Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sol X Saúde: Nem mocinho e nem vilão

O sol pode causar prejuízos quando tomado em excesso. Porém, na medida, possui inúmeros benefícios. Descubra como curtir o verão sem prejudicar a saúde.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Sol X Saúde: Nem mocinho e nem vilão

Por: Ladinne Campi

Vamos combinar que um lindo dia ensolarado é mais do que suficiente para recarregar as energias, não é mesmo?! Sol lembra natureza, liberdade, vibração, churrasco com os amigos, praia no domingo e por aí vai... Mas, nos últimos tempos, vivemos um verdadeiro dilema, afinal, os malefícios causados pelo sol podem impactar severamente a nossa saúde.

Para quem entende a importância de não passar do limite e nem pretende abrir mão, a dica é tomar sol com moderação. Abaixo, te damos bons motivos para aproveitar o verão com responsabilidade.

POR QUE SIM?

Melhora humor e sono: O que seria do mundo sem luz? A natureza, por exemplo, necessita do sol, e nós, seres humanos, não somos diferentes. Quando a luz solar entra pela retina e atinge um núcleo do cérebro, o hormônio do sono (melatonina) é inibido, trazendo a sensação de disposição. Além disso, também há um aumento na liberação de serotonina, um neurotransmissor que atua no humor.

Tem relação com o apetite: Não, você não leu errado. O fato é que o nosso corpo está interligado e o mecanismo de saciedade tem relação com uma boa noite de sono. Indivíduos que sofrem privação do sono apresentam maior tendência a desenvolver obesidade.

Combate a depressão: A ausência de luz solar atua diretamente na produção hormonal e pode ser um gatilho para transtornos mentais. Geralmente, a “depressão sazonal” é observada em países do hemisfério norte e tem como principais sintomas: melancolia, tristeza e baixa motivação. A boa notícia é que bastam alguns minutos de sol ao dia para prevenir o problema.

Atua na produção de vitamina D: Apesar do nome, a vitamina D é um hormônio que atua no metabolismo do cálcio, é responsável pela manutenção do sistema imune, entre outras funções. Estima-se que cerca de 90% da vitamina D é adquirida pela síntese cutânea. Logo, expor-se ao sol de forma moderada é fundamental para manter o nível satisfatório e, claro, a saúde em dia.

POR QUE NÃO?

Provoca envelhecimento precoce: O fotoenvelhecimento ocorre porque o sol danifica todas as camadas da pele, levando ao desenvolvimento precoce de rugas profundas e flacidez, destruindo as fibras de colágeno, tornando a pele mais espessa e provocando a dilatação de vasos sanguíneos.

Altera a pigmentação da pele: Pintas, manchas solares e sardas também são frequentes em quem se expõe aos raios UVA e UVB de forma exagerada e desprotegida. Além disso, a luz ultravioleta estimula os melanócitos, podendo ser um fator de gatilho para o surgimento ou piora do temido melasma.

Pode provocar queimaduras: A permanência prolongada aos raios ultravioleta aliada a falta do protetor provoca queimadura solar ou eritema, classificado em três graus. Os sintomas variam desde vermelhidão até dor, inchaço e bolhas. Nestes casos, é importante que o paciente dispense o uso de receitas caseiras e procure auxílio profissional.

É o principal causador do câncer de pele: O sol é capaz de alterar o DNA celular. Com o excesso ou a exposição cumulativa, ocorrem mutações que dão origem ao câncer de pele. Estima-se que mais de 90% dos casos da doença ocorrem pela exposição excessiva aos raios ultravioleta.

VEM, VERÃO (MAS COM MODERAÇÃO)

Se você ficou dividido entre os prós e contras da exposição solar, aí vai uma boa notícia: é mais do que possível ter uma relação saudável com o verão. De acordo com a dermatologista Raíla Macedo, basta seguir algumas dicas salvadoras:

· Exponha-se ao sol no horário menos nocivo. “Não é recomendado pegar sol de 10 às 16h, a depender da época do ano e da localização. Na região Nordeste, por exemplo, oriento restringir o sol a partir das 9h por conta da posição geográfica.”

· Capriche na fotoproteção mecânica através do uso de roupas, chapéus, bonés e óculos de sol para prevenção de danos nos olhos.

· Use e abuse do filtro solar. “O uso do protetor solar é essencial, assim como sua reaplicação. Essa escolha deve ser feita com a ajuda de um dermatologista, sempre levando em consideração características do paciente como uma possível sensibilidade ou histórico de alergia”.

· Lembre-se que todos esses cuidados devem ser mantidos para além da ida na praia, hein?! Até mesmo o sol do dia a dia exige cuidado e proteção.

Agora que você já sabe que sol é bom demais – mas com moderação, #partiu curtir o verão botando em prática todas as dicas, combinado?! Afinal, bom mesmo é estar com a saúde em dia em todas as estações!