Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Vencendo o Frizz: dicas para dar jeito nos fios arrepiados

Confira aqui várias dicas para diminuir o frizz, para dar um jeito nesses cabelos e revitalizar a beleza e a saúde deles!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Vencendo o Frizz: dicas para dar jeito nos fios arrepiados

Todo mundo tem o seu bad hair day, ou seja, aquele dia em que os cabelos não estão muito bonitos e arrumados. Dependendo da temperatura e da umidade de onde você vive, esse efeito pode ser muito mais recorrente nos seus fios. 

Assim, o modo que cuidamos das nossas madeixas também influencia bastante para esse fenômeno, conhecido como frizz.

O que talvez poucas pessoas saibam, é que o frizz é um reflexo da saúde dos fios. Portanto, se seus cabelos não estão com boa aparência, provavelmente eles precisam de cuidados mais específicos, além do shampoo e do condicionador.

Por isso, hoje trouxemos dicas de como diminuir o frizz nos seus cabelos. Continue a leitura!

Quais são os motivos que provocam o frizz?

As cutículas dos fios de cabelo abertas não surgem do “nada”. Há alguns fatores que contribuem para que os cabelos arrepiados apareçam. Logo, sabendo dos principais motivos, você pode evitar esse processo nos seus fios. 

Climas úmidos

O clima com maior umidade faz com que os cabelos fiquem mais rebeldes, abrindo as cutículas dos fios. Desse modo, o frizz aparece com frequência em estações como o verão, quando as chuvas e o calor são frequentes, e os banhos também, por consequência.

Lavar os cabelos com água quente

A água quente no cabelo tem o efeito de ressecá-lo, destruindo as cutículas e causando o frizz. Mesmo que ela seja morna, as chances de esse problema aparecer são altas, já que a temperatura e o contato da água direto nos fios, os deixa mais propensos a ficarem “espetados”.

Fazer muitos procedimentos químicos no cabelo

O uso intenso de produtos químicos nos cabelos, seja para pintura, lavagem ou outro fim, causa o“efeito colateral” dos fios ficarem arrepiados, pois há um ressecamento deles. 

Então, se você gosta de mudar o visual com frequência, busca tinturas e procedimentos todo mês, é melhor garantir hidratações e cuidados constantes.

Fazer chapinha

A chapinha pode ser a melhor alternativa para cuidar dos cabelos cacheados e ondulados, quando se quer praticidade na hora de alisar. Por outro lado, esse método clássico resseca com muita agressividade, devido às altas temperaturas.

Portanto, efeito direto disso é o frizz, e quanto maior é o uso da máquina de chapinha, mais o cabelo tende a ficar seco e arrepiado.

Lavar os cabelos todos os dias

Assim como o clima úmido aumenta as chances de o frizz aparecer, lavar a cabeça diariamente também causa esse problema. Além disso, essas lavagens podem levar até mesmo a seborreia.

Dicas para vencer o frizz

Hidrate os cabelos regularmente

Como dito antes, o cabelo com frizz não está bem de saúde, portanto, você precisa cuidar dele. O primeiro passo é hidratar os fios, repondo a umidade e os nutrientes necessários.

Dessa maneira, com a hidratação, eles recuperam a textura e maciez. Ademais, depois de lavar o cabelo, aplique uma máscara de hidratação adequada para obter maior proteção.

Faça o uso de óleos capilares

Os óleos capilares são ótimas opções para controlar o volume e reduzir a aparência seca dos cabelos. Você pode aplicá-los no comprimento dos fios quando for pentear o cabelo.

Dessa forma, aplique massageando levemente a cabeça e só retire na próxima lavagem. Lembre-se que existem óleos específicos para cada tipo de cabelo e, com certeza, você irá encontrar o seu.

Aplique finalizadores

Os finalizadores são cosméticos incríveis para quem quer complementar a ação dos hidratantes capilares, dar forma aos fios, entre outras funções importantes para os cabelos. Por isso, eles existem em diferentes tipos e cada um tem uma finalidade.

Use o leave-in

Os leave-ins, queridinhos do momento, são bastante parecidos com os cremes, mas têm uma textura mais leve e ótima para organizar e cuidar das madeixas. 

Ele é um selador e hidratante para os cabelos, que não exige a lavagem. Portanto, ele devolve a saúde dos fios sem a necessidade de lavá-los e passar outros produtos. Contudo, apenas use esse produto nas pontas, e nunca na raiz.

Use pentes adequados

Sim, o que você usa para pentear o seu cabelo também influencia na formação do frizz. As escovas agridem os fios e contribuem para o surgimento de volume indesejado. Portanto, opte por pentes e, se possível, feitos de madeira. Já que eles irão arrumar seu cabelo sem aumentar a elasticidade e dar aquele efeito emborrachado.

Dê atenção à forma de lavar os fios

Os fios com frizz já estão desgastados e precisam de maior cuidado. Por isso, para evitar que eles fiquem piores, não esfregue os cabelos com força. Faça a massagem com suavidade, para que os produtos shampoo e condicionador, penetrem e tenham ação.

Lave o cabelo com água fria

A água fria, ao contrário da água quente, ajuda a selar as cutículas e preserva a estrutura dos fios, sem ressecá-los. Não precisa lavar os cabelos com água gelada — fria já é o suficiente para que os seus fios tenham uma aparência mais vistosa.

Evite o uso de shampoos com sulfato

Os shampoos tem diversas formulações, porém, uma em especial deve ser evitada para diminuir o frizz — os produtos com sulfato. Esse elemento químico resseca os cabelos e destrói as pontas quando é usado com frequência. Então, deixe para usá-lo só para remover máscaras e outros produtos.

Aplique produtos anti-frizz específicos

Essa categoria de produtos tem a ação de diminuir o frizz e garantir uma boa hidratação e beleza aos cabelos. Porém, eles devem ser usados de acordo com o tipo de cabelo — ondulado, liso, cacheado, entre outros.

Já que alguns desses produtos são reparadores, que vão consertar as pontas arrepiadas em poucas aplicações e as pomadas anti-frizz, devolverão a vitalidade aos cabelos, selando as cutículas abertas.

Por isso, contar com produtos de boa qualidade é sempre o caminho ideal para manter a saúde e a beleza dos seus cabelos impecáveis. Desse jeito, o frizz e outros problemas comuns às madeixas ficarão longe de sua cabeça.

Gostou? Está em busca de hidratantes, cremes e leave-ins? Conheça a Rede Pague Menos e veja toda a linha de produtos para cabelos!