Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele Oleosa? Aprenda como lidar com a oleosidade

30 jun 2019

30 jun 2019

Pele oleosa é sempre um tema que gera dúvidas, principalmente quando o assunto é hidratação. Muitas pessoas não hidratam o rosto, porque acham que vai piorar o estado de oleosidade, mas isso não está totalmente correto. Ficou com dúvida? Então, se liga aqui!

Hidratação do rosto

Conforme a dermatologista Patrícia Brasil, a hidratação vai reequilibrar o ambiente da pele, tanto a flora de bactérias como o equilíbrio dos nutrientes.

“A única coisa que eu nunca me preocupei realmente foi hidratar o rosto, porque o hidratante já é oleoso e a pele também, e eu temo que vai aumentar mais ainda a oleosidade”, conta a bancária Elisângela Santos.

Dizer que a hidratação é algo pegajoso e que piora a oleosidade da pele é um mito, porque a indústria evoluiu muito, principalmente a farmacêutica, que envolve a parte da cosmética.

“É necessário hidratar sempre, mesmo tendo uma pele oleosa ou seca. Existem muitos hidratantes para a pele oleosa e a ideia do hidratante oleoso não existe mais”, afirma a dermatologista.

Leia também (Como escolher protetor solar para pele oleosa)

Como escolher hidratante para pele oleosa

São tantas opções de produtos no mercado que a gente acaba ficando em dúvida. De acordo com a especialista, a escolha do produto depende da presença de componentes, como sulfato de zinco e ácido salicílico que são substâncias seborreguladoras.

Em relação à textura, o hidratante para a pele oleosa precisa ser sérum ou gel, porque eles são mais secos e absorvem mais rápido. Não se deve usar em forma de creme e pomada, pois a pele vai ficar mais oleosa.

Confira o artigo (Erros que prejudicam a saúde e beleza da pele)

Maquiagem

A bancária conta que utiliza a base para pele oleosa, pois ela deixa a pele mais seca. “Existem muitos pós e bases que fazem essa função de controlar brilho e oleosidade da pele. Sempre que usar, lembre-se de retirar antes de dormir para evitar a obstrução dos poros”, ressalta Patrícia.

Para retirar a maquiagem de forma correta, é importante usar substâncias adequadas, como água micelar, demaquilante, entre outros. Quem tem pele oleosa deve lavar duas vezes ao dia com o sabonete próprio para sua pele, passar hidratante e um protetor solar específico para o seu tipo.

Lavagem do cabelo oleoso

Cabelo também é outra coisa que gera bastante dúvida principalmente em relação à lavagem. “O ideal é lavar dia sim, dia não. A lavagem do couro cabeludo deve ser feita com um shampoo específico para oleosidade à base de substâncias seborrreguladoras”, aborda Patrícia.

Hoje, o mercado oferece vários shampoos que controlam a oleosidade. Alguns até com substâncias que vão tratar fungos, porque o cabelo oleoso gera a dermatite seborreica que faz a caspa. E no fio, pode usar shampoo de tratamento.

Hidratação capilar

O cabelo também precisa de hidratação. Existem ampolas reequilibrantes para o pH e toda a flora do cabelo, melhorando a oleosidade. “O cabelo oleoso deve ser hidratado com uma substância ou produto adequado para ele, principalmente sem silicone. O ideal é um produto à base de ceramidas”, explica a dermatologista.

Gravidez x Oleosidade

Na gravidez, Elisângela percebeu que a oleosidade tanto do couro cabeludo quanto do rosto diminuíram muito. Além disso, acnes, cravos e queda de cabelo também reduziram.

Patrícia Brasil salienta que durante a gravidez, os hormônios podem controlar um pouco a oleosidade da pele. Existe um desequilíbrio hormonal e, nesse período, as glândulas ficam menos responsivas e produzem menos óleo. Depois da gestação, os hormônios normalizam e volta tudo o que era antes.

É possível controlar a oleosidade da pele e do cabelo. Existem vários tratamentos e você consegue ter uma pele e cabelo maravilhosos, mesmo sendo oleosos.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 30 de junho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra