Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Blitz Do Verão: Cuidados Para Se Expor Ao Sol

O verão faz bem para toda a família. Dá para aproveitar tanta coisa ao ar livre com essa natureza linda que a gente tem aqui no Brasil. Mas é preciso tomar muito cuidado com a saúde e a pele no verão, principalmente quando for tomar sol ou se bronzear.

De acordo com a dermatologista Lia Albuquerque, esse é um período de férias, onde as pessoas se expõem mais à praia e ao sol, por isso, precisam ter cuidado redobrado com a pele.

Cuidados com a pele no verão

Protetor solar em crianças e adultos

Em relação ao uso do protetor solar em crianças, é permitido a partir dos seis meses. Antes disso, se deve evitar a exposição solar direta do bebê. Além disso, a blusa com proteção UV pode ser uma grande aliada.

Conforme Lia, o ideal é usar o protetor solar e não o bronzeador. Deve ter o FPS igual ou maior do que 30 e precisa ser reaplicado a cada duas horas. 

Com o protetor solar de FPS 60, a pessoa vai ficar mais protegida. Deve ser reaplicado ao longo do dia. Além do protetor, é importante usar o chapéu de aba larga.

Protetor solar para pessoas mais morenas

As pessoas mais morenas têm uma quantidade maior de melanina, que é o pigmento da pele capaz de protegê-la em relação aos raios UVA e UVB, mas, mesmo assim, sofre agressão. Por isso, deve haver a proteção solar com FPS igual ou maior do que 30.

Para a dermatologista, se for usar a blusa com proteção UV, não há necessidade de aplicar o protetor em baixo, porque o tecido é que vai proteger. Mas não pode esquecer as outras áreas, como rosto, nuca, orelha (que é um dos locais de maior incidência de câncer de pele).

Procure locais com sombra

Outra dica é procurar a sombra de uma barraca para não ficar tanto tempo exposto ao sol, protegendo a pele do câncer de pele e do fotoenvelhecimento. O recomendado é evitar o sol das 10h às 16h.

Tipos de protetor solar para o corpo

É importante saber qual o protetor é ideal para cada tipo de pele e para as necessidades da pessoa.

  • Protetor solar com repelente: é uma forma de deixar o dia a dia mais prático e se proteger em relação ao sol e quanto às picadas de insetos. Ideal para crianças.
  • Protetor solar infantil para praia e piscina: tem uma tolerância maior à água e resiste mais, principalmente quando se vai mais à praia, piscinas e esportes ao ar livre. Esse protetor tem a capacidade de proteger mais nessas situações, mas isso não impede que ele precise ser reaplicado a cada duas ou três horas.
  • Protetor solar em spray: facilita muito, principalmente na reaplicação na praia.
  • Protetor solar com a solução mais aquosa: para manter a pele mais sequinha e aplicar no rosto.
  • Protetor solar com a solução mais espessa: para hidratar e proteger a pele. Idela para o corpo.
  • Protetor solar em mousse: é mais fácil de aplicar.

O ideal de se ter várias formas de aplicar o protetor solar é escolher aquela que se adapta melhor ao seu tipo de pele e à sua rotina, seja espuma, spray, hidratante, seja creme hidratante.

Protetor solar para o rosto

Falando de rosto, existem várias opções no mercado para escolher: um protetor oil free, protetor com cor, dentre outras. “Os tipos de protetores faciais dependem muito do tipo de pele e qual o seu objetivo”, conta Lia Albuquerque.

Pele com melasma

Por exemplo, quando se tem paciente com melasma, a mancha acastanhada que acontece na face, é preciso dar preferência aos protetores com base, porque têm uma capacidade de proteger a pele contra a luz visível, que também pigmenta a pele, além de dar uma maquiada nela.

Pele oleosa ou acneica

“Para pacientes com pele acneica ou pele oleosa, existem opções no mercado de protetores que têm a capacidade de manter a pele mais sequinha ao longo do dia e também de tratar a acne. O oil free é uma opção interessante para esse tipo de pele", cita Lia.

Protetor solar anti-idade

Existem também protetores com algumas substâncias antioxidantes, por exemplo, o anti-idade. Além de proteger a pele do sol, vai tratá-la contra os radicais livres, protegendo o colágeno. Ou seja, você trata e protege a pele com o mesmo produto.

De acordo com a dermatologista, as pessoas estão um pouco mais conscientes e usando mais o protetor, mas elas estão esquecendo muito de reaplicar o protetor, que é fundamental para manter essa proteção em relação ao sol.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 6 de janeiro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola