Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dieta Low Carb x Dieta Cetogênica

28 jul 2019

28 jul 2019

Pra conseguir emagrecer de forma saudável e duradoura, é importante investir em bons hábitos alimentares. Pra isso, existem diferentes tipos de dieta, cada uma com seu método. Então o Sempre Bem trouxe dois tipos pra conhecermos. Confira!

Dietas

Para conseguir emagrecer co saúde e de forma duradoura, é importante investir em bons hábitos alimentares. Para isso, existem diferentes tipos de dietas, como a low carb e a cetogênica, e cada uma utiliza o seu próprio método de acordo com a finalidade desejada.

Diferenças 

Para a nutricionista Jamille Magalhães, “a dieta low carb e a cetogênica possuem a finalidade de redução de carboidrato. Uma das diferenças é que a primeira estipula mais ou menos até 200 g de carboidrato por dia. Já a segunda preconiza a utilização de até 50 g de carboidrato diariamente para a pessoa”.

Outra diferença é que na cetogênica, a utilização principal como fonte de energia vem da gordura e dos ácidos graxos disponíveis na dieta e tecido adiposo. No caso de low carb, se utiliza a energia tanto do carboidrato proveniente da alimentação quanto da proteína, que vai aumentar a saciedade do organismo.

Café da manhã da dieta low carb

O queijo, ovo e café são um exemplo de café da manhã low carb, pois o queijo contém carboidrato, o café pode ser consumido com um pouco de açúcar – o ideal é que não utilize, caso contrário, opte pelo demerara ou mascavo – e o ovo, sendo frito com azeite ou óleo de coco, ou seja, a utilização de gorduras boas na dieta.

Café da manhã da dieta cetogênica

O café da manhã da dieta cetogênica corta mais um pouco do carboidrato. Por exemplo, traz o ovo e bacon como fonte de gordura principal, e o chá verde e outros chás que vêm em contraponto para retirar o café da alimentação.

Acompanhamento profissional

Para saber qual das dietas é recomendada para o seu caso, “é importante procurar profissionais aptos a indicar o tipo de dieta ideal. O que acontece muitas vezes é que se a pessoa não tem constância e disciplina, não consegue manter nenhum tipo nem outro”, explica a nutricionista.

Para pessoas que fazem dieta, perdem peso no início, estagnam e ficam desestimuladas, a dica “é não desistir, pois uma alimentação natural e rica em nutrientes é superimportante para prolongar a vida e viver bem, com a ajuda de um profissional qualificado ao lado”, afirma Jamille Magalhães.

Conteúdos relacionados

 

Matéria originalmente veiculada no programa de 28 de julho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra