Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Diabetes: O Que É Preciso Saber?

Você sabe tudo sobre a diabetes? O Sempre Bem traz uma uma matéria completa sobre essa doença tão comum: quais os tipos, os fatores de risco, a prevenção e tratamentos. Confira tudo aqui e fique por dentro de todos os cuidados.

MITOS E VERDADES DO DIABETES

Sem controle e acompanhamento, o diabetes pode comprometer a qualidade de vida e trazer consequências irreversíveis

No Brasil, 12,5 milhões de pessoas estão diagnosticadas com diabetes. O país ocupa o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com essa doença.

Segundo a endocrinologista Rebeca Pinheiro, diabetes é uma doença crônica que surge, muitas vezes, sem causar nenhum sintoma durante anos.

Quando não controlada, pode levar a:

• Complicações na vista;

• Complicações nos rins;

• Complicações na circulação;

• Problemas nos nervos periféricos.

Os principais fatores de risco são:

• Sobrepeso e obesidade;

• Diabetes gestacional;

• Histórico familiar (parentes de primeiro grau);

• Idade;

• Sedentarismo;

• Colesterol alto;

• Pressão alta;

• Uso crônico de corticoides.

A profissional explica que o diabetes tipo 2 é associado ao estilo de vida. "Por conta, principalmente, do excesso de peso, vai haver aumento da produção de insulina. Já no tipo 1, ocorre uma destruição praticamente total das células do pâncreas causada por autoanticorpos e por isso é preciso repor a insulina."

Se a mulher tiver diabetes na gravidez, a criança também pode ter?

MITO: O fato da mãe desenvolver diabetes - inclusive gestacional, tem pouca relação com a criança. O risco de desenvolver diabetes ao longo da vida consiste se os níveis de glicose na gestação não estiverem bem controlados.

Existem alimentos capazes de controlar a glicose no sangue?

VERDADE: a alimentação é fundamental no controle do diabetes. Alimentos integrais, que tem maior quantidade de fibras, são importantes para dificultar que a gordura presente no intestino passe para o sangue.

Diabetes tipo 2 só ocorre em pessoas obesas?

MITO: Os obesos têm mais chances de desenvolver diabetes, mas pessoas magras - principalmente aquelas que tem um aumento da circunferência abdominal - têm uma chance maior de ter diabetes.

É fácil saber os sinais e sintomas do diabetes?

MITO: O diabetes é uma doença silenciosa. Somente depois de anos sem o diagnóstico, a glicose vai começar a subir, gerando sintomas como perda de peso, urinar muito, vista embaçada, dormência e formigamento nos pés e mãos, dificuldade na cicatrização de feridas.

Infecções na boca podem prejudicar o controle da glicemia?

VERDADE: A ida regular ao dentista para avaliação preventiva e cuidado dos dentes é fundamental, principalmente quando se tem uma infecção.

Ainda segundo a endocrinologista, é muito importante verificar, regularmente, o nível glicemia. Todos nós podemos realizar o exame de glicemia capilar ou o exame laboratorial de rotina. Neles, existem parâmetros para verificar se as pessoas já tem o diabetes ou pré-diabetes.

"No pré-diabetes, essa situação pode ser revertida. Existem vários cuidados - inclusive, medicações podem ser usadas, além das modificações no estilo de vida - que ajudam a evitar que a doença evolua", finaliza a médica.

CLINIC FARMA

Os exames para medir o nível de glicose no sangue estão disponíveis nos consultórios farmacêuticos do Clinic Farma. Além disso, é possível tirar dúvidas e realizar o acompanhamento da doença. Informe-se em uma Pague Menos perto de você!

Você pode gostar

Criança no celular: como isso afeta o crescimento?
Mente e Comportamento

Criança no celular: como isso afeta o crescimento?

Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas
Beleza

Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas

O que é transição capilar: voltando ao cabelo natural
Beleza

O que é transição capilar: voltando ao cabelo natural