Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

15 benefícios dos exercícios aeróbicos e como fazer

Veja aqui, 15 benefícios dos exercícios aeróbicos, e tenha ótimos motivos para praticar atividades físicas toda semana!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
15 benefícios dos exercícios aeróbicos e como fazer

Praticar esportes não deve ser apenas para atingir bons resultados de performance. Pois, eles trazem diversos benefícios para a saúde em geral.

Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são ótimos e se dividem em várias atividades. Eles fazem com que o organismo exija altas quantidades de oxigênio para os músculos.

Esses, por sua vez, são bastante trabalhados nas mais diferentes modalidades desse tipo de exercício. Entre alguns deles estão a caminhada, a natação e o ciclismo. E todos garantem longevidade e um dia a dia mais saudável.

Continue neste post que o Sempre Bem preparou e descubra 15 benefícios dos exercícios aeróbicos e dicas de como praticá-los!

1. Um dos benefícios dos exercícios aeróbicos é a melhora da circulação sanguínea

A prática regular de exercícios aeróbicos ajuda a melhorar a velocidade e a qualidade da circulação de sangue pelo organismo, ocorrendo tanto durante como bem depois das atividades.

Isso faz com que os músculos exijam mais oxigênio, e com essa demanda, mais sangue é enviado a todos os órgãos. Essa quantia maior faz com que a circulação seja beneficiada, melhorando também o uso do líquido vital e do oxigênio, pelos órgãos.

2. Fortalece a musculatura

Ficar com músculos mais rígidos não é o foco dos benefícios dos exercícios aeróbicos. Contudo, no médio e longo prazos, eles trazem essa vantagem de forma moderada, colaborando para que a sua resistência fique mais alta para as várias atividades do dia a dia.

Os músculos precisam de estímulos e que suas fibras se rompam e se regenerem, para que eles cresçam e fiquem fortalecidos. O que as atividades físicas aeróbicas fazem é justamente isso, de forma leve e gradual.

Ou seja, não é preciso ter alta intensidade na prática de exercícios físicos, basta fazê-los frequentemente, que os resultados irão aparecer em poucos meses. Pernas e braços torneados e enrijecidos são os mais aparentes.

3. Reforça o sistema imunológico

O sistema imunológico é a ferramenta do corpo contra bactérias, vírus e qualquer agente que cause infecções e doenças. Para que ele funcione bem, deve ser estimulado de forma adequada, especialmente, com alimentação e exercícios.

Um dos principais estimulantes do sistema imunológico são as atividades físicas, sejam elas quais forem. Nesse sentido, os benefícios dos exercícios aeróbicos se encaixam como reforçadores das defesas naturais do organismo.

Claro, com moderação é que se conquista um sistema imunológico mais forte. Mas isso não quer dizer que porque você pratica exercícios, você não tenha que se cuidar, por exemplo, contra gripes e resfriados. Principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

4. Contribui para a saúde do coração

O coração é o órgão que bombeia sangue e, consequentemente, oxigênio, a todo o organismo. Quando ele é auxiliado, o corpo inteiro ganha benefícios. E nessa direção, os exercícios aeróbicos contribuem bastante para a saúde dele.

Com a melhora da circulação sanguínea, o coração é diretamente beneficiado com um fluxo maior de sangue e oxigênio. Por sua vez, essa melhoria também contribui para evitar placas de gordura que entopem artérias e veias, e que podem levar ao infarto e outros problemas coronários.

Portanto, praticar exercícios aeróbicos é uma maneira de evitar problemas que envolvam o sistema cardiovascular, aumentando a qualidade de vida.

5. Melhora o sistema respiratório

Como os exercícios aeróbicos exigem que muito oxigênio seja enviado para as células e músculos, o organismo fica mais eficiente nesse sentido. Em outras palavras, o corpo passa a usar melhor o oxigênio, beneficiando todo o sistema respiratório.

6. Ajuda a emagrecer

Entre os benefícios dos exercícios aeróbicos mais evidentes e que são atrativos para que algumas pessoas se interessem em praticá-los, é que eles ajudam a emagrecer.

Esse benefício é uma consequência da queima de calorias que se acumulam pelo corpo quando não são usadas como energia. Assim, principalmente quem tem na genética, a tendência de reter gordura e aumentar de peso, consegue controlá-lo melhor quando passa a praticar exercícios aeróbicos.

7. Reduz a gordura corporal

Antes de ajudar a emagrecer, os benefícios dos exercícios aeróbicos fazem um papel mais importante à saúde, que é o de reduzir a gordura corporal.

Essa gordura pode ser fruto tanto de uma má alimentação, genética do corpo, sedentarismo, entre outros motivos. E ela se acumula em tudo o que é órgão e parte do organismo, levando-o lentamente a aumentar o risco para várias doenças, incluindo a obesidade.

Ao praticar exercícios aeróbicos, as artérias, veias, fígado e a gordura depositada nos músculos, diminuem. Trazendo mais vitalidade e reduzindo o risco para todos os problemas relacionados ao acúmulo de gordura no corpo.

