Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Passo a passo: saiba como fazer limpeza de pele em casa

Quer fazer a sua limpeza de pele em casa? Aprenda aqui um passo a passo profissional para dar uma ótima aparência ao seu rosto!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Passo a passo: saiba como fazer limpeza de pele em casa

Mais do que um tratamento de beleza, a limpeza de pele em casa é um jeito de manter a saúde. Por acumular uma série de sujidades, a pele pode ficar inflamada se não for cuidada do jeito certo.

Sabia que você pode fazer a sua limpeza facial caseira sem precisar ir ao consultório e ter ótimos resultados como se tivesse limpado com uma profissional? Esse cuidado é importante, pois ao longo do dia a pele acumula, além da sujeira do ar, oleosidade e células mortas. 

Assim, quando elas não são removidas do jeito adequado, formam cravos, espinhas e miliuns, bolinhas de sebo que cicatrizam e ficam grudadas à pele. Por isso eles devem ser removidos da pele.

Mas, você pode fazer a sua limpeza de pele em casa, tomando os devidos cuidados e seguindo o passo a passo adequado que mostraremos aqui neste post. Continue a leitura!

Aprenda como fazer limpeza de pele em casa

Para conquistar uma pele bem cuidada, basta seguir um passo a passo simples, para aprender  como fazer a limpeza de pele em casa. Mas, cuidado, nem por isso ele deve ser feito de um jeito rápido

Com calma e os devidos produtos, você vai fazer uma limpeza facial excelente, garantindo boa aparência e saúde do rosto impecáveis.

Confira tutorial abaixo: 

1 - Lave o rosto

O primeiro passo que deve ser feito é lavar o rosto. Faça isso com um sabonete neutro e água morna, para começar a preparar a sua pele para as próximas etapas. Nesse momento, massageie sua pele em movimentos circulares, fazendo bastante espuma.

Em seguida, esfregue o rosto por alguns segundos, até que sinta que toda a área está bem ensaboada. Depois, enxágue com água morna e remova todo o sabão, para que ele não atrapalhe o próximo passo.

2 - Abra os poros da pele com vapor de água quente

Agora é a hora de abrir os poros da sua pele, para que a remoção de cravos e sujeira seja bem profunda, fácil e, principalmente, sem dores. Para isso, ferva cerca de meio litro de água em uma panela. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo, senão o vapor ficará muito quente para o seu rosto.

Então, enrole uma toalha na sua cabeça para segurar os cabelos e proteger o couro cabeludo do vapor. Depois, você já pode colocar o rosto logo acima da panela, ou então transferir a água para uma bacia, para vaporizar sua face e abrir os poros. 

Deixe o rosto em cima do vapor por alguns segundos e retire. Repita isso por diversas vezes, até sentir que a sua pele está bem quente. 

3 - Aplique um esfoliante na “zona T”

Agora, com um esfoliante específico para o seu tipo de pele, passe o produto pelo rosto, em movimentos suaves e com calma, em cada área da sua face. A chamada “zona T”, testa, nariz e queixo, deve ser priorizada, pois acumula mais gordura. 

Espalhe o esfoliante pelo rosto e continue passando em movimentos circulares por todo ele. Até você se vê no espelho e confirmar que o esfoliante cobriu toda sua pele.

4 - Remova o esfoliante com água fria

Depois que toda a superfície do seu rosto estiver esfoliada, passe água fria para remover qualquer resíduo do produto. Isso é muito importante para que um produto não atrapalhe a ação do próximo. 

Logo que remover todo o esfoliante com a água, pode secar o rosto com uma toalha macia. Faça isso calmamente sem esfregar a pele, apoiando a toalha no rosto e pressionando aos poucos, para que o tecido “chupe” a água que ficou.

5 - Aplique uma máscara calmante

Com um produto específico de máscara facial ao seu tipo de pele, é hora de espalhá-lo pelo seu rosto para que pegue toda a área. Essa máscara deve também ser feita com calma, espalhando o produto com a ponta dos dedos, sem deixar que algum espaço fique “em branco” ou bolhas de ar se formem.

Uma vez que a máscara estiver pronta, espere o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem. Fique em repouso nesse período da limpeza de pele em casa, para que a substância faça a sua ação correta. Em seguida, remova a máscara com cuidado e veja se não ficou nenhum resíduo.

6 - Passe uma loção de limpeza facial

Agora, para garantir que nenhum produto interfira nas próximas etapas da limpeza de pele em casa, passe uma loção limpante, para que ela retire possíveis gorduras, óleos, aromas e viscosidade do seu rosto. Lembre-se: sempre utilize produtos com procedência e recomendados por dermatologistas.

7 - Hidrate a pele do seu rosto

Feito o passo anterior, agora é a última etapa, que é a de hidratação da sua pele. Use um creme que não a deixe viscosa e nem oleosa. Também, opte por produtos que tenham bom rendimento. Assim, bastam algumas gotas de creme hidratante que ele irá se espalhar com facilidade pela sua pele.

8 - Passe protetor solar

Por fim, se você for sair logo após a sua limpeza de pele em casa, então deverá usar um protetor solar. Esse é o principal cuidado para evitar manchas e marcas na pele, que podem inclusive virar câncer de pele quando não são tratados.

Então, use um protetor que seja compatível com o que a sua pele exige de proteção. Por exemplo, peles muito claras exigem fator 60, enquanto as negras precisam de um índice menor, como 40 ou 30 FPS, que são suficientes para protegê-la dos efeitos nocivos da luz solar.

É importante reforçar que a sua limpeza de pele em casa deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, para garantir que o sebo não se acumule e forme cravos e miliuns. Ademais, caso sua pele seja muito sensível, não é recomendado fazer o tratamento com frequência, pois mesmo com muito cuidado, o seu rosto pode inflamar.

Além disso, pessoas com problemas de acne frequentes no rosto devem buscar ajuda profissional com uma dermatologista, antes de qualquer procedimento. Essas lesões podem piorar com as limpezas faciais em casa, causando cicatrizes aparentes na face, que não saem com o tempo.

Por fim, sempre escolha usar produtos de procedência para cada passo da limpeza de pele em casa. Dessa forma, sua saúde ficará garantida, trazendo como consequência uma ótima aparência para sua beleza do rosto.

Gostou? Quer fazer a limpeza de pele em casa? Conte com os produtos da Pague Menos, para garantir eficácia e segurança nesse procedimento.