Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Protetor solar físico e químico: qual a diferença?

Você já se perguntou qual a diferença entre protetor solar físico e químico? Entenda aqui!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Protetor solar físico e químico: qual a diferença?

A proteção solar é uma das principais recomendações dos dermatologistas em relação ao cuidado com a pele. Isso porque esses produtos ajudam a prevenir os danos causados pelos raios UVA e UVB, diminuindo as chances de ocorrência de doenças e contribuindo para retardar o envelhecimento.

Mas, você já se perguntou qual a diferença entre protetor solar físico e químico? Embora tenham finalidades semelhantes, os produtos se adequam a propósitos distintos. Por isso, preparamos este conteúdo sobre suas especificidades e como escolher a melhor opção. Boa leitura!

Protetor solar físico

Os protetores solares físicos têm ganhado cada vez mais adeptos e chamam a atenção por conta de sua forma de atuação. Esses produtos criam uma espécie de barreira na pele, que reflete os raios ultravioleta, impedindo sua absorção.

Eles também são conhecidos como protetores inorgânicos ou minerais, devido às moléculas utilizadas em sua composição, geralmente o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Ao contrário dos filtros químicos, os físicos têm atuação imediata após a aplicação.

Os filtros solares físicos criam uma barreira que não permite que a radiação ultravioleta seja absorvida pela pele.

Protetor solar químico

Os protetores solares do tipo químico, por sua vez, são mais populares pela maior oferta no mercado. As moléculas presentes em sua composição absorvem os raios solares, tornando-os radiação de baixa energia, sem capacidade de penetrar na pele e causar prejuízos.

Após a aplicação, as substâncias do produto precisam ser absorvidas pela pele, por isso, sua ação não é imediata. De modo geral, a atuação tem início após vinte minutos.

Por conta da absorção, os protetores químicos são menos visíveis na pele do que os físicos. No entanto, eles precisam ser reaplicados com maior frequência, pois fazem efeito por menos tempo.

Qual escolher?

Atualmente, há inúmeras opções de protetor solar. Escolher qual produto atende melhor às suas necessidades, então, dependerá de vários fatores. Confira alguns deles a seguir!

As alergias são um ponto importante na hora de optar por um filtro solar. As substâncias presentes nos protetores químicos podem cair na corrente sanguínea, por conta de sua absorção pela pele. Caso alguma delas seja um alérgeno para o indivíduo, pode gerar crises de hipersensibilidade e irritação.

Por isso, se esse for o seu caso, o ideal é optar pelos protetores físicos, que não são absorvidos pela pele, são compostos por substâncias minerais e hipoalergênicas.

Nesse mesmo sentido, os filtros físicos normalmente são os mais indicados durante a gestação. Isso porque a gravidez gera uma série de alterações hormonais, que podem desencadear reações às substâncias presentes nos protetores químicos.

Os protetores solares do tipo físico são os mais recomendados durante a gestação.

Os protetores físicos também podem ser uma boa possibilidade para crianças, já que apresentam maior estabilidade e precisam ser reaplicados menos vezes do que os químicos.

Apesar disso, no quesito estética, os filtros solares químicos se destacam. Por serem absorvidos pela pele, eles são menos aparentes que os físicos, que deixam uma camada esbranquiçada.

Outros aspectos muito significativos na hora de escolher os produtos são se certificar se a proteção é de amplo espectro, isto é, atua contra os raios UVA e UVB, além do Fator de Proteção Solar (FPS), índice que mede a eficácia fotoprotetora dos filtros.

Para uma recomendação específica do tipo de protetor solar mais indicado para você, é necessária a consulta ao dermatologista. O profissional irá realizar uma avaliação do tipo de pele e de suas necessidades, orientando qual produto é mais adequado a elas.

Importância da proteção contra os raios solares

Como citado anteriormente, a proteção solar é fundamental para a prevenção de doenças, como o câncer de pele, e do envelhecimento precoce. Além disso, é um cuidado que ajuda a manter o maior órgão do corpo humano hidratado e pode contribuir para a redução das manchas.

Além disso, alguns produtos podem colaborar para o controle da oleosidade da pele e evitar o desenvolvimento de uma condição chamada de acne solar, caracterizada pelo aparecimento de bolinhas vermelhas nas áreas do corpo expostas ao sol, principalmente o rosto.

O uso do protetor solar para o rosto é importante para prevenir manchas e a acne solar.

Como você pôde observar, os protetores físicos e químicos possuem diferenças significativas em seus modos de atuação, mas são ótimos aliados para garantir a prevenção contra os danos causados pelos raios ultravioleta.

Para complementar a segurança contra os efeitos do sol, é possível contar ainda com os protetores em cápsula, que agem de dentro para fora, auxiliando o organismo a amenizar os impactos causados pela radiação.

A Farmácia de Manipulação da Pague Menos, que trabalha com as melhores matérias-primas, realiza a formulação desse tipo de produto. Para solicitar sua fórmula, clique no banner abaixo!