Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Passo a passo: como lavar o cabelo corretamente

Produto adequado, quantidade certa, enxague etc. Confira como lavar o cabelo corretamente em 9 passos!

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Passo a passo: como lavar o cabelo corretamente

Essa é uma atividade corriqueira em nossas vidas, mas será que sabemos como lavar o cabelo corretamente?

A lavagem adequada dos fios é essencial para mantê-los bonitos e saudáveis. Além disso, a boa higienização do couro cabeludo evita problemas como caspa e até a queda de cabelo.

Por outro lado, o uso de produtos inadequados ou em excesso, a temperatura da água, a maneira de secar os fios, entre outros pontos, pode resultar em um cabelo opaco, quebradiço e sem vida.

Por isso, criamos este passo a passo de como lavar o cabelo corretamente que vai deixar os seus fios iguais quando tratados no salão de beleza! Continue a leitura! 

Como lavar o cabelo corretamente

Se você quer saber como lavar o cabelo, entenda que esse processo começa antes mesmo de você ligar o chuveiro.

Isso mesmo! O primeiro passo é escolher o produto certo para o seu cabelo. Assim como existem diferentes tipos de pele, também existem diferentes tipos de cabelo, ou seja, secos, oleosos, mistos, com química, entre outros.

Usar shampoo, condicionador e máscara, feitos para os seus fios é essencial para que eles fiquem bonitos e mais saudáveis a cada lavagem.

E aqui vai uma dica extra: sempre que possível, escolha produtos da mesma linha. Por terem sido criados para atuar em conjunto, um complementa a atuação do outro. O que melhora os resultados para seus cabelos.

Confira o passo a passo abaixo de como lavar corretamente: 

1. Regule adequadamente a temperatura da água

Os fios respondem melhor à água fria. Porém, sabemos que banhos nessa temperatura costumam não ser muito agradáveis, certo?

Por isso, a dica é utilizar água morna para lavar e fazer o último enxágue com água fria. Já que as temperaturas baixas ajudam a fechar as escamas dos fios, evitando que eles fiquem com aspecto ressecado.

2. Umedeça o couro cabeludo e os fios

Ao ajustar a temperatura, umedeça bem todo o couro cabeludo e os fios. Mas tire o excesso de água antes de aplicar os produtos.

3. Coloque a quantidade certa de shampoo 

A quantidade ideal equivale a ¼ da palma da sua mão. Mais que essa quantidade pode deixar os fios pesados e com aspecto de sujo.

4. Massageie utilizando as pontas dos dedos

Aplique o shampoo no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região com a ponta dos dedos. Isso ajuda a remover resíduos e sujidades, e evita que você machuque a região.

Em seguida, “puxe” o produto para o comprimento do seu cabelo, evitando esfregar os fios para não quebrá-los.

5. Enxágue abundantemente e repita o processo, se necessário

Feito isso, o próximo passo de como lavar o cabelo corretamente é: enxaguar abundantemente os fios. Deixar resíduos pode colaborar com o surgimento de caspas e até com a queda. Se considerar necessário, você pode repetir o processo de lavagem.

6. Aplique a máscara e o condicionador

Quando aprendemos como lavar o cabelo corretamente, é preciso entender também a ordem certa para utilizar os produtos. Sendo: shampoo, máscara e, por fim, o condicionador.

Essa sequência é importante, pois, o shampoo tira a oleosidade e a sujidade, a máscara hidrata, nutre e reconstrói e o condicionador fecha as cutículas dos fios, mantendo a função da máscara.

7. Enxágue novamente os fios

A cada produto aplicado, ou seja, após a máscara e o condicionador, enxágue bem os fios. Isso quer dizer, não caia na tentação de deixar esses produtos no seu cabelo, acreditando que farão bem ou manterão os fios hidratados.

Como dito anteriormente, não retirar os produtos só vai deixá-los com aspecto sujo e pesado, contrariando tudo que você aprendeu até aqui de como lavar o cabelo corretamente.

8. Enrole os fios em uma toalha

Ao finalizar a lavagem, apenas enrole o cabelo em uma toalha macia e jamais esfregue nos fios. Fazer isso contribui para a quebra e ajuda a causar o temido efeito frizz.

Uma dica boa nessa etapa, é substituir a toalha de banho por uma camiseta de algodão. Como esse material tem uma fibra mais leve, contribui bastante para deixar os fios mais bonitos após a secagem.

9. Finalize com um bom creme de pentear

Por fim, o último passo de como lavar o cabelo adequadamente, é utilizar um bom creme de pentear, compatível com as características dos seus fios. Esse produto ajuda a desembaraçar sem quebrar o cabelo. 

Além disso, se precisar usar o secador, não deixe de utilizar um que tenha proteção térmica.

5 dicas extras de cuidado com o cabelo

Agora que você sabe como lavar o cabelo corretamente, que tal mais algumas dicas para deixar os seus fios ainda mais bonitos e saudáveis?

- lave os cabelos oleosos “dia sim, dia não”, já os do tipo seco, de duas a três vezes por semana;
- evite prender os fios enquanto estiverem molhados;
- não fique com a toalha muito tempo no cabelo, use-a apenas para tirar o excesso de água;
- prefira pentes de madeira, especialmente para pentear os fios molhados;deixe os produtos agirem no seu cabelo de acordo com o tempo indicado pelo fabricante.

Gostou? Quer saber mais? No artigo “Cabelos bonitos da raiz às pontas”,  você pode ver outras sugestões incríveis para cuidar dos seus fios! Acesse agora!