8. Controla a pressão arterial

Todo o conjunto de benefícios dos exercícios aeróbicos, que são voltados à melhora da circulação de sangue e da redução de gordura no corpo, trazem outra vantagem: o controle da pressão arterial.

Para quem não sofre com problemas de pressão, esse benefício funciona como uma manutenção do estado normal de saúde. Já para quem tem hipertensão ou precisa usar medicamentos e controlar a alimentação para evitar que ela suba, praticar exercícios aeróbicos é um ótimo meio de controlar esses quadros.

9. Reduz o declínio cognitivo

Mal de Alzheimer, Parkinson, entre outros problemas relacionados à perda da cognição, podem aparecer na terceira idade ou por conta de outros fatores. Entre eles, o sedentarismo, que é apontado como um dos riscos que leva a esses distúrbios.

Para evitar esses e outros problemas cognitivos, a prática de exercícios aeróbicos é uma excelente alternativa. Eles são capazes de fortalecer a saúde mental e reduzir as chances de que ela se deteriore com o passar dos anos.

E essa prevenção vale para qualquer idade, mantendo a saúde da mente sempre em dia. Especialmente em um momento de restrições e distanciamento social, os benefícios dos exercícios aeróbicos ajudam a se manter são.

11. Promove o relaxamento do corpo

Estresse por conta de tarefas e responsabilidades do dia a dia não param. Isso gera tensão no corpo, causando dores e problemas como o bruxismo. A saída para uma vida mais relaxada e leve é praticar exercícios aeróbicos.

As atividades físicas ajudam a aliviar a tensão que o corpo acumula, além de diminuir o estresse que vem do dia a dia atribulado. Um corpo mais relaxado tem menos risco de ter problemas como dores corporais e de cabeça.

12. Melhora o humor e o bem-estar

É fato que as atividades físicas aumentam a sensação de prazer e bem-estar. O motivo é que quando algum exercício é praticado por pelo menos de 15 a 30 minutos, a endorfina é liberada no cérebro.

A endorfina é o “hormônio da felicidade”, e quanto mais se pratica a atividade, mais ela é liberada e fica presente no organismo. Mas, não é preciso exagerar na frequência e duração dos exercícios aeróbicos para ter esse grande efeito na saúde mental.

13. Previne a osteoporose

A saúde dos ossos também é beneficiada pela prática de exercícios aeróbicos, pois eles fortalecem articulações. Além de contribuírem para a sintetização de proteínas e cálcio — ambas são substâncias que formam os ossos.

Outro fator que colabora para que a osteoporose seja evitada, é que algumas atividades físicas aeróbicas são feitas ao ar livre. E a exposição à luz solar fortalece a saúde dos ossos.

14. Reduz o colesterol ruim

O colesterol é formado por gorduras que se acumulam no sangue, e tem dois tipos: o LDL e o HDL. O primeiro é considerado ruim, pois tem gorduras de difícil absorção pelo organismo, enquanto o segundo é bom — mas, em excesso também é prejudicial.

Praticar exercícios aeróbicos com regularidade equilibra esses dois colesteróis e faz com que o LDL seja mais baixo. O que diminui o risco de doenças trazidas com essa taxa elevada.

15. Diminui o risco para diabetes

A diabetes é uma doença que faz com que a glicose — açúcar do sangue — seja mal utilizada pelo corpo. Ocasionando no aumento dessa taxa, e trazendo consequências graves para a circulação de sangue, entre outros aspectos do corpo.

Fazer atividades físicas ajuda a reduzir o risco para a diabetes de tipo 2, que ocorre por conta de alguns fatores externos, entre eles o sedentarismo. Além de também controlar melhor a diabetes de tipo 1, que é uma doença causada pela própria desregulação do organismo.

Entre as atividades físicas que você pode praticar para colher todos esses benefícios de saúde, estão:

caminhada;

corrida;

natação;

pedalar;

dança;

pular corda;

subir e descer escadas.

Escolher por exercícios aeróbicos que melhor se encaixem na sua rotina e no seu estilo de vida, vai aumentar o prazer de praticá-los. Só depende de você começar a praticar algum e sentir qual deles proporciona ótimos momentos. Porque independente da escolha, todas vão melhorar a sua saúde.

Vale reforçar que para alcançar os melhores benefícios dos exercícios aeróbicos, é preciso praticá-los com regularidade. De duas a três vezes por semana, e de 15 a 30 minutos em cada vez, são suficientes para que os resultados apareçam. 

Você pode aumentar o tempo de prática, mas, apenas quando tiver mais resistência e força para aguentar maiores cargas da atividade. Para te ajudar nesse processo, no Clinic Farma da Pague Menos você encontra o acompanhamento especializado para perda de peso, serviços de avaliação corporal, autocuidado, bioimpedância e mais para garantir que o exercício seja feito de forma saudável!

As atividades físicas também ajudam a reduzir o risco de outros problemas que surgem com o avanço da idade. Veja como a atividade previne a incontinência urinária!