Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Minoxidil no cabelo: como utilizá-lo da forma correta?

O uso do minoxidil no cabelo vem se tornando uma alternativa no combate à calvície, mas seu uso requer cuidados. Saiba todos!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Minoxidil no cabelo: como utilizá-lo da forma correta?

O uso de minoxidil no cabelo tem aumentado na atualidade. Além de ser um aliado no combate à calvície, é um medicamento importantíssimo no tratamento de alopecia. Porém, seu funcionamento correto depende de uma aplicação adequada.

Falhas no cabelo, barba ou sobrancelha afetam diretamente a autoestima de uma pessoa. Nem sempre um implante capilar vai ser uma solução, por ser um procedimento caro e nada prático.

O minoxidil pode disfarçar falhas e prevenir a queda dos pelos, sem causar riscos à saúde. Mas seu uso requer cuidado e é feito de forma controlada, por meio de prescrição médica.

Continue a leitura e saiba tudo o minoxidil, como usar no cabelo, para quem é indicado (e contraindicado), possíveis efeitos colaterais, além de entender sobre os tipos de aplicação!

O que é minoxidil e para que serve?

O minoxidil é um medicamento via oral que foi criado nos anos 1980 para reduzir a pressão arterial em hipertensos. 

Contudo, logo nos testes, descobriu-se que ele também estimulava o crescimento de cabelos. O motivo é que ele é um vasodilatador e, na cabeça ou barba, contribui para que os pelos nasçam onde estão escassos.

Portanto, atualmente ele serve para auxiliar em tratamentos de queda de cabelo. Com os anos, o medicamento passou a ser feito como loção e até como spray

Ele ainda é vendido, também, como comprido, só que a prescrição do anti-hipertensivo passou a ser rara.

Homem branco e calvo, de camisa cinza, com a mão na cabeça, reparando nas falhas no cabelo.
O minoxidil para cabelo se tornou uma alternativa contra a calvície.

Como o minoxidil atua?

O minoxidil aumenta a circulação sanguínea onde é aplicado, seja na cabeça, na região da barba ou nas sobrancelhas.

Assim, ele estimula o crescimento dos fios ao prolongar a fase anágena — ciclo responsável pelo nascimento do cabelo.

Dependendo da condição do usuário, ele é usado junto com tratamentos clínicos para calvície. Um deles é a finasterida, que inibe a transformação de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que reduz as células da produção de fios de cabelo.

Para quem o minoxidil é indicado?

O minoxidil é indicado para pessoas que estão com falhas no cabelo, mas que têm um bom grau de reversão do problema. Logo, para quem está quase ou totalmente calvo, ele não terá efeito, pois a região está sem chances de novos pelos nascerem.

Veja os principais quadros que podem fazer o uso de minoxidil no cabelo, quando prescrito por um médico:

  • Alopecia areata: quadro que provoca inflamação da pele e queda de cabelo na cabeça.
  • Alopecia androgenética: perda de cabelos, de origem genética ou hormonal. A queda pode começar no início da vida adulta e ser mais notável a partir dos 40 anos. Em mulheres, é comum o afinamento dos fios.
  • Queda de cabelo por estresse.
  • Tricotilomania: quadro que leva a pessoa a arrancar pelos da cabeça, das sobrancelhas e de outras partes do corpo, como forma de diminuir a ansiedade.
  • Eflúvio telógeno: condição que faz com que os cabelos caiam após banhos e lavagens da cabeça ou durante o penteado.
  • Falhas naturais.
Mulher branca abrindo espaço no cabelo para mostras as falhas.
Uma das aplicações do minoxidil para cabelo é em pessoas com alopecia.

Para quem ele é contra indicado?

O medicamento não é indicado para certas pessoas, em específico, como:

  • Grávidas ou em fase de amamentação.
  • Pessoas que apresentam insuficiência cardíaca.
  • Alérgicos ao minoxidil ou a componentes da fórmula.
  • Indivíduos em tratamento contra o alcoolismo.
  • Hipotensos (pressão arterial baixa).

Quais os efeitos colaterais do minoxidil?

As pessoas que fazem uso do minoxidil podem apresentar efeitos colaterais, pois trata-se de um medicamento. Veja a lista de sintomas:

  • Coceira por conta de reação alérgica.
  • Pele seca.
  • Crescimento indesejado de pelo em outras partes do corpo.
  • Dores de cabeça.
  • Oleosidade no couro cabeludo.
  • Caspa.
  • Perda de cabelo no início do tratamento, principalmente entre as semanas 2 e 6.

Todas essas reações ao minoxidil devem ser informadas ao dermatologista que fez a prescrição do medicamento. O profissional vai indicar o que fazer, seja na diminuição da quantidade, frequência ou até pausa no tratamento.

Homem branco, de camisa azul, em posição de perfil, com barba falhada na lateral.
O uso do medicamento deve ser acompanhado por um médico dermatologista.

Como aplicar minoxidil no cabelo?

Em cada região, há um modo de aplicação diferente. Veja qual o melhor método para cada parte!

Cabelo

A aplicação do minoxidil para cabelo deve ser feita na parte da pele do couro cabeludo seco, onde se almeja aumentar a quantidade de fios. Recomenda-se fazer uma leve massagem na região para absorção.

A quantidade do medicamento aplicado e a frequência varia de caso a caso, a depender da recomendação do dermatologista, assim como o tratamento. Tudo varia de caso a caso.

Barba

Na barba, o minoxidil deve ser aplicado da mesma forma que no couro cabeludo: nas regiões em que se deseja aumentar a quantidade de pelos. Ela deve estar seca e recomenda-se uma leve massagem para absorção.

Por conter álcool na fórmula, o minoxidil resseca a pele. Assim, é importante  aplicar produtos hidratantes, como óleo de coco ou amêndoas.

Sobrancelha

A aplicação de minoxidil na sobrancelha deve ser feita com auxílio de cotonete. O objetivo é realizar o engrossamento. Assim como na barba, recomenda-se uso de óleos de coco ou de amêndoas para evitar o ressecamento.

Em todas as aplicações, é preciso lavar as mãos assim que terminar.

Quantidade, frequência e tempo de tratamento são questões que devem ser definidas pelo dermatologista.

Mulher amarela, de camisa branca, com as mãos no cabelo, procurando falhas.
Em todos os casos, é importante lavar as mãos após a aplicação.

Formas seguras de usar minoxidil para cabelo

O minoxidil é encontrado em versões em spray, gotas ou gel. O formato mais adequado é definido pelo dermatologista responsável pela prescrição.

Esses são os modelos seguros com objetivo de estimular o crescimento de cabelo e pelos. O medicamento via oral é pouco utilizado e destinado a hipertensos.

Saiba como funciona cada um dos formatos!

Minoxidil em spray

Em spray, funciona para regiões que precisam de aplicações maiores, como a cabeça ou a barba com falhas. Por ser pressionado e espirrar boas quantidades do produto, ele vai atingir uma grande área afetada pela queda de cabelo.

Minoxidil em gotas

Essa versão geralmente é recomendada para quem precisa de aplicações locais e de pouca quantidade. Em gotas, você deve espalhar o produto pela região afetada (cabeça, barba e sobrancelhas).

Homem branco aplicando minoxidil em gotas no cabelo.
A versão em gotas do produto auxilia no uso em locais pontuais.

Minoxidil em gel

O minoxidil na versão gel também é recomendado para aplicações locais. Caso seja manipulado, há possibilidade da inserção de componentes que evitam alergias e ressecamento da pele, específico para cada tipo de derme.

Quais são os benefícios de usar minoxidil na versão manipulada?

Apesar de o minoxidil ser encontrado em fórmulas prontas e padronizadas com concentração de 2%, ele também pode ser encomendado em farmácias de manipulação.

Uma das grandes vantagens do minoxidil manipulado é que ele é preparado na concentração que o médico indicar, melhorando o tratamento. Também pode ser adquirido na quantidade que o especialista pedir, evitando sobra de produto e prejuízo.

Banner da farmácia de manipulação da Pague Menos.

Quais cuidados ter com o minoxidil?

O minoxidil deve ser utilizado nas quantidades e nos períodos prescritos pelo médico. Por ter alta concentração, se usado mais do que o recomendado, provoca irritações nas regiões de aplicação.

Logo, se o médico recomendar o uso uma vez ao mês, é apenas isso que deverá ser feito. Os resultados vêm no tempo e na forma planejada.

O minoxidil no cabelo, certamente, é um dos medicamentos que podem melhorar a autoestima da pessoa. Seja por ter falhas naturais, calvície ou alopecia, o crescimento de pelos afeta diretamente no visual e no autocuidado.

Está procurando produtos, medicamentos e dermocosméticos que auxiliem no cuidado do corpo? Então, clique na imagem abaixo e conheça agora o site da Pague Menos!

Banner conheça o site da Pague Menos.