Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados com o cabelo: truques e produtos para cada tipo

Lavar da forma certa, secar corretamente, proteger de ações externas. Confira os principais cuidados com o cabelo e tenha fios mais bonitos!

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cuidados com o cabelo: truques e produtos para cada tipo

Os cuidados com o cabelo são essenciais para deixá-los mais bonitos e, principalmente, mais fortes e saudáveis.

Respeitar o seu tipo de cabelo e dar aos fios o que eles precisam é o primeiro passo desse processo. Afinal, é bem importante ter em mente que cada um tem a sua própria necessidade, sendo essencial utilizar os produtos certos para supri-las e conquistar bons resultados.

Podemos separar os cabelos em, basicamente, 4 tipos, que são os cabelos oleosos, mistos, normais e secos. Isso sem falar das texturas, que são divididas em , ondulados, cacheados e crespos.

Mas sabia que, independentemente de como sejam as suas madeixas, há cuidados que são comuns a todos os tipos?

Neste artigo você verá quais são as dicas gerais e específicas para o seu tipo de cabelo. Confira tudo isso e consiga, em casa, fios tão bonitos quanto os conquistados quando vamos ao salão de beleza!

Quais são os principais cuidados com o cabelo?

Os principais cuidados com o cabelo que vamos descrever agora são comuns, necessários e muito indicados a todos os tipos de fios e texturas. Veja a seguir:

lavar da maneira certa;
secar adequadamente;
pentear corretamente;
manter um bom corte;
manter a hidratação;
proteger os fios de ações externas;
cuidar do couro cabeludo;
evitar excesso de processos químicos;
usar produtos de qualidade;
se alimentar de forma saudável.

Lavar da maneira certa

O primeiro na lista de cuidados com o cabelo é lavar os fios da maneira certa, mantendo um cronograma capilar. Mas, qual seria a forma mais adequada?

Tudo começa acertando a temperatura da água. O ideal é que você os lave com água morna ou fria. O motivo é que a temperatura muito quente danifica os fios e deixa as cutículas abertas, acentuando problemas como o e dando uma aparência ressecada ao cabelo.

Além disso, é preciso seguir a ordem correta de aplicação dos produtos, que é xampu, máscara e, por fim, o condicionador. E, não se esqueça também de seguir o tempo de pausa e a forma de aplicação indicados pelo fabricante, isso também contribuiu para a obtenção de bons resultados. Uma dica interessante é realizar tratamentos de reconstrução capilar ou umectação se o seu cabelo está danificado.

Para finalizar, é fundamental enxaguar abundantemente os fios. Deixar resíduos de produtos nos fios pode deixá-los com aspecto pesado, bem como contribuir para o surgimento de caspas e até potencializar a .

Secar adequadamente

O mais indicado é deixar os fios secarem naturalmente. No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível, o que nos leva a utilizar o secador e, muitas vezes, a chapinha para finalizar.

Mas como o objetivo aqui é lhe ajudar a ter ainda mais cuidados, a dica é, quando for preciso usar o secador, aplique protetores térmicos nos fios para reduzir os possíveis danos. Antes dessa etapa, procure tirar o excesso de água do cabelo utilizando uma toalha macia ou uma camiseta velha de algodão.

Evite esfregar o cabelo ou deixá-los muito tempo enrolados na toalha ou na camiseta. Isso tende a deixar os fios elásticos, contribuindo bastante para a quebra.

Pentear corretamente

Pentear corretamente também faz parte da lista de cuidados com o cabelo, sabia? Por isso, para ter fios bonitos e saudáveis, sempre procure começar a escovação pelas pontas e vá subindo aos poucos.

Esse processo é bem importante para evitar a quebra dos fios, especialmente se estiverem muito embaraçados.

Apesar de ser um cuidado válido para qualquer tipo de cabelo, é bem importante destacar que os não devem ser penteados secos. Se esse é o seu tipo, aplique um pouco de leave-in e dê preferência para pentes com dentes largos.

Manter um bom corte

Mesmo para quem busca o efeito “Rapunzel”, manter o corte em dia é essencial para ter cabelos bonitos e saudáveis.

Não precisa ser um corte radical, mas só de acertar as pontas e tirar as temidas pontas duplas você já dá mais vitalidade e resolve diversos problemas, como pontas ralas ou duplas, distribuição de volume inadequada, entre outros.

Manter a hidratação

A hidratação é fundamental para reter a quantidade certa de água nos fios. É isso que dá às madeixas brilho e um aspecto mais bonito. A hidratação é um processo muito importante, principalmente para cuidar de cabelos loiros.

Ainda que os seus fios sejam oleosos, esse processo é bastante indicado e deve fazer parte dos seus cuidados com o cabelo, bastando apenas utilizar os produtos certos.

E nem precisamos falar o quanto a é essencial para a saúde e boa aparência dos cabelos secos, não é?

Proteger os fios de ações externas

Os cabelos sofrem com a ação nociva dos raios solares tanto quanto a pele. Por isso, é essencial que o uso de produtos para reduzir esse efeito faça parte da sua lista de cuidados.

Óleos e leave-ins com filtro UV na composição são bastante indicados para evitar que o sol resseque os seus fios. Para outras situações como poeira e vento, fazer um coque, ou proteger as madeixas com chapéus e bonés também ajuda na proteção.

Cuidar do couro cabeludo

E não há como ter e fortes se o couro cabeludo não estiver saudável. O descuido com essa parte do seu corpo pode resultar em problemas como , descamação, excesso de oleosidade, queda de cabelo e muitos outros.

As nossas dicas de cuidado com o couro cabeludo são:

evitar lavar a região com água muito quente;
tirar todo o produto aplicado;
lavar com movimentos circulares e suaves, evitando esfregar com força ou mesmo utilizar as unhas.

Evitar excesso de processos químicos

Muitas pessoas estão passando pela e assumindo os seus cabelos como eles são naturalmente.

Mas se esse não for o seu caso, sem problemas! O importante é que se sinta bem com os seus cabelos e que a sua autoestima não seja comprometida. Gosta de pintar o cabelo em casa? Então muito cuidado. Se você passa por processos químicos, sejam eles alisamentos, tonalizantes, ou outros, a nossa dica é tentar esperar um pouco entre um procedimento e outro.

A ideia é dar um tempo para os seus fios “respirarem” e se recuperarem da química aplicada. Entre um intervalo e outro, é importante fazer bons tratamentos para recuperar adequadamente o seu cabelo.

Usar produtos de qualidade

Obviamente, o uso de produtos de qualidade é essencial no processo de cuidados com o cabelo.

Além de buscar boas marcas, é preciso se atentar também aos componentes de cada item que irá utilizar, relacionando-os ao seu tipo de cabelo. Por exemplo, fios fracos se beneficiam com produtos à base de queratina e biotina. Isso porque a queratina promove mais elasticidade, resistência e impermeabilidade aos fios. Já a biotina evita a quebra e favorece o crescimento.

Outro exemplo é o Minoxodril para homens e produtos com óleo de coco e colágeno, ideias para quem tem cabelos cacheados e/ou crespos, pois ajudam a reter a água, deixando-os mais hidratados.

A vitamina E e o Ômega 6, por sua vez, ajudam a restaurar fios que foram muito expostos às ações externas do sol, piscina e ar.

Se alimentar de forma saudável

E por fim, manter uma é essencial. O consumo certo de vitaminas e nutrientes pode ser visto na saúde dos seus fios, sendo um cuidado com a sua beleza de dentro para fora.

A vitamina A, por exemplo, presente em alimentos como a cenoura, manga, mamão e espinafre, ajudam a nutrir as células que compõem o couro cabeludo. Já os ricos em ferro, como o espinafre, nutrem os folículos capilares, fortalecem a raiz e colaboram com o crescimento saudável.

Quais cuidados com o cabelo de acordo com o tipo de fio?

E como citamos no início deste artigo, além dos cuidados válidos para todos os tipos de cabelo, há alguns que são bastante específicos. Confira quais são e conquiste madeixas ainda mais bonitas!

Cabelo normal

Os cabelos normais podem ser lavados de 2 a 3 vezes por semana. Para deixar os fios saudáveis e bem apresentados, aposte em xampus com boa ação de limpeza e não tema a hidratação.

Devido à característica de normalidade, ou seja, nem excesso, nem falta de oleosidade, muitas pessoas com esse tipo de cabelo tendem a ignorar essa etapa do cuidado. Porém, esses fios também pedem a aplicação de condicionadores e máscaras.

Cabelo oleoso

Para manter a oleosidade controlada, o uso de xampu antioleosidade é primordial para esse tipo de cabelo. Somado a isso, fazer uma esfoliação capilar uma vez por semana também traz excelentes resultados.

E uma dica extra: evite passar a mão no cabelo muitas vezes, isso ajuda a aumentar a produção de óleo e comprometer a aparência dos fios.

Cabelo misto

Cabelos mistos

Uma forma de manter a boa aparência desse tipo de cabelo é lavar os fios um dia sim, um dia não.

Cabelo seco

A dica de ouro para os cabelos secos é lavar com água fria para fechar as cutículas e evitar o tão temido efeito frizz que potencializa o aspecto ressecado.

De mãos dadas a esse cuidado está a hidratação, pelo menos duas vezes na semana, e o uso de xampus suaves sem sulfatos em sua composição.

E, considerando a , que foi o primeiro cuidado com o cabelo que citamos nesta lista, nossa última dica é que você leia o artigo: “”.

Isso vai ajudar para que as suas madeixas fiquem lindas, saudáveis e com aparência de quem acabou de sair do salão de beleza!