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Quer Emagrecer? Veja As Principais Dietas

Neste Sempre Bem, iremos falar sobre dietas para emagrecer. A nutricionista Andressa Fontes fala sobre as dietas mais famosas e como elas podem ser benéficas ou maléficas para a saúde. Confira.

Emagrecer com saúde

Quando o objetivo é emagrecer, muitas dietas surgem como alternativas, mas é preciso estar atento às vantagens e desvantagens de cada uma delas. Muita gente segue rigorosamente o protocolo das dietas e elas funcionam!

Emagrecer é fácil, difícil é se manter magro

Toda dieta leva ao emagrecimento, o X da questão é, justamente, a manutenção disso e é a continuidade com hábitos saudáveis que vai levar ao resultado esperado.

Principais dietas:

- Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem um perfil de muito baixo carboidrato. A quantidade é, em média, de 20 a 30 gramas, o que é muito pouco. Ela tem uma quantidade de proteína adequada e um alto teor de gordura

Regras básicas:

- Cortar o açúcar

(refrigerantes, doces, sucos e sorvete)

- Eliminar os grãos

(pães, bolos, biscoitos, macarrão, especialmente trigo e soja)

- Evitar raízes

(principalmente batatas)

- Comer comida de verdade

(salada, alimentos nutritivos)

Na dieta cetogênica é permitido comer ovos e proteína, mas de forma controlada. O maior consumo nessa dieta é o das gorduras

- Dieta Low Carb

A dieta low carb tem o foco no consumo de baixa quantidade de carboidratos. Não é uma dieta tão restritiva e é possível se trabalhar em vários perfis de quantidades, desde que seja abaixo da quantidade recomendada de carboidratos, que é menor que 44%

Essa dieta permite um teor de gordura moderado (maior que 30%), acima do que é considerado ideal, mas priorizando gordura boa e com proteínas também acima do ideal, em torno de 20 a 30%

Regras básicas

Priorizar comida de verdade:

- Frutas

- Verduras

- Vegetais

- Gorduras boas (abacate, castanha, amendoim, açaí)

Evitar:

- Produtos industrializados

Há muitas estratégias na busca da perda de peso. "Sem dúvida nenhuma as que mais têm tido resultado nos tempos modernos são aquelas que combatem o consumo de alimentos processados, refinados, excesso de açúcares e bebidas industrializadas", explica o médico e diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, Mohamad Barakat

O consumo de açúcares ,similares e farináceos promove a insulina sempre alta e isso é o grande desencadeador da obesidade, além de ser porta de entrada para tantas outras doenças crônico-degenerativas, síndrome metabólica, diabetes e doenças cardíacas, por exemplo.

Para combater a obesidade a saída não é fazer uma dieta restritiva ou temporária, é preciso entender o motivo. "Na verdade, o ideal é que se perca peso por meio de um novo estilo de vida, porque aí sim o seu emagrecimento é sustentável, por isso que as dietas low carb têm feito sucesso", destaca Dr. Barakat.

Outro hábito de sucesso e que provoca a queda da insulina é o jejum, que associado a uma dieta low carb combate, diretamente, a insulina alta. "Toda vez que a insulina está alta, o cérebro recebe o comando engordar e quando o a insulina está baixa, o cérebro recebe o comando queimar energia, explica o médico.

Jejum

O jejum é uma prática que causa dúvidas, porque muita gente acha que não vai conseguir, mas é importante entender que essa prática não é tão complicada, haja visto que grande parte da população não sente falta do café da manhã.

A proposta do jejum não é fazer sacrifício

"Nós usamos o período do sono para somar o período do jejum, então você pode iniciar com 12 horas de jejum, parando de comer às 20 horas e voltando a se alimentar às 8 horas da manhã. Isso configura um jejum leve, para iniciantes. À partir de uma semana ou duas, é hora de experimentar um período de 14 horas e, em seguida, 16 horas para que você comece a obter saúde", completa Dr. Barakat.

Vale lembrar!

Jejum não emagrece se na oportunidade que você tiver para comer, se alimentar de forma errada.

Sobre a preocupação de ficar muito tempo em jejum e prejudicar o estômago por causa do suco gástrico, o médico explica. " Na verdade não é o jejum que expõe o estômago à uma acidez e sim o que ingerimos, como café, refrigerante, açúcar e bebida alcóolica. O jejum é um comportamento de estabilidade, não provoca nada de acidez no estômago. Isso é um grave estômago".

Clinic Farma

O Clinic Fama, consultório farmacêutico das farmácias Pague Menos, oferece vários serviços à população e dentre eles a orientação sobre o controle da obesidade. Uma das perguntas mais frequentes no Clinic Farma é se existe algum remédio que sacie a fome e induza o emagrecimento de forma rápida e aí entra o papel de informação do farmacêutico, de não apenas dizer que não existe uma fórmula mágica, mas explicar o motivo disso, o que gera mais consciência e segurança, para que o paciente entenda o motivo.

O farmacêutico pode ajudar tirando as medidas, encaminhando para o médico especialista e fazendo o acompanhamento, para que o cliente consiga seguir com hábitos saudáveis e alcançar o objetivo desejado.

Fica a dica!

A dieta ideal é aquela que você consegue fazer

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