Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Doenças do coração: saiba quais são os principais sintomas

O nosso corpo pode nos comunicar quando algo está errado com a nossa saúde! Você sabe identificar os principais sintomas das doenças do coração? Confira todas as orientações na matéria!

Nem sempre as doenças do coração se manifestam através dos sintomas clássicos

Se você conhece alguém com problema cardíaco, certamente já ouviu que os sintomas incluem aquela forte dor no peito que irradia para o braço ou até mesmo para o rosto.

Mas os sintomas vão além e podem, inclusive, serem confundidos com outras enfermidades... E aí que mora o perigo.

Segundo o cardiologista Igor Rêgo, sinais de problemas cardíacos incluem astenia, que é uma fraqueza e sensação de entalo. "Às vezes, o paciente não tem a dor, mas ocorrem avisos que se repetem e vão se intensificando".

Durante os momentos de esforço, o aposentado Marcos Benício sentia um entalo. Após consultar um cardiologista, a decisão foi fazer um cateterismo.

"Entretanto, precisamos fazer cinco cateterismos porque as minhas veias e artérias estavam parcialmente entupidas. Além disso, me foi solicitada uma cirurgia de revascularização."

Doenças do coração: um problema multifatorial

O cardiologista explica que os sintomas atípicos ocorrem em decorrência de uma má circulação na área do coração.

"Às vezes, o indivíduo não está tendo um infarto, mas apresenta sinais de que vai evoluir para tal desfecho. Quando há um desmaio, por exemplo, é sinal de falta de oxigenação cerebral, pois o coração não conseguiu bombear o suficiente para chegar no cérebro".

Foi o que aconteceu com a aposentada Socorro Oliveira. Uma sequência de desmaios acendeu o sinal de alerta e motivou a busca por ajuda médica. "Após dois desmaios seguidos, fui levada para uma UTI com o objetivo de receber um marcapasso".

Ainda de acordo com o o médico, problemas que repercutem no coração podem ter outras associações. "Existem problemas elétricos, que chamamos de doenças do marcapasso do coração. Quando o coração fica descompassado, pode levar o paciente a óbito", explica.

Dentre os sintomas atípicos também está a dor de estômago ou no tórax. Dona Socorro não esperava que o seu marido, o aposentado Sebastião Oliveira também fosse vítima de problemas cardíacos. "A dor ficava ainda mais acentuada quando eu me deitava. Após ser internado, foi realizada a angioplastia coronária", relembra.

Coração a mil pela saúde

Diagnósticos precoces e tratamentos que incluem a mudança do estilo de vida garantem uma vida plena em indivíduos cardiopatas. Seu Sebastião e Dona Socorro orgulham-se de dizer que seguem todas as recomendações.

O aposentado Marcos Benício também entrou para o time: "A minha vida hoje requer mais cuidados: tomo a medicação correta, tenho precaução em relação a alguns alimentos, pratico exercícios e tento não me aborrecer facilmente".

Sintomas do infarto para ficar atento

Segundo o cardiologista, as síndromes coronarianas agudas costumam se manifestar da seguinte forma:

• dor, aperto e/ou queimação;

• irradia para o braço, queixo e/ou costas;

• inicia com esforço, estresse e/ou alimentação copiosa;

• cede com repouso e medicamentos.

O médico ressalta, entretanto, que existem sintomas atípicos, que são:

• perda da capacidade de fazer esforço, fraqueza e/ou moleza;

• dispneia (falta de ar);

• dor no estômago;

• sensação de entalo;

dor nas costas;

• dor no braço (podendo, inclusive, ser apenas no braço direito).

"Esses sintomas costumam ser subestimados e atrapalham o diagnóstico. Por isso, o ideal é que as pessoas busquem ajuda profissional e façam, anualmente, um check-up para avaliar a saúde", aconselha.

Você pode gostar

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data
Mente e Comportamento

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças
Saúde

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber
Saúde

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber