Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como montar o seu cronograma capilar? Dicas, produtos e rotina

Criar um cronograma capilar é importante para manter a rotina de cuidados, com produtos que deixam os cabelos saudáveis e bem nutridos.


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como montar o seu cronograma capilar? Dicas, produtos e rotina

A criação de um cronograma capilar estabelece uma rotina de cuidados, deixando os cabelos sempre saudáveis. Por exposição a agentes nocivos ou uso de produtos inadequados, os fios sofrem e precisam ser revigorados.

Entre hidratação, nutrição e reconstrução, existem diversas maneiras de cuidar das madeixas. Para cada tipo de cabelo – danificado, ressecado, pouco sedoso, oleoso, fraco e quebradiço – com o procedimento certo é possível recuperar a beleza dos fios.

Neste post você vai saber o que é um cronograma capilar e quais os benefícios dessa prática. Continue lendo e veja o passo a passo para montar seu cronograma de acordo com o tipo de cabelo e o estado em que os fios se encontram no momento!

O que é um cronograma capilar?

Dividido em 3 princípios básicos, hidratar, nutrir e reconstruir, o cronograma capilar pode ser definido como uma rotina de cuidados que considera as necessidades dos fios – é preciso entender o quanto eles estão danificados e carentes de vitaminas.

O principal objetivo é o tratamento para recuperar o viço e a saúde dos cabelos. Na hidratação o intuito é repor a água perdida dos fios, enquanto a nutrição se encarrega de reposição de lipídios – óleos e gorduras – e, por fim, a reconstrução contribui para a devolução da massa capilar, das principais substâncias perdidas.

Indicado para todos os tipos de cabelo, o cronograma capilar não depende da textura ou curvatura dos fios, considerando que os agentes externos podem atingir em qualquer estrutura.

Quais os benefícios de ter uma rotina de cuidados com os cabelos?

Com o cronograma, em cerca de um mês já é possível detectar as mudanças e perceber a recuperação dos fios. Entre hidratações, nutrições e reconstruções, com uma ação contínua aos poucos a saúde dos cabelos pode ser recuperada.

Não importa se são lisos, cacheados, crespos ou afro, todos que recebem algum tipo de hidratação serão beneficiados. Sendo assim, tanto os cabelos secos, quanto os oleosos precisam de equilíbrio e é aí que o cronograma capilar pode ser favorável.

Os cacheados, por exemplo, dificultam a jornada da oleosidade da raiz às pontas, carecendo de nutrição suplementar. Por outro lado, o cabelo liso oleoso, precisa conter os excessos para não transmitir um aspecto de sebo.

Quem passa pela transição capilar, usa muita chapinha ou é adepto dos procedimentos químicos como tinturas, alisamentos e progressivas, também terá excelentes resultados com adoção do cronograma.

Um cabelo bonito e bem cuidado é alvo de elogios, o que levanta a autoestima e faz com que as pessoas se sintam mais bonitas e saudáveis. Por isso, vale a pena investir em um cronograma que ajude a chegar nesse nível de beleza.

Como montar um cronograma capilar?

A disciplina é um dos pontos mais importantes para o sucesso do cronograma, ou seja, ao definir as etapas de cuidados é essencial cumpri-las. A nutrição terá maior efeito em um cabelo bem hidratado e assim por diante.

Cada uma das etapas se propõe a uma solução, observando as especificidades do que danificou os fios. Estamos falando de fatores como coloração e descoloração, poluição, cloro da água, raios solares, uso demasiado de secadores e chapinhas.

Portanto, se você deseja ter cabelos sedosos, brilhantes e despertar olhares de admiração, veja o passo a passo de como montar o seu cronograma capilar em três etapas e o que fazer em cada uma delas!

Hidratação

O mais popular dos tratamentos capilares, a hidratação é uma alternativa fácil, prática e, na maioria das vezes, barata. Sua função principal é devolver aos cabelos a água e os nutrientes perdidos no dia a dia.

Ao hidratar o cabelo, o aspecto de ressecamento dará lugar a fios mais brilhantes e sedosos. No geral são usados ativos como D-pantenol, glicerina e vitaminas, além de hidratantes naturais como a conhecida aloe vera ou popularmente, babosa.

Outros elementos como manteiga de oliva, óleo de coco extravirgem e aminoácidos funcionais são essenciais no processo de hidratação dos cabelos.

Nutrição

A próxima etapa, de nutrição, ajuda na reposição dos óleos protetores dos fios. Com a exposição a agentes externos que agridem e danificam os cabelos, esse passo ajuda a manter as cutículas seladas e os fios alinhados e bem hidratados.

