hábitos que não são saudáveis;
garanta boas noites de sono.

1. Mantenha um bom consumo de água diariamente

O consumo de água é um bom exemplo de como manter a pele saudável como um todo. Já que assim, você cuidará do seu corpo de dentro para fora.

Quando você não consome a quantidade de água adequada para o seu organismo, a pele responde com flacidez e pouco viço. Por outro lado, a boa hidratação ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a diminuir as chances de desenvolvimento de cravos e espinhas.

2. Use produtos adequados para o seu tipo de pele

Quando os cuidados com a pele vêm de fora para dentro, é preciso se atentar para utilizar substâncias adequadas para o seu tipo de pele.

Ou seja, antes de comprar ou testar qualquer produto, tais como cremes, loções e hidratantes, é fundamental identificar se a sua pele é mista, oleosa, seca ou normal.

O uso de produtos inadequados, além de não trazer os resultados esperados, podem comprometer a saúde da sua pele.

Por exemplo, usar um produto destinado para peles oleosas em uma pele seca pode resultar em descamação, deixando a aparência bem desagradável.

3. Tenha uma rotina de limpeza

Uma boa rotina de cuidados é essencial para deixá-la sempre bonita e saudável.

No caso das mulheres, não estamos falando apenas sobre retirar a maquiagem antes de dormir, e para homens lavarem com o sabonete adequado para o tipo de pele.

Obviamente, esses são dois pontos essenciais, mas uma rotina de skincare vai além.

O ideal é que você realmente tenha uma rotina, ou seja, uma frequência de quando e de quais produtos serão aplicados com foco nesse cuidado.

Por exemplo, pela manhã procure higienizar a pele, a fim de retirar impurezas e desobstruir os poros. Para isso, você pode utilizar sabonete ou gel de limpeza e tônico facial.

A água micelar também é bastante indicada para uma limpeza mais profunda, e pode até ser utilizada como demaquilante. Somente com a pele bem limpa aplique os produtos que tem costume, como hidratantes, e siga para a maquiagem, caso use.

À noite, a rotina de limpeza segue o mesmo princípio. Ou seja, uma boa limpeza, seguida da aplicação de produtos que promovam o seu cuidado, tais como cremes de tratamento antirrugas, ácidos ou para remoção de sinais.

4. Não abra mão do protetor solar

Você deve ter percebido que acabamos de falar sobre aplicação de cremes, tônicos, hidratantes, mas não mencionamos o protetor solar, certo?

Esse produto é tão importante para manter a sua pele saudável que decidimos dar um destaque maior para ele. Muitas pessoas cometem o erro de usar protetor solar somente no verão ou quando vão à praia ou à piscina.

Mas, na verdade, esse produto deve fazer parte do seu dia a dia e da sua rotina de cuidados com a pele. O protetor solar é o único que pode proteger a sua pele das ações nocivas dos raios UVA e UVB.

Com isso, ele também reduz as chances de desenvolver câncer de pele. Aqui, vale lembrar que a exposição intensa ao sol é um fator que contribui para o surgimento de manchas e marcas de expressão.

No entanto, não se limite a usar o protetor solar apenas quando for sair, ou se expor aos raios solares. Mesmo quem trabalha em ambientes fechados precisa aplicar esse produto com frequência.

Isso porque as luzes internas e de computadores podem contribuir para o surgimento de manchas na pele com o passar do tempo. A nossa dica para inserir o protetor solar ao seu cotidiano é: limpe, hidrate, aplique o protetor e, por fim, a maquiagem.

5. Alimente-se de forma adequada

O que você consome também tem impacto direto na saúde da sua pele. Por isso, o ideal é evitar os alimentos processados, bem como os ricos em gorduras e açúcares. Ou seja, quanto mais natural for a sua alimentação, mais a sua pele vai agradecer.

Entre os alimentos que contribuem para uma pele saudável, a indicação é consumir os que tenham boa fonte de vitamina C. Inclua também na sua dieta os que são ricos em vitamina D e Ômega 3, como salmão, sardinha, atum e gemas de ovos.

6. Evite situações de estresse

Sabemos que nem sempre é possível, porém, quando for, tente evitar situações que geram estresse.

Quando passamos por momentos estressantes, o nosso organismo libera uma série de substâncias, tais como cortisol, adrenalina e noradrenalina. Uma das consequências é a tensão muscular, que afeta diretamente a nossa pele.

Por isso, períodos de exposição prolongados ao estresse contribuem para provocar o envelhecimento da pele, comprometendo a sua aparência e saúde.

7. Elimine hábitos que não são saudáveis

Se você quer aumentar os cuidados com a pele, mas tem o hábito de fumar ou de consumir álcool em excesso, é preciso reconsiderar esses costumes.

O cigarro libera toxinas e substâncias que são altamente prejudiciais para o organismo de maneira geral. Além disso, o próprio ato de fumar contribui para a formar linhas de expressão envolta dos lábios, difíceis de reverter.

Quanto ao consumo de álcool, ele tende a promover a desidratação do organismo. E como dissemos logo no início deste artigo, a hidratação é essencial para manter a pele saudável e bonita.

8. Garanta boas noites de sono

Por fim, mas não menos importante, boas noites de sono vão contribuir não apenas para a sua pele, mas para o funcionamento do seu organismo de maneira completa.

O período de descanso noturno é essencial para que o corpo se recupere do desgaste diário, o que é feito por meio da renovação das células.

Além disso, é nesse momento que os produtos para tratamento de skincare noturnos vão agir na sua pele. Por isso, descanse e durma bem!

O que mais você pode fazer para ter uma pele saudável

Viu como cuidar da pele é fácil e como devem fazer parte naturalmente do seu dia, como beber água e se alimentar bem? E se quiser fazer um pouco mais, você também pode:

deixar de lado o sedentarismo;

não tomar banhos muito quentes;

diminuir o consumo de cafeína e de refrigerantes;

reduzir o consumo de carboidratos;

usar suplementos alimentares ricos em vitaminas.

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