Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tratamento capilar: cuidado para homens e mulheres

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tratamento capilar: cuidado para homens e mulheres

Ir ao salão para manter beleza das madeixas deixou de ser apenas uma prioridade das mulheres. Atualmente, os homens também incorporaram o tratamento capilar à sua rotina de cuidados, seja para fazer o cabelo crescer de forma saudável, seja para deixá-lo mais sedoso e macio.

Diante da busca incessante para mudar o visual, a maioria das pessoas realiza procedimentos capilares com frequência, como alisamento, relaxamento, coloração e descoloração; mas esquecem que, ao utilizar química nos fios, é preciso criar uma série de cuidados para manter a saúde e o brilho dos cabelos.

Hidratação, nutrição, reconstrução, limpeza profunda, umectação, cauterização… são tantos tratamentos para evitar a queda dos cabelos, e dar mais vida e beleza aos fios, que fica até difícil saber qual é o ideal para o seu tipo de cabelo.

O Sempre Bem preparou dicas para você criar o seu cronograma capilar e garantir tudo o que os seus fios precisam. Confere aí!

Saúde dos fios

Você sabia que as madeixas livre de procedimentos químicos também ficam expostas a agentes capazes de causar danos à estrutura capilar? Pois é! Engana-se quem pensa que somente os cabelos com química precisam de cuidados especiais. Um cronograma voltado para os cuidados com a fibra capilar, é essencial. Às vezes, até durante o banho é possível dar uma atenção a mais às madeixas. 

Hidratação

Uma das etapas mais conhecidas e importantes do cronograma capilar, a hidratação é ideal para todos os tipos de cabelos, sejam cacheados, ressecados, quimicamente tratados, sejam lisos. Ela ajuda na reposição de água dos fios, além de proporcionar maciez e movimento para as madeixas que estão desidratadas e opacas.

A hidratação pode ser feita no salão ou em casa, fica a critério da pessoa. A grande diferença ao fazer esse tratamento capilar no salão é o acompanhamento do profissional durante todo o processo e aquele carinho da alma de ser cuidada. Mas, se você está sem tempo, pode fazer esse procedimento em casa, desde que use os produtos certos para o seu tipo de fio.

Nutrição

Assim como a hidratação, a nutrição é um tratamento que atua contra o ressecamento dos fios e devolve os lipídios e a oleosidade natural que eles tanto precisam. Entre os benefícios oferecidos estão: acabar com as pontas duplas, dar maciez e brilho, prolongar o efeito da hidratação e diminuir o frizz.

Óleo de coco e máscara capilar são os produtos mais adequados para selar a fibra do cabelo e potencializar os resultados da nutrição. Quando combinados, eles ajudam a driblar o ressecamento, hidratando as pontas e deixando as madeixas com mais luminosidade.

Quer adicionar a nutrição à sua rotina de cuidados, mas não sabe por onde começar? O ideal é que você separe um dia da semana para tratar os seus cabelos. Caso perceba que há opacidade e ressecamento nos fios, procure repetir esse processo em outros dias. O resultado será incrível!

Reconstrução

Garantir força, resistência e plasticidade do fio é possível, sim, com a reconstrução capilar. Essa fase é primordial para quem realizou procedimentos à base de química, assim como para aqueles que se expõem excessivamente ao sol sem usar acessórios para proteger os cabelos. Lembre-se de que os banhos de piscina ou com água do mar e água quente são vilões do cabelo bem-cuidado.

Os primeiros sinais que demonstram a necessidade de uma reconstrução capilar são porosidade e fio elástico, presença de pontas duplas e quebradiças, além do ressecamento. A reconstrução repõe as proteínas, em especial a queratina, recuperando a saúde e beleza das madeixas.

Limpeza profunda

Como o nome já diz, essa etapa é responsável por limpar profundamente o cabelo, eliminando resíduos de produtos, poluição, oleosidade e qualquer tipo de sujeira que deixe os fios pesados e com a aparência de desleixo. Também ajuda a prevenir problemas, como a caspa, coceira ou irritação no couro cabeludo.

Manter as madeixas limpas é sinônimo de saúde, beleza e maciez. Por isso, procure incluir no seu cronograma capilar um shampoo de limpeza profunda ou antirresíduos para deixar os fios respirarem e combater o excesso de oleosidade.

Mas preste atenção! Ao mesmo tempo em que esse processo de limpeza profunda retira toda a sujeira do couro cabeludo, há a perda da hidratação natural, ocasionando o ressecamento das pontas. Por isso, é sempre bom usar um produto para nutrir o fio e devolver o brilho após essa etapa.

Umectação

Indicada para cabelos cacheados, crespos e lisos, a umectação capilar é a queridinha entre as mulheres. Isso porque atua no fortalecimento e hidratação dos fios que perderam brilho, maciez e nutrição devido a fatores como poluição, procedimentos químicos, dentre outros.

Essa etapa da sua rotina capilar pode ser feita com os seguintes óleos vegetais: óleo de coco, de rícino ou argan; quem escolhe é você! Com esse trio poderosíssimo, é possível reduzir a quebra dos fios, diminuir o frizz, proporcionar brilho e beleza às madeixas, além de estimular o crescimento. 

Cauterização

Seus cabelos estão frágeis e sem vida? Chegou a hora de investir na cauterização capilar, um tratamento que vai recuperar a vitalidade dos fios danificados por meio da reposição de queratina e de agentes catiônicos. E tem mais… também ajuda a acabar com aquela aparência arrepiada dos cabelos que sempre nos dá trabalho na hora de pentear.

Por se tratar de uma etapa que requer cuidados muito específicos, é importante que seja realizada por um profissional especializado, pois ele sabe a medida ideal para aplicar os produtos sem prejudicar as madeixas.

Agora que você já tem todas as dicas em mãos, basta partir para sua rotina de cuidados. Respeitando o tempo indicado para cada um desses procedimentos, os resultados são garantidos!

Conheça a linha de cuidados com os cabelos das Farmácias Pague Menos!

Assuntos relacionados 


Referências: Fique Diva | Beleza Extraordinária | Dicas de Mulher | Segredos de Salão