Nessa fase são usados ativos como proteína do ovo, manteiga de karité, manteiga de murumuru e óleos diversos – de coco, de argan, de rícino, de manga, de girassol e abacate. São produtos que contêm vitaminas A, C, E, B1, B2, B5, ácidos graxos, vitaminas do Complexo B, antioxidante, flavonoides. Sozinhos talvez não alcançassem êxito, mas juntos, provocam verdadeira revolução capilar.

Como os cabelos crespos e cacheados são mais suscetíveis ao ressecamento devido ao problema de baixa oleosidade nas pontas, a nutrição tem um papel essencial ao repor os lipídios, para reduzir ou até eliminar o aspecto de ressecamento.

As gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo tem a missão de servir de camada protetora dos fios dando maior maciez e brilho. Por isso, a nutrição é garantia de proteção e hidratação do cabelo.

Existem três formas de fazer a nutrição:

  • máscaras para nutrição
  • umectação com óleo vegetal
  • umectação noturna

A umectação, por sinal, é um banho concentrado de óleo vegetal aplicado nos cabelos, para nutrição profunda, reposição da oleosidade e recuperação dos fios abalados pelos diversos fatores já citados – cabelos cacheados, crespos, muito crespos ou em transição agradecem esse tratamento.

Reconstrução

A reconstrução ajuda a restaurar a fibra dos fios e repor as proteínas essenciais, como a queratina, e os aminoácidos, por exemplo a creatina, arginina e cisteína. Quando aplicada, ela corrige os problemas de fios quebradiços, opacos, finos e porosos.

Produzida pelo corpo humano e responsável por cerca de 90% da constituição do fio capilar, a queratina é a proteína rica em aminoácidos que atua para que a fibra tenha força, elasticidade e resistência.

Dentro do cronograma, essa é a etapa mais forte e poderosa, a julgar pelo impacto de restauração da fibra capilar. Por isso, somente deve ser aplicada em cabelos que realmente estejam danificados e que necessitem recuperar a massa capilar perdida.

Qual a duração de um cronograma capilar?

De início, o cronograma capilar pode funcionar em um ciclo de quatro semanas – dentro desse mês é possível perceber como o cabelo reage à cada etapa. Esse tempo pode ou não ser o suficiente para que os cabelos sejam totalmente recuperados.

Tudo dependerá de como os fios reagem, por isso, é importante analisar os resultados, identificando em qual etapa os efeitos foram mais significativos para alterar ou intensificar o cronograma.

O comportamento do cabelo e de quem se propõem a cuidados intensivos são essenciais para um cronograma capilar bem-sucedido. Basta incorporar as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução à rotina da semana.

Assim como a pele e os dentes, por exemplo, os cabelos bem cuidados transmitem qualidade de vida e saúde. É importante que a imagem, por completo, seja luminosa e impactante, começando pelos cabelos sedosos e brilhantes.

Criamos uma tabelinha para facilitar a adoção do seu cronograma capilar. Basta seguir as orientações, escolher os produtos mais adequados de acordo com cada etapa e fazer as aplicações regularmente. Anote!

1ª semana 

  • hidratação;
  • nutrição;
  • hidratação

2ª semana 

  • nutrição;
  • hidratação;
  • reconstrução.

3ª semana 

  • hidratação;
  • nutrição;
  • hidratação.

4ª semana 

  • nutrição;
  • hidratação;
  • reconstrução.

Como saber se seus cabelos precisam de um cronograma capilar?

Faça o teste de porosidade! Só assim é possível entender como seu cabelo está no momento e quais produtos serão necessários. Se os fios estiverem ressecados, apresentando pouco brilho, movimento limitado e aspereza no toque – a hidratação é o melhor caminho para resolver o problema.

Já se estiverem arrepiados e se embaraçando com facilidade é sinal de que faltam lipídios suficientes, sendo necessária a nutrição para repor essa perda. A reconstrução será mais eficaz em cabelos que passaram por procedimentos químicos recentes e que por algum motivo danificaram os fios.

Um teste simples, rápido e infalível é o fio de cabelo em um copo com água. Veja como funciona:

Encha um copo transparente com água filtrada e coloque dentro dele um fio de cabelo, observando seu comportamento.

  • se boiar, os cabelos precisam de hidratação;
  • se não boiar ou afundar, ou seja, se manter pelo meio, os cabelos devem passar pela nutrição;
  • se afundar, certamente os fios carecem de uma reconstrução imediata.

Esses são resultados que indicam como o cronograma capilar deve ser montado levando em conta a aparência e real situação dos fios. Assim, você age rápido e evita maiores danos não só aos cabelos, mas à massa capilar como um todo.

Gostou do post? Que tal aproveitar para conhecer a Pague Menos e as diversas categorias disponíveis na página com produtos específicos e de qualidade, para cuidados da saúde geral!