Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba como evitar espinhas e cravos no rosto

Descubra várias formas de como evitar espinhas e cravos no rosto, e ganhe mais saúde da pele e autoestima!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba como evitar espinhas e cravos no rosto

Eventualmente cravos e espinhas aparecem na pele do rosto e do corpo. Contudo, quando são frequentes, devem ser vistos por um médico, a fim de tratar desses problemas que podem piorar quando não são cuidados. E há várias formas de como evitar espinhas e cravos, contratempos que têm causas específicas.

Cravos são pontos pretos no rosto ou em outra parte do corpo, que se formam quando o folículo do pelo fica entupido com muita oleosidade. Dessa forma, a pele “não respira” e gera esse ponto escuro. Já as espinhas são pequenas lesões que aparecem assim como os cravos, desde pelo excesso de oleosidade quanto por fatores hormonais, fase da vida e alguns hábitos.

Mas, esses pequenos incômodos que afetam principalmente o rosto e impactam a autoestima têm tratamento adequado. Neste post o Sempre Bem ensina os principais cuidados com a pele para como evitar espinhas e cravos no rosto!

Como evitar espinhas e cravos no rosto?

Quando as espinhas e cravos no rosto são leves, não é preciso buscar o auxílio médico de imediato. Porém, quando se está sofrendo com o problema e ele não para de aumentar, mesmo seguindo cuidados, é fundamental ir a um especialista. Veja a seguir as melhores dicas para evitar os cravos e espinhas.

Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete neutro e fazer exercícios na água em um movimento circular

A primeira forma de evitar espinhas e cravos no rosto, é lavar essa área por, no máximo, duas vezes ao dia. Porém, a lavagem deve ser feita com produtos dermatológicos específicos que diminuem a oleosidade da pele da face.Na falta deles, um sabonete neutro pode ser usado, pois ele não vai irritar a pele e tende a reduzir o excesso de oleosidade da área.

Para evitar que a pele fique irritada, as lavagens devem ser feitas de maneira bastante suave. Com movimentos circulares, os dedos devem passar pela face, espalhando a espuma do sabonete, de parte em parte do rosto.

Testa, nariz, bochechas e queixo devem ser lavados devagar e sem pressão, para que o efeito seja ideal. Para reforçar esse procedimento, a água morna poderá ser usada para ajudar a abrir os poros da pele.

Quem tem cabelos oleosos deve lavá-los com frequência

Quem convive com espinhas e cravos no rosto com frequência, tende a ter problemas de oleosidade excessiva no couro cabeludo também. E esse óleo dos fios podem afetar o rosto, pois, em contato com a pele da face.Então, para evitar que essa oleosidade dos cabelos seja “transferida” para a pele do rosto, é preciso lavá-los com frequência. Usar produtos de boa qualidade, comprovados que não agridem a pele, é essencial.

Beber bastante água

A água funciona em diversos tratamentos de saúde como um elemento vital para que um contratempo seja revertido. E nas formas de como evitar espinhas e cravos, ela também é uma excelente aliada.

Beber muita água melhora a circulação e hidrata a pele. Dois motivos que consequentemente contribuem para reduzir a oleosidade do rosto e hidratar o organismo, evitando o ressecamento, que também prejudica a saúde da pele.

Consumir alimentos ricos em antioxidantes

Alguns alimentos são ideais para evitar espinhas e cravos no rosto. Maçã, morango, mamão e abacaxi são alguns deles. E os elementos responsáveis por combater esses contratempos são os antioxidantes.

Esses componentes são poderosos para melhorar a saúde da pele, fazendo com que novas células nasçam. Um dos problemas que aumenta os cravos e espinhas no rosto é o acúmulo de células mortas na pele, e quando novas não entram no lugar.

Esfoliar a pele do rosto

A esfoliação é um tratamento para pele, que usa produtos para dar mais suavidade a ela, além de retirar as células mortas. Estas que aumentam a chance de os cravos e espinhas aparecerem.

Contudo, esfoliar a pele não deve ser feito com frequência, pois esse procedimento pode trazer consequências negativas. O ideal é fazer o processo, no máximo, uma vez por semana.

