Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Guia de Cuidados com os Cabelos

Será que cabelo enjoa de produtos? Preparamos uma matéria inteirinha para tirar essa e outras dúvidas sobre cuidados com as madeixas. Confere aí!

Adotar uma rotina de cuidados com o cabelo seja ele do tipo seco, normal, misto ou oleoso, é fundamental para manter os fios saudáveis. E o Sempre Bem vai mostrar que cuidados são esses e suas pegadinhas. 

Quem nunca ouviu que o cabelo enjoa do produto. Será que é verdade?

“Não é que o cabelo enjoe produto. Isso vai depender da necessidade dele naquele momento. Às vezes o cabelo precisa de mais shampoos e condicionadores hidratantes ou precisa de reconstrução. Então, depende muito do momento do cabelo”, explica Fábia Azambuja, terapeuta capilar.

Pode ou não pode lavar o cabelo com água quente?

De acordo com a terapeuta capilar Regina Oliveira, não se deve lavar o cabelo com água quente, porque desidrata as madeixas. “Pode deixar o fio mais ressecado e com tendência a quebrar mais”, complementa Fábia Azambuja.

O ideal é lavar o cabelo com água fria que hidrata, repõe a água e deixa os fios mais brilhosos. 

A oleosidade pode trazer prejuízos ao cabelo?

Conforme Fábia, é importante que, de forma natural, o fio do cabelo tenha uma certa oleosidade. Porém, se estiver em excesso no couro cabeludo, acaba prejudicando o desenvolvimento do fio. “Quando o folículo fica todo obstruído, ocasiona bastante queda”, acrescenta Regina.

Para amenizar a oleosidade, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados, porque ao realizar a lavagem todo dia acaba retirando nutrientes das madeixas. Outra dica é usar o shampoo a seco para higienizar os fios.

Confira também o artigo (Cabelo misto: saiba a rotina de cuidados ideal)

Shampoo a seco

“A forma adequada de utilizar o shampoo a seco são em momentos pontuais, como uma festa ou uma situação em que a pessoa lavou o cabelo de manhã, porém à noite já está oleoso e precisa tirar essa aparência”, explica Fábia Azambuja. Contudo, esse produto não pode ser utilizado como se fosse um shampoo normal, uma vez que não promove a lavagem das madeixas.

Shampoo a seco é um item que realmente não pode faltar na vida de nenhuma mulher. Outro item que também não pode faltar é a tesoura. 

Ao cortar o cabelo, ele cresce mais?

MITO! Para Fábia, o cabelo cresce do couro cabeludo, não das pontas. A vantagem de se cortar o cabelo com mais frequência é que ele vai ficar mais bonito. 

O período ideal para realizar o corte é a cada três meses. “Se você não tem pontas duplas, coloração no cabelo ou mechas, o corte pode ser prolongado por mais tempo. Mas de vez em quando é bom tirar as pontas, porque sãos os fios envelhecidos”, completa a especialista Regina Oliveira.

Como usar chapinha, secador e babyliss sem agredir os fios

Chapinha, secador e babyliss, que atire a primeira pedra a mulher que nunca usou uma dessas fontes de calor mesmo sabendo que a temperatura ultrapassa os 200°C. 

Será que esses nossos fiéis companheiros vão ter que tirar férias? 

Conforme Fábia Azambuja, essas fontes de calor podem ser utilizadas desde que seja de forma adequada e com o produto adequado para esse fio.

Se a pessoa sempre proteger o cabelo, usar um protetor térmico e o protetor solar, ela pode utilizar fontes de calor. Porém, isso não deve ser feito com frequência, usar uma vez na semana não traz problema.

O óleo de coco é mocinho ou vilão?

O óleo de coco não é nem mocinho nem vilão. “Ele deve ser utilizado de forma adequada, ou seja, não precisa dormir no cabelo. Basta deixá-lo 20 minutos no fio do cabelo durante o dia, se houver necessidade de nutrição, caso contrário, o óleo de coco pode se tornar um vilão para o couro cabeludo e para os fios”, pontua Fábia.

Leia também (Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos)

Pode deixar um pouco de condicionador nos fios após o banho?

“O condicionador é só para condicionar. Produtos como máscaras e condicionadores não podem ser deixados no cabelo. Apenas o leave-in pode ficar no cabelo, que é um creme sem enxágue e com proteção”, ressalta Regina.

Condicionador e máscara

Outra dúvida frequente é sobre o condicionador e a máscara. De acordo com a especialista  Fábia Azambuja, um não substitui o outro. O primeiro serve para finalizar o procedimento e selar a cutícula. Já o segundo, na grande maioria das vezes, é hidratante. Nesse caso, o ideal é usar o shampoo, a máscara e finalizar com o condicionador.

Dicas anotadas meninas! Partiu ter um cabelo de dar inveja.

Conteúdos relacionados

Beleza Masculina: cuidados vão além de cabelo e barbaTratamento capilar: cuidado para homens e mulheresCortes de Cabelo e Formatos de RostoCalvície não tem idade: saiba as causas e como tratar 

Matéria originalmente veiculada no programa de 10 de novembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola