Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Hidratação para cabelos secos: 7 dicas para ter fios macios e saudáveis

Temperatura certa da água, pouco xampu, cremes, séruns e mais. Confira dicas de hidratação para cabelos secos e deixe os seus fios muito mais bonitos!

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Hidratação para cabelos secos: 7 dicas para ter fios macios e saudáveis

O processo de hidratação para cabelos secos pode ser um grande desafio para mulheres que têm essa característica de fios. Se esse também é o seu problema, temos uma boa notícia! É possível, sim, manter os seus fios saudáveis, bonitos e alinhados, mesmo sem ir ao salão de cabeleireiro.

Os cabelos secos possuem pouca oleosidade natural, o que dá aos fios uma aparência seca, volumosa, com pouco brilho, além da falta de sedosidade e do temido efeito frizz.

Isso acontece devido a questões hereditárias, ou pode ficar dessa forma com o passar do tempo, especialmente com o uso excessivo de químicas, exposição a processos de calor intenso como secador, chapinha e até o próprio verão entre outros fatores.

Assim, a hidratação para cabelos secos ajuda a trazer umidade aos fios, dando um aspecto de bem cuidado e forte.

Neste artigo, você vai conferir dicas de como fazer hidratação para cabelo seco e a importância de utilizar os produtos certos para esse tipo de fio. Confira!

7 dicas de hidratação para cabelos secos

Quem busca soluções de hidratação para cabelos secos, pode seguir estas dicas: 

atente-se à temperatura da água;
use shampoo em pouca quantidade;
aplique cremes e máscaras de hidratação;
utilize séruns;
faça uma selagem capilar;
realize um botox capilar;
mantenha a frequência nas hidratações.

Detalhamos cada uma delas abaixo, confira!

1. Atente-se à temperatura da água

O primeiro cuidado que se deve ter com a hidratação para cabelos secos é não lavá-los com água quente. Isso porque temperaturas elevadas abrem a cutícula dos fios e deixam o problema ainda mais evidente. 

Por outro lado, água morna ou fria fazem o processo inverso e, com as cutículas fechadas, os fios ganham uma aparência muito mais bonita e ficam menos expostos.

Porém, caso você não consiga tomar banho com a água em temperaturas mais baixas, a dica é fazer o último enxágue dos fios com água fria, a fim de conquistar o efeito que acabamos de citar.

2. Use shampoo em pouca quantidade

Excesso de shampoo é outro grande vilão da hidratação para cabelos secos. 

É importante ter em mente que um dos papéis desse produto é remover a oleosidade, característica que já não é encontrada nesse tipo de fio. Por isso, quanto mais utilizá-lo, mais seco ficará o seu cabelo.

Por isso, a dica é usá-lo apenas no couro cabeludo, em quantidade suficiente para higienizar essa área e lavar o comprimento do cabelo com a espuma formada. Isso vai bastar para promover a limpeza dos fios e não deixá-los com aspecto seco.

3. Aplique cremes e máscaras de hidratação

Cremes e máscaras de hidratação são produtos importantíssimos nesse processo. Muitos, inclusive, têm ação instantânea e podem ser usados durante o banho, facilitando o processo de aplicação e precisando de apenas alguns minutos para fazerem efeito.

Lembre-se que a ordem correta para lavar os cabelos é primeiro aplicar o shampoo, depois creme ou máscara e, por último, o condicionador. Seguir essa ordem é necessária, pois os dois primeiros abrem a cutícula dos fios, e o último fecha, mantendo o efeito dos cremes por mais tempo.

4. Utilize séruns

Séruns são concentrados de óleos e vitaminas que podem ser aplicados tanto nos fios secos quanto molhados. 

Na hidratação para cabelos secos, esse tipo de produto ajuda a potencializar o efeito das máscaras. Além disso, protege os fios do calor do secador e da chapinha, podendo ser utilizado antes e depois.

5. Faça uma selagem capilar

A selagem capilar é uma técnica de hidratação profunda. Como o próprio nome sugere, ela sela os fios e, com isso, mantém os produtos aplicados dentro das cutículas.

Logo, o resultado esperado com a selagem capilar é um cabelo mais hidratado, livre de frizz, com volume reduzido, e aspecto muito mais macio e saudável.

6. Realize um botox capilar

O processo de hidratação para cabelos secos feito com botox capilar promove efeitos semelhantes à técnica anterior.

Como os produtos utilizados são ricos em vitaminas e proteínas, os fios ficam muito mais nutridos, hidratados, alinhados e com brilho. Desse modo, evita também as quedas excessivas. 

7. Mantenha a frequência nas hidratações

Por fim, é fundamental manter a frequência das hidratações, seja qual for a solução que você escolher. Para isso, um cronograma capilar pode ajudar você com isso, estabelecendo uma rotina de cuidados com o cabelo que vai ajudar a mantê-lo mais bonito e saudável.

Logo, um cronograma é composto pelos seguintes passos:

hidratação;
nutrição;
reconstrução.

A importância de usar os produtos certos para o seu tipo de cabelo

Conseguir uma boa hidratação para cabelos secos também tem relação com os produtos escolhidos.

É fundamental utilizar somente aqueles que são desenvolvidos para o seu tipo de fio. O motivo, é que esses produtos têm as substâncias que o cabelo precisa para compensar a falta de oleosidade natural e, assim, mantê-lo hidratado.

Ademais, se atentar a qualidade e procedência dos produtos utilizados é essencial para garantir eficácia nos tratamentos de hidratação. 

Para isso, você pode contar com a rede de farmácias Pague Menos! Aqui você encontra linhas completas de cuidados para o seu cabelo e todos os outros tipos, com qualidade garantida. 

Acesse agora o nosso site e confira!