Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba como acabar com as pontas duplas com estas 7 dicas

Além de afetar a estética, as pontas duplas podem acarretar danos no córtex capilar. Por isso, é necessário manter o cuidado com os fios. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba como acabar com as pontas duplas com estas 7 dicas

Os cuidados com os cabelos é uma preocupação da maioria das pessoas, isso porque a aparência é muito importante para a construção da autoestima. Um dos problemas mais comuns, é a queda excessiva ou as pontas duplas.

Às vezes pode parecer difícil cuidar das madeixas, mas há dicas e truques que tornam esse processo ainda mais simples e fácil de ser aplicado na rotina do dia a dia. Se a gente despertou sua curiosidade, continue a leitura deste artigo.

O que são pontas duplas

Sem restrições, qualquer tipo de cabelo pode ter problemas com as pontas duplas, que nada mais é do que quando a cutícula do cabelo fica fragilizada, fazendo com que ocorra uma fragmentação dos fios.

Inicialmente isso pode parecer um problema apenas estético, porém, se não resolvido a curto prazo, pode acarretar danos no córtex capilar, como quedas, fios quebradiços e opacidade, por exemplo.

Principais causas das pontas duplas

Todo o processo que agride a região capilar, colabora para que a cutícula fique prejudicada, causando assim as pontas duplas. Isso se torna ainda pior, quando esses processos se tornam repetitivos e comuns dentro de um período de tempo.

Alguns dos principais agravantes, são:

processos químicos (alisamento, progressiva e tingimento);

utilização de equipamento de calor diretamente nos fios (chapinha e secador);

exposição ao sol frequentemente.

dicas para acabar com as pontas duplas

Para facilitar esse processo ainda mais, separamos algumas dicas que são simples de fazer e podem ser implementadas no dia a dia. Confira!

Faça hidratação periodicamente

É importante que você explore os diferentes tipos de hidratações. Para isso, é necessário entender qual o seu tipo de cabelo e de quanto tempo há a necessidade de realizar novos procedimentos.

Uma rotina ideal de hidratação é realizá-la entre 15 e 30 dias, isso para auxiliar as cutículas a se manterem firmes.

Invista em umectação e reconstrução

Esses dois processos são essenciais para um cabelo mais bonito e saudável. A umectação é realizada através de óleos naturais e pode ser feita semanalmente. O principal benefício desse tratamento, é que ele forma uma camada que protege os fios de agentes externos, como o sol.

A reconstrução capilar, nada mais do que o próprio nome sugere, é o processo de repor e fortalecer a queratina do cabelo, principal vitamina responsável pela estruturação e o mantimento dos fios. É importante lembrar que diariamente a queratina está diminuindo, por isso há a necessidade de realizar esse processo, no mínimo, uma vez por semana.

Utilize um reparador de pontas

Os reparadores de pontas podem ser fabricados em diferentes tipos, podendo variar entre alguns óleos. O principal objetivo desse produto, é reparar os danos dos fios de cabelo. Além de selar a fibra, ele hidrata e nutre.

Conte com um protetor térmico capilar

Esse produto é indispensável caso você utilize secadores, difusores e chapinhas. Ele é essencial para criar uma camada protetora e não permitir que o calor desses procedimentos atinjam o fio diretamente.

Mantendo o cabelo mais protegido, ele colabora diretamente na estética, ajudando as mechas a ficarem mais brilhosas, macias e com um movimento solto, sem parecer ensebado, por exemplo.

Corte as pontas

Não há problema algum que ao encontrar as indesejadas pontas duplas no seu cabelo você decida cortar os fios, mas para isso ter efeito, é necessário que o corte seja precisamente realizado onde elas estão localizadas.

É recomendado o acompanhamento de um profissional, pois ele pode oferecer melhores recursos e indicar o tratamento correto para o seu tipo de cabelo.

Aposte em finalizadores

O finalizador é outro produto que colabora para a proteção dos fios contra agressões externas, melhorando a saúde capilar e o brilho. Além disso, ele serve, na maioria dos casos, para finalizar um penteado, por exemplo. Agregando assim na estética e necessidade das madeixas.

Faça um cronograma capilar

Um cronograma capilar é dividido em três tratamentos principais, sendo eles: hidratação, nutrição e reconstrução, já citados neste artigo anteriormente. Cada uma das etapas é responsável por resolver alguns dos problemas encontrados. A melhor alternativa é mesclar esses tratamentos para obter melhores resultados.

Agora que você já entendeu como acabar com as pontas duplas, que tal cuidar de outros aspectos da sua saúde? A Pague Menos conta com o serviço de Clinic Farma, onde são disponibilizados exames laborais, avaliação corporal e vacinações. Para entender melhor, basta clicar aqui!