Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como cuidar da pele mista? Veja as melhores práticas

A pele mista requer cuidados especiais. Você pode usar produtos específicos ou direcionados à pele oleosa e seca e aplicar nas áreas certas. Confira como cuidar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como cuidar da pele mista? Veja as melhores práticas

A pele mista é aquela que apresenta oleosidade na chamada zona T do rosto, testa, nariz e queixo, e característica mais seca e opaca nas outras partes.

O principal cuidado para quem tem esse tipo de pele é encontrar o equilíbrio entre a hidratação e o controle da oleosidade. Para isso, é fundamental não dar o mesmo tratamento a todas as regiões.

Por exemplo, a maior indicação é utilizar produtos próprios para pele mista. Mas se não for possível, use um para oleosa e outro para pele seca, nas áreas certas. Esse cuidado é essencial para evitar cravos, espinhas e descamação, deixando a pele com um aspecto mais saudável e bonito.

Você tem a pele mista? Quer aprender como tratá-la adequadamente? Então confira 5 dicas práticas que farão toda a diferença.

As 5 melhores maneiras de cuidar da pele mista

As maneiras mais indicadas de como cuidar da pele mista são:

faça uma higienização adequada;
atente-se ao hidratante utilizado;
use produtos que ajudem a controlar a oleosidade;
invista em produtos multifuncionais;
não abra mão do protetor solar.

Faça uma higienização adequada

A higienização para a pele mista vai ajudar a combater a oleosidade, bem como a preparar a região para receber outros produtos que trarão o equilíbrio.

Para esse tipo de pele, o ideal é utilizar loções neutras, tais como as de erva-doce, que são menos agressivas. Uma dica importante no processo de higienização da pele mista, é evitar sabonetes em barra e dar preferência para as versões líquidas, por serem mais suaves.

Além disso, se usar dois produtos separados para limpeza da sua pele, atente-se para aplicar as loções que são adstringentes apenas na zona T do seu rosto.

Atente-se ao hidratante utilizado

Assim como os demais tipos de pele, a mista também precisa de uma boa hidratação. No caso, é preciso apenas que você se atente ao hidratante utilizado.

Com receio de aumentar a oleosidade, muitas pessoas optam por usar os hidratantes não gordurosos por todo o rosto diariamente. Porém, isso pode contribuir para deixar a sua pele mais sensível.

Por esse motivo, o ideal é dar preferência aos hidratantes desenvolvidos especialmente para pele mista. Caso não seja possível, a dica extra sobre hidratação desse tipo de pele é aplicar um adstringente na zona T, antes de utilizar o hidratante escolhido.

Use produtos que ajudem a controlar a oleosidade

Ainda na linha dos hidratantes, os mais indicados para controlar a oleosidade da pele mista são os apresentados em forma de gel ou sérum.

Quanto ao princípio ativo, os que geram melhores resultados contêm alfa hidroxiácidos (ácidos orgânicos), resorcinol (antisséptico) e chá verde. Somado a isso, os produtos escolhidos devem ser livres de óleo e não conter álcool em suas composições.

Invista em produtos multifuncionais

Para quem não quer se preocupar em usar diferentes produtos simultaneamente, o ideal é investir nos multifuncionais. Ou seja, produtos que, ao mesmo tempo, eliminam a oleosidade e evitam o ressecamento da pele.

No caso, estamos falando dos produtos próprios para pele mista, tais como sabonetes líquidos, géis de limpeza, hidratantes, séruns, esfoliantes e máscaras.

Não abra mão do protetor solar

E claro, o protetor solar é um item essencial para quem deseja descobrir como cuidar da pele mista. Vale lembrar que a exposição aos raios solares colaboram para a produção da oleosidade, ao mesmo tempo, em que também podem ajudar a intensificar o ressecamento.

Ou seja, uma pele com essas características acaba sendo afetada duas vezes. E o mais importante, ele é essencial para proteger do risco de desenvolver câncer de pele. Por isso, deve ser usado diariamente e não apenas quando se vai à praia ou à piscina.

Como identificar seu tipo de pele

Mas você ainda tem dúvidas se a sua pele é mista, seca, oleosa ou normal? Então confira uma forma simples e prática de identificar seu tipo de pele! Pegue um lenço de papel e, logo ao acordar, passe-o pelo rosto.

Na pele normal, o papel vai ficar limpo e a sua pele com uma textura suave. Já na oleosa, a tendência é o papel apresentar bastante sujidade. Contudo, na seca, o lenço ficará limpo, mas você terá a sensação de “repuxamento”.

Por fim, na mista o papel apresentará um pouco de sujeira. Seja qual for o tipo de pele que identificar, a rede de farmácias Pague Menos tem os produtos certos para o tratamento. Acesse o site da Pague Menos e confira todas as linhas que oferecemos para cuidados e tratamento da pele.