Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como os sabonetes atuam no corpo?

Seja qual for o estilo, durante o banho, o sabonete tem como principal função limpar a pele, removendo as impurezas e eliminando os resíduos da pele. Os sabonetes são cosméticos detergentes, capazes de retirar a gordura superficial da pele e, assim, a sujeira.

Ele faz parte da rotina desde sempre e não só para os vaidosos, todo mundo usa. Sabe do que estou falando? Do sabonete. Seja para deixar a hora do banho muito mais relax ou até mesmo cuidar da pele, o mais importante é saber escolher.

Como escolher o sabonete da maneira correta?

A grande questão é conseguir encontrar um sabonete pra chamar de nosso, no meio de tantas opções. Para Karine Frota, que é farmacêutica de manipulação, hoje existem várias opções no mercado e a melhor maneira de escolher é sempre definir qual o seu tipo de pele.

O primeiro passo para encontrar um sabonete apropriado é descobrir se a pele é seca, oleosa ou mista. Confira as dicas da dermatologista Raíla Macedo:

- para a pele mais oleosa, o ideal é uma substância mais adstringente, com ácido salicílico na composição;

- quem tem a pele mais seca ou sensível pode não tolerar tão bem o ácido salicílico, por isso, precisa de um sabonete mais hidratante.

Nesse sentido, os tipos e formas do produto fazem muita diferença, pois é possível encontrar no mercado os modelos tradicionais, como sabonete em barra e líquido, como também sabonetes em formato de espuma ou mousse.

Quais são os ativos dos sabonetes na pele?

Hoje os sabonetes são considerados verdadeiros cosméticos de tantos ativos que têm. De acordo com a farmacêutica de manipulação, existem sabonetes com ação antibactericida e hidratante.

Um sabonete para pele acneica, por exemplo, pode ter uma ação hidratante, porque esse tipo de pele não pode ficar totalmente sem ativos oleosos para protegê-la.

É importante que uma pele madura tenha ativos que a refresquem. O própolis pode ser usado como cicatrizante e antiacne, o extrato de aloe vera refresca e tem ação cicatrizante, óleo de macadâmia e óleo de argan com ação hidratante e antioxidante nas peles mais maduras.

Também têm o ômega 3 com função hidratante, que é um óleo natural e derivado de vegetais.

Segundo Raíla Macedo, existem também o piritionato de zinco usado para diminuir as bactérias do corpo; ácido hialurônico utilizado também para hidratar, revitalizar a pele e tem efeito cicatrizante; dexpantenol que tem efeito cicatrizante.

É importante usar sabonete para cada região do corpo? 

Para Karine Frota, é fundamental por conta do pH do nosso organismo, então, cada região vai ter um pH específico. Por exemplo, quando escolhe um sabonete para região íntima, ele precisa ter um pH ácido; para a face ou para peles mais sensíveis, um pH mais alcalino.

O pH da pele varia em torno de 4,5 e 5,5, dependendo de algumas regiões. “Quando você utiliza substâncias mais alcalinas (com pH 8 de 9), às vezes acaba ocasionando problemas na sua pele, como irritação. Por isso, o ideal é procurar um pH mais próximo ao nível da pele”, exemplifica a dermatologista. 

Com essas dicas, agora é só chegar na prateleira e pegar o sabonete de acordo com o seu tipo de pele e necessidade. Isso é um momento de autocuidado! Como os sabonetes têm essências muito boas, o seu banho agora virou um spa e vai te fazer relaxar.

Matéria originalmente veiculada no programa de 13 de outubro de 2019. 

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola