Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Quer Emagrecer? Veja As Principais Dietas

Neste Sempre Bem, iremos falar sobre dietas para emagrecer. A nutricionista Andressa Fontes fala sobre as dietas mais famosas e como elas podem ser benéficas ou maléficas para a saúde. Confira!

Emagrecer com saúde é a meta!

Quando o objetivo é emagrecer, muitas dietas surgem como alternativas, mas é preciso estar atento às vantagens e desvantagens de cada uma delas. Muita gente segue rigorosamente o protocolo das dietas e elas funcionam!

Emagrecer é fácil, difícil é se manter magro.

Toda dieta leva ao emagrecimento, o X da questão é, justamente, a manutenção disso e é a continuidade com hábitos saudáveis que vai levar ao resultado esperado.

Principais dietas para emagrecer

Curiosos para conhecer as melhores dietas para emagrecer? Entre as principais, encontramos a Dieta Cetogênica e a Dieta Low Carb. Confira agora mesmo suas especificações e mude seus hábitos!

Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem um perfil de muito baixo carboidrato. A quantidade é, em média, de 20 a 30 gramas, o que é muito pouco. Ela tem uma quantidade de proteína adequada e um alto teor de gordura.

Regras básicas para aderir a essa dieta:

- cortar o açúcar: refrigerantes, doces, sucos e sorvete;

- eliminar os grãos: pães, bolos, biscoitos, macarrão, especialmente trigo e soja;

- evitar raízes: principalmente batatas;

- comer comida de verdade: salada, alimentos nutritivos.

Na dieta cetogênica é permitido comer ovos e proteína, mas de forma controlada. O maior consumo nessa dieta é o das gorduras.

Dieta Low Carb

A dieta low carb tem o foco no consumo de baixa quantidade de carboidratos. Não é uma dieta tão restritiva e é possível se trabalhar em vários perfis de quantidades, desde que seja abaixo da quantidade recomendada de carboidratos, que é menor que 44%

Essa dieta permite um teor de gordura moderado (maior que 30%), acima do que é considerado ideal, mas priorizando gordura boa e com proteínas também acima do ideal, em torno de 20 a 30%

Regras básicas para aderir a essa dieta:

- priorizar comida de verdade: frutas, verduras, vegetais, gorduras boas (abacate, castanha, amendoim, açaí);

- evitar: produtos industrializados.

Problemas desencadeados pela má alimentação

Há muitas estratégias na busca da perda de peso. "Sem dúvida nenhuma as que mais têm tido resultado nos tempos modernos são aquelas que combatem o consumo de alimentos processados, refinados, excesso de açúcares e bebidas industrializadas", explica o médico e diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, Mohamad Barakat.

O consumo de açúcares, similares e farináceos promove a insulina sempre alta e isso é o grande desencadeador da obesidade, além de ser porta de entrada para tantas outras doenças crônico-degenerativas, síndrome metabólica, diabetes e doenças cardíacas, por exemplo.

Para combater a obesidade a saída não é fazer uma dieta restritiva ou temporária, é preciso entender o motivo.

"Na verdade, o ideal é que se perca peso por meio de um novo estilo de vida, porque aí sim o seu emagrecimento é sustentável, por isso que as dietas low carb têm feito sucesso", destaca Dr. Barakat.

Outro hábito de sucesso e que provoca a queda da insulina é o jejum, que associado a uma dieta low carb combate, diretamente, a insulina alta.

"Toda vez que a insulina está alta, o cérebro recebe o comando engordar e quando o a insulina está baixa, o cérebro recebe o comando queimar energia, explica o médico.

Como fazer jejum da maneira correta

O jejum é uma prática que causa dúvidas, porque muita gente acha que não vai conseguir, mas é importante entender que essa prática não é tão complicada, haja visto que grande parte da população não sente falta do café da manhã.

A proposta do jejum não é fazer sacrifício.

"Nós usamos o período do sono para somar o período do jejum, então você pode iniciar com 12 horas de jejum, parando de comer às 20 horas e voltando a se alimentar às 8 horas da manhã. Isso configura um jejum leve, para iniciantes. À partir de uma semana ou duas, é hora de experimentar um período de 14 horas e, em seguida, 16 horas para que você comece a obter saúde", completa Dr. Barakat.

Vale lembrar!

Jejum não emagrece se na oportunidade que você tiver para comer, se alimentar de forma errada.

Sobre a preocupação de ficar muito tempo em jejum e prejudicar o estômago por causa do suco gástrico, o médico explica.

"Na verdade não é o jejum que expõe o estômago à uma acidez e sim o que ingerimos, como café, refrigerante, açúcar e bebida alcóolica. O jejum é um comportamento de estabilidade, não provoca nada de acidez no estômago. Isso é um grave estômago".

Fica a dica!

A dieta ideal é aquela que você consegue fazer.

Clinic Farma

O Clinic Fama, consultório farmacêutico das farmácias Pague Menos, oferece vários serviços à população e dentre eles a orientação sobre o controle da obesidade.

Uma das perguntas mais frequentes no Clinic Farma é se existe algum remédio que sacie a fome e induza o emagrecimento de forma rápida e aí entra o papel de informação do farmacêutico, de não apenas dizer que não existe uma fórmula mágica, mas explicar o motivo disso, o que gera mais consciência e segurança, para que o paciente entenda o motivo.

O farmacêutico pode ajudar tirando as medidas, encaminhando para o médico especialista e fazendo o acompanhamento, para que o cliente consiga seguir com hábitos saudáveis e alcançar o objetivo desejado.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola