Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cabelo misto: saiba a rotina de cuidados ideal

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cabelo misto: saiba a rotina de cuidados ideal

Lavar, pentear, hidratar… quando o assunto é cabelo, alguns processos fazem parte da rotina de cuidados de todas. Mas sempre há diferenças que serão definidas a partir de cada tipo de madeixa, afinal, normal, seca, mista ou oleosa, o que não pode é deixar de tratar os fios para mantê-los bonitos e saudáveis.

Hoje, o Sempre Bem dedica espaço para falar dos cuidados com os cabelos mistos. E aí, pronta para arrasar? 

O que é cabelo misto?

O cabelo é considerado misto quando tem as raízes oleosas e um aspecto mais ressecado do meio para as pontas. O couro cabeludo produz naturalmente um óleo que deixa os fios hidratados e protegidos, mas, no cabelo misto, a oleosidade da raiz não chega em todo o comprimento dos fios. 

Quais as causas?

As causas para ter esse tipo de cabelo variam, desde o clima até desequilíbrio hormonal. Conheça alguns fatores que podem contribuir para que a madeixa fique com as raízes oleosas e pontas secas.

  • Clima
  • Falta de proteção solar
  • Uso de químicas, como alisamento e tintura
  • Shampoo inadequado
  • Uso de secador e chapinha
  • Alterações hormonais

Veja a matéria (Cabelos Tingidos - Saiba O Que É Fato E O Que É Fake)

Rotina de cuidados

Independente do tipo de fio, é fundamental ter uma rotina de cuidados adequada. Por isso, confira algumas dicas para seguir e conquistar um cabelo saudável por inteiro.

Use produtos específicos

Cuidar dos fios mistos dá trabalho, mas o uso de produtos específicos é essencial para garantir a leveza a eles. Nada de usar dois tipos de shampoo, por exemplo. A indústria de produtos para cuidar das madeixas já entendeu a necessidade desse tipo de cabelo e há linhas completas desenvolvidas especialmente para ele. 

Lavagem

A lavagem dos cabelos com raiz oleosa e pontas secas deve ser feita dia sim, dia não. Isso porque, ao realizar a limpeza diariamente, as pontas ficam ainda mais ressecadas. Esse intervalo entre as lavagens é ideal para evitar aquele aspecto sujo e grudento típicos do excesso de oleosidade. Assim, a higienização capilar deve ser feita em média 4 vezes por semana.

Além disso, é importante atentar para a temperatura da água. Nada de banhos quentes demais, hein! A temperatura muito alta, além de ressecar os fios, ainda estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. O ideal é apostar na água morna na hora de lavar as madeixas e enxaguar com água fria.

Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos faz uma limpeza profunda dos cabelos e do couro cabeludo, removendo todas as impurezas e também o óleo natural das madeixas. Quem tem fios mistos deve utilizá-lo a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Shampoo seco

Os shampoos secos são uma ótima solução para aquele dia que você não vai conseguir lavar o cabelo, mas precisa que ele esteja perfeito. Ele limpa os fios de modo superficial e instantâneo, removendo a oleosidade excessiva. Mas é importante lembrar que não pode usá-lo todos os dias. Reserve-o para situações específicas.

Hidratação

Um mito que muita gente acredita é: “se o cabelo é oleoso, não precisa hidratar, certo?”. Errado! A hidratação deve ser feita em qualquer tipo de fio, o que importa é respeitar as características de cada cabelo e investir em máscaras capilares específicas para a necessidade desse fio. O segredo é usar os produtos da maneira certa no dia a dia.

Leia também (Tratamento capilar: cuidado para homens e mulheres)

Condicionador 

O condicionador é essencial para fechar as cutículas dos fios, que ficam abertas após a limpeza com shampoo. Ele também gera uma espécie de película protetora que diminui o ressecamento dos cabelos, além de deixá-los mais macios e com brilho. Portanto, nada de deixar o produto de lado quando for lavar as madeixas, hein! 

Como a raiz já é oleosa, não use o condicionador no cabelo todo: mantenha-o longe do couro cabeludo. Aplique o produto apenas no comprimento até as pontas.

Hidratação profunda

A hidratação profunda é importante para todos os tipos de cabelo e deve ser feita pelo menos duas vezes por mês. Se for utilizar uma máscara própria para os fios mistos, pode aplicá-la também no couro cabeludo para nutrir e purificar as madeixas. Atenção! Se seu cabelo estiver muito ressecado, pode hidratá-lo semanalmente.

Outros cuidados

Escove os cabelos

Ao escovar os cabelos, a oleosidade da raiz é espalhada por todo o comprimento das madeixas, evitando, ou pelo menos diminuindo, o ressecamento nas pontas. Além disso, a escovação ainda massageia o couro cabeludo. Tente adquirir o hábito de penteá-los todas as noites, antes de dormir.

Leia o artigo (Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos)

Evite passar a mão o tempo todo

Passar a mão no cabelo muitas vezes aumenta a gordura nos fios. Isso porque elas acumulam sujeira e suor ao longo do dia, facilitando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Portanto, as donas de cabelos com raiz oleosa e ponta seca devem evitar esse hábito. 

Aposte em óleo de coco nas pontas

O óleo de coco, além de ser 100% vegetal, é fonte rica de vitaminas e proporciona a nutrição das madeixas. Ele age na camada interna dos fios e possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Além disso, o produto reduz o frizz e as pontas duplas, e protege contra danos externos, como o sal, cloro, poluição e sol. Para quem tem cabelos mistos, o ideal é aplicá-lo apenas nas partes mais ressecadas.

Reduza o uso de secador e chapinha

O calor que vem do secador, babyliss e chapinha tem efeito semelhante ao da água quente, ou seja, favorece a produção sebácea no couro cabeludo, aumenta o ressecamento e abre os folículos capilares, causando pontas duplas. Se tiver que usar essas ferramentas, não abra mão de um protetor térmico. 

Use finalizadores de textura leve

Os finalizadores são essenciais e dão aquele toque especial para deixar o cabelo macio e cheio de brilho. Sim, eles ajudam a acabar com o indesejável frizz. No entanto, alguns produtos devem ser evitados por quem tem cabelo misto. 

Na hora de usar finalizadores, aposte nos óleos de textura leve, que conferem um efeito alinhado e ainda hidratam sem pesar nas madeixas. Se o produto tiver protetor térmico na fórmula, melhor ainda!

Não deixe de conferir toda a linha de cuidados com os cabelos das Farmácias Pague Menos.


Conteúdos relacionados

Referências externas: Beleza extraordinária | Fique Diva