Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dicas De Cuidados Com A Pele Oleosa

A acne é um fator que gera insegurança e baixa autoestima em pessoas de todas as idades. Por isso, neste Sempre Bem, conversaremos com a dermatologista, Doutora Raíla Macedo, sobre as causas, tipos, prevenção e tratamentos. Além disso, daremos algumas dicas de como cuidar da pele oleosa. Assista ao vídeo e confira.

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA PELE OLEOSA?

A acne, presente em 56% das pessoas adultas, é reflexo do excesso de oleosidade. Felizmente, é possível controlar o problema

Aos 13 anos de idade, a influenciadora digital Manu Belmino começou a ter acne. "Eu sofria bullying na escola e isso me angustiava e maltratava. No meu aniversário de 15 anos eu estava super feliz para comemorar, mas, por outro lado, sentia a autoestima baixa por conta das espinhas".

Uma pele oleosa é a principal causa da acne. Essa doença afeta cerca de 90% dos adolescentes e 56% das pessoas adultas. A dermatologista Raíla Macedo explica que trata-se de uma maior produção maior do sebo pelas glândulas sebáceas que localizam-se, principalmente, na "zona T" (testa, dorso do nariz e queixo).

PRINCIPAIS CAUSAS DA ACNE

• O sexo masculino costuma sofrer mais;

• Idade. "O pico de oleosidade na pele é em torno dos 15 aos 35 anos";

• Alimentação rica em açúcar, farinha e suplemento alimentar;

• Causas hormonais. "Existem os hormônios androgênicos que favorecem a proliferação maior de glândulas sebáceas".

O que pouca gente sabe é que a acne é classificada de acordo com a sua gravidade:

GRAU 1 - Presença de cravos;

GRAU 2 - Presença de pústulas (pontos de pus);

GRAU 3 - Presença de nódulos e cistos, acne exuberante;

GRAU 4 - Quadro altamente inflamatório, que necessita de medicação oral.

No último ano, os cravos e espinhas resolveram aparecer na cutis da consultora comercial Caroline Egyed. "Eu tive um surto de acne e procurei uma dermatologista. Ouvi que poderia ser um impacto da pandemia - tanto emocional quanto pelo uso contínuo de máscara. Foi difícil porque eu não sabia como lidar. Cuidar da pele não era um ritual que estava na minha rotina", revela.

A saída foi investir em um sabonete específico para pele oleosa, tônico e hidratante próprio para o seu tipo de pele, além dos ácidos. Ponto para Caroline! Raíla pontua quais são os itens que não podem faltar na rotina de quem sofre com a oleosidade:

• Sabonete com ácido salicílico ou enxofre na composição;

• Sérum secativo para usar durante a noite;

• Tônico;

• Protetor solar específico para peles oleosas;

• Cremes noturnos com ácido retinóico, ácido azelaico ou retinaldeído;

Manu sempre seguiu a rotina de skincare recomendada por dermatologistas, mas a melhora efetiva da acne se deu com uso da isotretinoína. Raíla explica que a substância oral é indicada em casos exuberantes. "Ela tá age diminuindo as glândulas sebáceas e, com isso, há uma diminuição do processo de produção de sebo."

Hoje, Manu esbanja autoestima com a pele que sempre sonhou. "Mas é importante ressaltar que os cuidados são de dentro para fora: bebo muita água e tenho uma alimentação saudável. Além disso, a minha rotina de skincare é sagrada, um verdadeiro momento de autocuidado. Vale a pena se cuidar!", garante.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico