Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Aprenda como fazer umectação capilar do jeito certo

Saiba como fazer umectação capilar caseira e escolher os melhores óleos vegetais para nutrir seu cabelo!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Aprenda como fazer umectação capilar do jeito certo

Os cuidados com os cabelos devem ser realizados periodicamente e de acordo com o tipo de fio de cada pessoa. Em alguns casos, há procedimentos específicos que podem colaborar para a saúde das madeixas, como a umectação capilar.

Por ser um tratamento bastante específico, é normal ficar com dúvidas em como fazer umectação capilar corretamente. Por isso, separamos algumas informações neste conteúdo para você. Basta continuar a leitura!

Quais os benefícios da umectação capilar?

A umectação tem o objetivo de nutrir o cabelo, e dentro do cronograma capilar a técnica pode ser inserida na etapa de nutrição, sendo intercalada com a hidratação.

A nutrição protege o cabelo das agressões diárias que provocam ressecamento, frizz e enfraquecimento da fibra capilar. O foco dessa etapa do cronograma capilar é repor a oleosidade natural dos fios para que as cutículas fiquem alinhadas e seladas, o que impede a perda de hidratação. 

Umectar o cabelo é um processo bem simples, bastando apenas deixar as madeixas úmidas de óleo por um tempo determinado. Após isso, será possível perceber a diferença no brilho, no movimento e, principalmente, na força dos fios. 

É importante destacar que esses benefícios não surgem de imediato, e sim à medida que as umectações forem sendo feitas.

A umectação capilar com óleos vegetais é cheia de benefícios, confira mais alguns:

  • redução do frizz
  • redução de quebras e quedas de fios
  • nutrição dos fios
  • aumento do brilho
  • maciez dos fios

A técnica pode ser ser feita em qualquer tipo de cabelo e por qualquer pessoa que queira desfrutar de todos os seus benefícios.

autocuidado como desenvolver bons hábitos.

Quais tipos de umectação capilar existem?

Há, no mínimo, quatro formas de realizar esse procedimento capilar. Cada mulher tem um tipo de cabelo e uma rotina, sendo assim é válido conhecer as possibilidades e encontrar a que faz mais sentido para você. 

A umectação se divide em tradicional, noturna, quente e reversa. A seguir, explicamos direitinho como cada uma funciona!

Umectação tradicional

A umectação tradicional é a mais comum e realizada com a aplicação do óleo vegetal no couro cabelo e na extensão dos fios. E quanto tempo deixar o óleo no cabelo? O produto deve permanecer por, no mínimo, duas horas. 

Esta umectação é indicada para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos que sejam tanto naturais quanto estejam danificados por química.

E como se faz umectação capilar tradicional? Veja o passo a passo:

  • com o cabelo seco, divida-o em pequenas mechas
  • aplique o óleo vegetal (não pode ser óleo mineral) de sua escolha desde o couro cabeludo até o final do fio
  • deixe agir por, pelo menos, duas horas
  • passado esse tempo, utilize o método UCPE (sigla para umectar, condicionar, pausar e enxaguar) para retirar o óleo, que consiste em aplicar condicionador no cabelo, dar uma pausa de cerca de 30 minutos e depois enxaguar com água em abundância

Assista ao vídeo de Ana Lídia Lopes e veja como retirar umectação do cabelo na prática!

Umectação capilar noturna

Já neste tipo, é necessário deixar o óleo vegetal agindo durante à noite, enquanto você dorme. A técnica é uma boa alternativa para quando não há tempo para realizar o procedimento durante o dia. 

O passo a passo é o mesmo da umectação tradicional, com a diferença que o cabelo deve ser protegido durante a noite para não sujar a fronha. Você pode usar uma toalha ou algum outro tipo de tecido. 

E se a sua dúvida é saber se pode deixar óleo no cabelo à noite, a resposta é que sim!

Umectação quente

Este método é recomendado para quem deseja agilizar os resultados. Sendo assim, o óleo é esquentado e aplicado no cabelo, a fim de aumentar a adesão dos fios. Diferente dos tipos anteriores, pelo líquido estar quente, são necessários apenas 40 minutos com o produto no cabelo, após isso é só remover e enxaguar.

Para utilizar o óleo quente, atente-se para não esquentá-lo demais e correr o risco de queimar o couro cabeludo. Para isso, use o micro-ondas, com intervalos a cada 10-15 segundos. Se for no fogão, o ideal é realizar banho-maria.

Umectação reversa

A umectação reversa é indicada para cabelos muito ressecados, quebradiços, opacos e com baixa porosidade. 

Neste tipo, a hidratação é utilizada como potencializadora dos resultados dos óleos. A principal diferença para os demais métodos é que o cabelo deve estar lavado e úmido, pois isso abre a cutícula e permite melhor contato com os fios. 

A máscara de hidratação tem a função de fornecer água e nutrientes para o cabelo, enquanto os óleos são responsáveis por nutrir.

mulher branca com cabelo castanho fazendo umectação reversa no chuveiro.
Umectação reversa é feita com o cabelo úmido.

É um processo simples de fazer, olha só:

  • lave o cabelo com o xampu que você está acostumada a usar
  • enxágue e retire o excesso de água com a toalha ou um tecido de algodão
  • divida o cabelo em mechas finas
  • aplique a máscara de hidratação em cada mecha e enluve em direção ao comprimento dos fios 
  • aplique, em seguida, o óleo vegetal de sua preferência somente nas áreas mais ressecadas
  • deixe a mistura agindo por 30 minutos
  • passado esse tempo, enxágue com água morna ou fria — não remova com xampu
  • finalize como quiser

De quanto em quanto tempo fazer umectação capilar?

Você pode encaixar a umectação capilar na etapa de nutrição do cronograma capilar e fazer uma vez por semana ou quinzenalmente. Essa frequência varia conforme o seu tipo de cabelo. 

Crespas e cacheadas, com maior tendência a ter fios ressecados, podem utilizar o tratamento a cada sete dias. Já quem tem cabelo liso ou oleoso pode dar intervalos maiores entre as aplicações. 

Quais são os melhores óleos para umectação capilar caseira?

É importante que você utilize somente óleos vegetais para fazer a umectação, e opções não faltam. 

Os óleos mais adorados para a técnica são o de rícino, oliva, alecrim, amêndoas, abacate, entre outros. Conheça as propriedades e os efeitos esperados de cada um!

Óleo de rícino

O produtinho também é conhecido como óleo de mamona e é proveniente da semente Ricinus communis. É utilizado como laxante natural, mas também pode ser aplicado nos fios, para a umectação.

O óleo de rícino tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobiana. 

Não existe comprovação científica de que o óleo de rícino ajuda no crescimento do cabelo, mas o que se sabe é que ele é um excelente hidratante para os fios.

E como se faz umectação capilar com óleo de rícino? O processo é o mesmo com qualquer outro tipo de óleo, e que já detalhamos direitinho neste conteúdo. 

Azeite de oliva

Este tipo de óleo vegetal tem vitamina E, que torna o cabelo mais forte. Também ajuda a fortalecer o folículo capilar, repara pontas secas, hidrata os fios e devolve o brilho e a maciez. 

Para fazer umectação capilar com azeite de oliva, recomendamos o uso do tipo extravirgem, que tem alta qualidade. 

Óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um dos queridinhos da umectação por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, cicatrizantes, analgésicas e anticaspas. É um produto completo!

Ele é ótimo para deixar o couro cabeludo saudável, pois desobstrui os folículos capilares e auxilia no crescimento dos fios. Também ajuda no controle da caspa por ter ação antisséptica.

Óleo de amêndoas

Também é um óleo vegetal perfeito para utilizar na umectação. Os efeitos sobre o cabelo incluem hidratação, controle do frizz, recuperação dos fios ressecados e prevenção de pontas duplas. O óleo de amêndoas é rico em vitaminas E e do complexo B.

mulher negra fazendo umectação capilar com óleo vegetal.
Para fazer umectação, escolha um óleo 100% vegetal. 

Óleo de abacate

É um óleo vegetal de coloração amarelada e rico em vitaminas A, B1, B2, C, D e aminoácidos. Seus efeitos sobre o cabelo incluem reposição de lipídios, hidratação, nutrição, fortalecimento e redução do frizz. 

Mas e o tão falado óleo de coco? O produto também pode ser utilizado para fazer umectação caseira, mas é importante dizer que ele é mais difícil de remover que os outros. 

O grande problema do óleo de coco é causar hidrofobia no cabelo, por ter ácido lático na composição. Ele forma uma película nas madeixas que dificulta e impede a entrada de água e outros produtos hidratantes nos fios. A consequência? Por mais que você trate seu cabelo, os ativos não vão penetrar em razão dessa capa formada pelo óleo.

Agora que você já sabe como fazer umectação capilar poderosa e que gere resultados, é a hora de comprar os produtos para colocar em prática. Para isso, a Pague Menos tem uma categoria específica para cuidados capilares no site. Para conhecer e aproveitar os melhores preços nos melhores produtos, basta clicar na imagem abaixo!

comprar produtos para cabelo