Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como escolher o tonalizante certo para seus cabelos

Confira 3 dicas (de ouro) de como escolher o tonalizante perfeito para os seus fios!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como escolher o tonalizante certo para seus cabelos

Saber como escolher o tonalizante é um dos cuidados com o cabelo que você precisa ter para mantê-los saudáveis e bonitos.

Os tonalizantes são produtos que colorem os cabelos, mas não de forma permanente. Dependendo do tipo escolhido, a duração pode ser de 20 dias a 2 meses.

O uso dele é indicado para quem deseja alterar a cor dos fios, mas não quer "radicalizar" no processo. Além disso, é uma forma de pessoas que não podem fazer uso de amônia mudar a tonalidade das madeixas de maneira segura.

Mas como escolher o tonalizante certo para você? O primeiro passo é saber a diferença entre esse produto e as tinturas. Em seguida, é preciso conhecer os tipos disponíveis no mercado. Por fim, você deve relacionar qual resultado pretende alcançar ao que esse produto pode lhe oferecer, bem como escolher a cor ideal e saber como aplicá-lo.

Tudo isso você verá em detalhes agora, neste artigo. Por isso, continue a leitura e deixe os seus cabelos ainda mais lindos!

O que são tonalizantes e quais as principais diferenças para as tintas?

Como dissemos anteriormente, os tonalizantes são produtos voltados para colorir os cabelos. Porém, ao contrário das tintas, o seu efeito não é permanente.

Isso acontece porque eles depositam os seus pigmentos apenas na cutícula dos fios, que é a camada mais externa. Já as tintas atingem o córtex, camada mais interna e profunda dos cabelos.

Além dessa característica, uma das principais diferenças é que o tonalizante não possui amônia, diferente das tinturas. A vantagem é que a ausência dessa substância contribui para agredir bem menos os fios.

Os tonalizantes podem ser utilizados para obter diferentes resultados. Alguns exemplos são:

realçar a cor natural dos fios;

mudar a cor dos fios de forma não permanente;

ajudar a alcançar o tom desejado dos cabelos loiros;

corrigir falhas na coloração;

dar um banho de brilho nos cabelos;

esconder os fios brancos com um efeito iluminado.

Quais tipos de tonalizantes existem e quando usar cada um?

Mas para saber como escolher o tonalizante certo para o seu cabelo é essencial que, primeiro, você conheça quais são os principais tipos. Entre os que você pode encontrar à venda estão:

henna;

máscara colorante;

shampoo matizado.

Henna

A henna é um tipo de tonalizante natural, criado à base de vegetais, que promove a pigmentação dos fios.

Apesar de ser extraída de plantas e não conter substâncias com amônia e metais pesados, ela é incompatível com outros processos químicos. Por isso, se você tem outras substâncias no seu cabelo, antes de utilizar a henna é bastante indicado fazer um teste de mecha.

Máscara colorante

Na hora de aprender como escolher o tonalizante ideal, descobrir opções diferentes pode fazer toda a diferença.

Uma delas é a máscara colorante que, como o próprio nome sugere, trata-se de uma máscara de tratamento que, ao mesmo tempo, cuida dos fios e dá cor. Um dos objetivos desse produto é aumentar o tempo de intervalo entre uma aplicação de tinta e outra.

Por geralmente conter substâncias que hidratam o cabelo, tais como óleos, a máscara colorante ajuda a deixar o cabelo mais bonito e com brilho.

Shampoo matizador

O shampoo matizador segue o mesmo princípio e objetivo das máscaras que acabamos de citar. A principal diferença fica por conta do formato do produto: enquanto um é creme, o outro é um shampoo que deve ser usado durante a lavagem do cabelo.

Como escolher o tonalizante certo? 3 dicas de ouro!


Com tudo isso em mente, que tal saber as 3 regras de ouro de como escolher o tonalizante certo para o seu cabelo? Aqui estão elas:

comece definindo qual o seu objetivo com o uso do tonalizante;

aprenda a escolher a cor certa para você;

atente-se à maneira correta de aplicar.

Comece definindo qual o seu objetivo com o uso do tonalizante

Qual a sua ideia com o uso do tonalizante? Dar um tempo das tinturas mais agressivas, mudar a cor sem que isso seja permanente, cobrir os fios brancos?


O primeiro passo de como escolher o tonalizante ideal é ter bem clara essa definição, para que alcance o resultado pretendido com o produto utilizado.

Por exemplo, se a sua ideia é “esconder” os cabelos brancos, saiba que o tonalizante cobre apenas de 70% a 80% desses fios. Assim, se quiser uma cobertura mais completa, esse produto pode não ser o mais indicado para você.

Aprenda a escolher a cor certa para você

Se quiser apenas intensificar a cor atual dos seus cabelos, o tonalizante deve ser do mesmo tom da última tintura aplicada ou, no máximo, dois tons mais claros.

Para quem deseja disfarçar os fios brancos, usar um tonalizante de tom dourado ajuda a dar o efeito de luzes no cabelo.

Atente-se à maneira correta de aplicar

Mas depois de descobrir como escolher o tonalizante perfeito para as suas madeixas, é bem importante também saber como aplicar o produto, certo? Especialmente se for fazer isso sem a ajuda de um profissional.

Para isso, é fundamental seguir as orientações apresentadas na embalagem pelo fabricante. Mas nossas dicas extras são:

aplique um creme hidratante corporal na testa, orelhas e pescoço, a fim de evitar que manchem com a ação do produto;

massageie suavemente os fios, sem esfregar, para ajudar que o tonalizante cubra todo o cabelo;

retire o produto, enxaguando bem os fios e garantindo que não fique resíduo;

finalize com um bom condicionador para fechar as cutículas dos fios e evitar o temido efeito frizz.

Agora que você descobriu como escolher o tonalizante ideal para os seus cabelos, saiba que as Farmácias Pague Menos contam com uma linha completa de tonalizantes e tinturas. Acesse agora mesmo o site agora mesmo e confira!