Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Benefícios da autoestima para a saúde

Você já experimentou o poder da autoestima e do amor-próprio? Além de fazer muito bem pra saúde, eles estimulam nosso autocuidado e nos impulsionam para agirmos como protagonistas da nossa própria história. Inspire-se com esta matéria!

A forma de encarar a vida é decisiva para ter uma vida plena

Olhar para nós com mais cuidado e procurar fazer o que nos deixa bem desenvolve o nosso próprio bem-estar - tanto físico, quanto mental. Os momentos de tristeza chegam para todos, mas a diferença está, justamente, na busca por soluções.

Benefícios da autoestima: caso de superação

A paratleta e modelo Fah Fonseca nasceu com uma má-formação e depende de uma cadeira de rodas para se locomover.

O que para muitos seria um fator limitante, para ela foi motivo de superação: "Tenho 13 anos de esporte e mais de 200 medalhas. Além disso, sou 24 vezes recordista brasileira e consegui realizar o sonho das paraolimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Agora, estou lutando para brilhar em Tokyo", diz confiante.

Quando perguntada sobre a maior lição que aprendeu, Fah é enfática: "Cada medalha me mostra que eu não preciso ser empurrada para conquistá-las. Tenho o meu próprio mérito!".

A paixão pelo esporte nasceu em um centro de reabilitação. "Aos 19 anos, conheci o basquete e depois me apaixonei por corrida de rua".

A psicóloga Kariliny Martins explica que é muito importante se olhar com amor e compaixão. "A aceitação fez com que Fah se enxergasse como atleta. Autocuidado é perceber a nossa beleza, potencialidade e o nosso valor".

A paratleta concorda: "Percebi que me cuidando eu estava valorizando o que tenho por dentro, afinal, não é sobre como as pessoas me veem, mas como eu me sinto".

Fah não cuida apenas do corpo. Ela exibe, orgulhosa, todo o arsenal de maquiagem e cosméticos. "Ser modelo me trouxe uma nova perspectiva. Achava que o mundo fosse só daqueles que não eram deficientes", desabafa.

A primeira dica para se aceitar, segundo ela, é cercar-se de pessoas queridas e encarar a vida de frente. "Se não for perfeito, vai ser do jeito que dá para ser. Todos nós encontramos uma forma de realizar os nossos sonhos".

A chave para a autoestima é o amor próprio

Com apenas 1,17m, a designer de moda Maria Moreira, de 28 anos, conta que é bem-resolvida: "Não sou diferente de ninguém... Apenas não tenho a mesma altura que qualquer outra pessoa. Nasci com um tipo raro de nanismo e muitos sentem pena, mas sempre digo que não precisa, afinal, eu nunca quis ser igual a ninguém... Esse é o meu padrão de beleza."

A designer de moda conta, ainda, que a paixão por cavalos trouxe paz, equilíbrio e liberdade. "Quando monto, eu sinto que posso tudo, assim como dirigir o meu carro". O segredo da superação? Ela responde sem hesitar: "Coragem. Tentar ser feliz do jeito que puder e encarar os nossos medos".

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola