Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como fazer uma reconstrução capilar eficiente em casa?

A reconstrução capilar mantém os fios sempre saudáveis e bonitos, por isso, é importante criar uma rotina de cuidados até mesmo em casa. Confira!

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como fazer uma reconstrução capilar eficiente em casa?

Uma rotina de cuidados com o cabelo pode ser eficaz para manter os fios bonitos, sedosos e com um aspecto sempre saudável. Para isso é preciso seguir as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

São diversos os fatores, entre uso de produtos inadequados e exposição a agentes nocivos, que podem danificar os fios, fazendo com que perca o brilho e o viço. Assim, a reconstrução tem grande poder de recuperação.

Quer saber o que é a reconstrução capilar? Neste post você vai aprender como funciona, como e quando deve ser feita e quais os benefícios dessa prática. Continue lendo!

O que é a reconstrução capilar?

A observação visual e o teste de porosidade são ideais para ajudar a detectar quando o cabelo precisa de cuidados. A restauração capilar é o processo de corrigir problemas quando os fios apresentam quebras constantes, opacidade e porosidade.

O efeito de agentes nocivos sobre o cabelo e uso prolongado de produtos químicos inadequados costumam ser responsáveis por danificar os fios. A reconstrução tem o objetivo de restaurar a fibra e fazer a reposição de proteínas e aminoácidos essenciais.

A queratina compõe cerca de 90% da constituição do fio capilar e junto com os aminoácidos creatina, arginina e cisteína, fortalece a fibra, aumentando a elasticidade e resistência. Quando essas substâncias estão deficientes, prejudicam o cabelo, por isso, a necessidade da restauração.

Os sinais evidentes de que o seu cabelo está gritando por uma restauração capilar:

fios quebradiços e elásticos;

textura áspera, ressecada, com pontas duplas;

fios opacos, sem brilho e sem vida;

cabelo facilmente embaraçado;

presença de frizz permanente.

Veja como fazer o teste de porosidade:

Encha um copo de vidro transparente de água até a metade, coloque o fio de cabelo limpo e espere por 10 minutos. Se o fio afundar completamente e estabilizar no fundo do copo é sinal de que o cabelo está com porosidade alta e requer a reconstrução capilar.

Se o fio se mantiver boiando na superfície a porosidade leve indica que apenas uma hidratação é suficiente para recuperação do cabelo. Já no caso de um afundamento médio, na metade do copo, a porosidade é média e é preciso incluir a etapa de nutrição, no processo.

Como fazer a reconstrução capilar em casa: passo a passo

Para fazer uma reconstrução capilar poderosa e eficiente, o primeiro passo é identificar o quanto os fios estão danificados. Ela é indicada em situações em que, de fato, o cabelo esteja comprometido pela perda da massa capilar.

O processo para fazer em casa é bem mais simples do que o realizado em um salão de beleza. Isso porque a aplicação em si não demanda etapas complexas.

Basta seguir o passo a passo e você terá um excelente resultado:

Passo 1: Lave bem o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, para eliminar todos os resíduos, enquanto abre as escamas dos fios.

Passo 2: Repita o processo de lavagem do cabelo, mas com um shampoo reconstrutor.

Passo 3: Retire o excesso de água com uma toalha, porém deixando o cabelo ainda úmido.

Passo 4: Faça uma divisão do cabelo em mechas de cerca de 2cm de largura.

Passo 5: Aplique a queratina líquida ou nanoqueratina em cada mecha do cabelo, iniciando na região da nuca até chegar à frente do cabelo. Evite a raiz, respeitando a distância de 2 cm.

Passo 6: Faça uma pausa de 10 minutos, aplique uma máscara ou creme reconstrutor fazendo massagens por todo o cabelo e deixe agir por mais 20 minutos para que os fios absorvam a queratina.

Passo 7: Lave todo o cabelo retirando o produto e em seguida aplique um sérum protetor, deixando os fios secarem naturalmente ou, se preferir, recorra ao secador para adiantar o processo.

Caso você perceba que os fios apresentam um aspecto rígido, não se assuste, pois, é normal pós-tratamento de reconstrução capilar, devido ao uso da queratina. Para melhorar, faça uma hidratação 2 dias após o procedimento para devolver o brilho e a maciez ao cabelo.

É recomendado que a reconstrução capilar seja realizada a cada 15 dias, sobretudo, em cabelo submetido a processos químicos frequentes ou que seja exposto à luz solar diariamente. Caso contrário, uma vez a cada 30 dias é o suficiente para manter os fios saudáveis – assim como a falta, o excesso de queratina é prejudicial ao cabelo.

Nos cuidados após a reconstrução capilar tente evitar ao máximo a exposição a agentes nocivos, uso excessivo de chapinha e aplicação frequente de produtos químicos agressivos – priorize shampoos, condicionadores e máscara com pH baixo.

A reposição correta de todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável dos fios é o que garante a eficácia de qualquer tipo de tratamento capilar. Portanto, mesmo em casa, você pode resgatar a beleza e força dos fios.

Existem no mercado diversos produtos recomendados para a reconstrução capilar. É importante que, além da queratina, eles tenham em sua composição, a concentração de proteínas, biocolágeno, minerais, elastina, pantenol e vitaminas.

Essas e outras composições, você pode encontrar no nosso site. Assim, na Pague Menos você terá acesso a soluções como essas para reparação total e revitalização dos fios — hidratação, nutrição e reconstrução, e muito mais!

Com a combinação certa, em pouco tempo você terá cabelos lindos e viçosos. Venha conhecer!

Quais os benefícios de fazer a reconstrução dos fios?

Como a queratina é responsável por constituir o fio e fortalecer a fibra capilar, sua reposição é essencial em razão da perda no dia a dia. O maior benefício da reconstrução capilar é, justamente, proporcionar essa restituição.

O procedimento reduz a porosidade dos fios, a quebra e a opacidade, permitindo que fiquem fortes, resistentes e sadios.

A reconstrução prepara o cabelo para melhor resposta aos tratamentos de hidratação e nutrição. Isso porque, quando o cabelo está danificado a ponto de exigir a reposição de queratina, nenhum outro terá o efeito desejado, até que os fios estejam reconstruídos. Com o cabelo bem nutrido, as outras etapas serão bem-sucedidas.

Essa atenção é importante para que seus cuidados em casa sejam adequados e não coloquem em risco a eficiência do procedimento. Além disso, acertar nos produtos, influencia o efeito da reconstrução no cabelo, e também o bolso com os gastos que você terá com os produtos.

A reconstrução capilar não devolve apenas a saúde do cabelo, mas a autoestima e o desejo de se cuidar com maior frequência. Após o resultado você perceberá que nunca foi tão fácil e econômico cuidar das madeixas.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para conhecer as farmácias Pague Menos e seu catálogo de produtos? Lá você terá acesso a uma infinidade de ofertas que possibilitam seus cuidados em casa de forma prática!