Esse procedimento é feito no banho, com o auxílio de uma esponja própria de esfoliação e um creme esfoliante. Para completar o tratamento, um hidratante deve ser usado ao final, para garantir que a pele fique suave e sem inflamações.

Fazer o acompanhamento com especialistas

As causas de cravos e espinhas podem ser tanto genéticas quanto por fatores externos. E, em ambos os casos, é necessária a intervenção médica quando o problema não desaparece e, pior, só aumenta.

Nesse sentido, como evitar espinhas no rosto exige, primeiramente, uma consulta com um médico dermatologista. Ele irá avaliar a saúde da pele, recomendando desde pomadas, cremes e loções a medicamentos orais para tratar do problema.

Também, caso esse mesmo especialista identifique que suas prescrições não surtiram efeito, ele vai buscar a ajuda de outros profissionais. A exemplo do endocrinologista, que vai avaliar a situação hormonal — muito ligada aos casos de espinhas e cravos.

Usar tecidos que não provoquem alergias e inflamações na pele

Como evitar espinhas e cravos exige uma avaliação bastante aprofundada em muitos casos. Desde os mais leves aos graves. E uma das causas comuns desse distúrbio de pele é o uso de roupas que provocam ou retém a oleosidade.

Pode parecer brincadeira, mas alguns tecidos podem irritar a pele e estimular a produção do óleo natural do corpo. Portanto, é preciso “rever todo o armário” em busca dos tipos de tecidos das roupas que se tem o hábito de usar.

Também, nesse momento, esse tópico merece maior atenção. Pois, com o uso de máscaras no rosto por conta da pandemia do novo coronavírus, vários tipos de tecidos ficam em contato com a pele por muito tempo.

Assim, use tecidos leves e de preferência que sejam 100% de algodão, evitando ou mesmo descartando malhas sintéticas. Aproveite isso e doe roupas com as malhas que prejudicam a sua saúde.

Usar produtos adequados para o rosto e tipo de pele

Muitas das espinhas e cravos que aparecem no rosto surgem por causa do uso de produtos inadequados para o tipo de pele. A exemplo de cremes e filtros solares, que aumentam a oleosidade da pele.

Portanto, é ideal que se escolha sempre produtos que sejam adequados ao tipo de pele — oleosa, seca ou mista. E ainda, desprovidos de componentes químicos que podem provocar o aparecimento de cravos e espinhas.

Praticar uma dieta redutora de espinhas e cravos

Além dos alimentos com propriedades antioxidantes, também há outras comidas que devem ser incluídas no seu cardápio, como formas de evitar espinhas e cravos.

Peixes, castanhas e sementes como castanha-do-pará, noz, linhaça e chia, podem ser consumidas como forma de evitar cravos e espinhas. Tais comidas são ricas em ômega-3, um componente que ajuda a diminuir a oleosidade da pele.

Manter a pele hidratada

Hidratar a pele para além de beber muita água, é necessário. Dessa maneira, busque seguir a recomendação de usar produtos adequados para o tipo de pele, e escolha loções e cremes hidratantes que contribuam para a saúde do rosto.

Não dormir de maquiagem

Essa é uma regra máxima para mulheres que precisam ou gostam de usar maquiagem, com frequência. Os químicos que estão nos produtos de maquiar podem provocar ou agravar a situação de espinhas e cravos na pele.

Portanto, antes de dormir, é necessário que se aplique um creme demaquilante, encontrado em farmácias como a Pague Menos, e depois usar um sabonete livre de óleo, para remover toda a maquiagem. Se possível, passar um hidratante indicado para a noite no rosto, é ideal para que a pele seja preservada.

Todos esses procedimentos para os cuidados com a pele do rosto também valem para outras partes do corpo. Afinal, as espinhas e cravos podem aparecer em outras áreas e interferir na saúde.

Dessa maneira, aproveite as mesmas dicas: use somente produtos adequados e indicados por médicos especialistas na saúde da pele. Adotando uma rotina de cuidados que envolva essa e outras práticas é a fórmula de como evitar espinhas e cravos.

Alguns medicamentos orais, pomadas e cremes para a saúde da pele podem ser manipulados de acordo com a necessidade do tratamento dermatológico. Aproveite e conheça a farmácia de manipulação Pague Menos!