Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Fazer caminhada emagrece? Descubra se é mito ou verdade

Veja aqui os principais mitos e verdades sobre se fazer caminhada emagrece, e descubra como emagrecer caminhando, com várias dicas!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fazer caminhada emagrece? Descubra se é mito ou verdade

Se você busca uma atividade física para perder peso e pensou se fazer caminhada emagrece mesmo, é sinal de que ainda deve descobrir mais sobre esse exercício. Essa atividade aeróbica é perfeita para queimar calorias. Contudo, tem um jeito e regularidade certas para que esse objetivo seja alcançado com sucesso.

Assim, a caminhada é uma atividade democrática. Ou seja, qualquer pessoa pode fazê-la, desde que respeite suas próprias limitações, sejam elas físicas ou relacionadas a algum aspecto de saúde do organismo. Dessa forma, têm muitos benefícios a curto prazo, como ter mais disposição, ganhar resistência e melhorar a circulação sanguínea, garantindo uma vida mais saudável.

Entretanto, muitas pessoas que querem caminhar para perder peso, devem saber que esse resultado não é conquistado da noite para o dia e de qualquer jeito. Então, trazemos neste post, as verdades e os mitos sobre se fazer caminhada emagrece mesmo. Confira!

Será que fazer caminhada emagrece? Confira as principais dicas para começar a caminhar

Para começar a caminhar com a garantia de bons resultados na perda de peso e protegendo a sua saúde, você deve se atentar para alguns pontos. Afinal, qualquer exercício físico tem seu modo certo de ser realizado, sendo preciso conhecer o básico para que você tenha muitos benefícios e prazer na caminhada.

Então, confira as principais dicas de como emagrecer caminhando, ao melhor jeito:

prefira caminhar em planos e ambientes tranquilos: superfícies mais retas, ambientes com árvores e sem o barulho de veículos, ajudam a relaxar a aproveitar melhor a atividade, gerando um bom estímulo para você continuar;
comece aos poucos: não adianta querer resultados rápidos, comece caminhando em ritmo lento e por menos de 20 minutos. Quando pegar resistência, aumente a sua frequência;
beba bastante água: antes, durante e depois da caminhada, uma garrafa d’ água  sempre deve te acompanhar, para dar pequenos goles e garantir a hidratação;
use roupas adequadas: vista tecidos leves e de boa respiração, e use um tênis bem confortável para caminhar; se estiver sol, use boné e protetor solar;
controle a respiração: respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca é preciso para ter rendimento, não sentir cansaço ou dificuldade para respirar.

Quais são os mitos e verdades sobre se fazer caminhada emagrece?

Algumas “verdades absolutas” sempre acompanham o mundo das atividades físicas e esportes. Mas, você deve buscar saber se eles são verdadeiros ou se são puros mitos. Já que sabendo o que funciona ou não confere, você vai saber como emagrecer caminhando.

Caminhar afina as pernas

Mito.

Esse é um mito que algumas pessoas teimam em afirmar. O motivo é que tais pessoas acreditam que por caminhar e perder peso, as pernas, que são naturalmente mais finas do que outras partes do corpo, vão “secar”.

O que ocorre na verdade é justamente o contrário. A caminhada ajuda a aumentar o tônus das pernas, fazendo com que os músculos dos membros inferiores fiquem enrijecidos, ou seja, duros e torneados. 

Entretanto, os ganhos não são imensos somente depois de alguns meses caminhando do jeito correto, esse efeito é percebido pelo praticante.

Fazer caminhada em jejum emagrece mais rápido

Verdade.

Contudo, essa prática não é recomendada por conta de seus riscos à saúde, incluindo acidentes durante a atividade. Portanto, veja quais são os perigos que isso traz.

O jejum, seja ele intermitente, feito dia sim, dia não, ou por algumas horas, diminui o estoque de calorias no organismo. Com isso, a energia do seu corpo cai, fazendo com que você tenha menos disposição naquele momento.

Assim, a caminhada exige energia do seu corpo, pois ela irá queimar as calorias durante a atividade. Logo, caminhar em jejum pode levar o seu organismo a ter uma queda rápida de energia, levando a quadros de fadiga muscular, com cansaço extremo ou hipoglicemia.

O segundo caso é ainda mais perigoso para a sua saúde. Pois, em hipoglicemia, a pessoa pode desmaiar, passar mal, precisar de ajuda médica ou até mesmo cair durante o exercício e se machucar gravemente.

Caminhar mais de uma hora uma só vez por semana, emagrece

Mito.

Esse é um erro que muitas pessoas cometem por acharem que terão um bom resultado na perda de peso. Fazer caminhada emagrece, mas só quando ela é feita de com continuidade e sem exageros.

O motivo é que esse caminhar longo exige que o corpo, especialmente o coração e as pernas, estejam bastante preparados para a intensidade que esse tempo de caminhada exige.

Consequentemente, fazer caminhada uma vez por semana por muito tempo tem alguns efeitos colaterais. O que pode acontecer é se sentir muito cansado ou passar mal durante ou depois da caminhada, além de possivelmente ter câimbras pelo esforço exagerado.

Caminhar de uma a duas vezes por semana, emagrece

Verdade.

Porém, para que isso se realize é preciso ter uma alimentação bastante regrada e fazer a atividade no tempo e no ritmo necessários para queimar mais calorias do que o seu corpo consome.

Logo, é preciso incluir um programa bem definido do exercício combinado com refeições que vão te dar bastante energia, mas sem exagerar nas calorias. Por isso, os resultados da atividade feita desse modo levarão mais tempo para aparecerem, por conta da caminhada ser feita poucas vezes por semana.

Qual é a importância da alimentação combinada com a atividade?

A alimentação tem papel fundamental para ajudar com que fazer caminhada emagreça de fato. Para que a caminhada tenha um bom efeito sem prejudicar a sua saúde, ela deve ser feita de duas a três vezes por semana, por meia hora em cada vez. De maneira suave, sem forçar o passo e o seu organismo, os resultados virão.

Nessa trajetória, alguns alimentos devem ser excluídos da sua alimentação, assim como outros devem ser incluídos. Para que você ganhe massa muscular, queime gordura e conquiste um corpo mais magro e definido.

Por isso, comidas industrializadas, pratos gordurosos e fritos, doces e refrigerantes devem ser cortados. Já frutas, legumes, muita água e sucos naturais, além de carnes brancas como peixes e aves sem pele, feitas na grelha ou assadas, devem ser incluídas.

Além disso, para garantir uma alimentação balanceada de acordo com as necessidades do seu organismo, é importante contar com apoio nutricional especializado, para montar um cardápio com as quantidades, tipos e horários para comer, indicar alimentos que podem ajudar na perda de peso.

Todas essas dicas e informações sobre se fazer caminhada emagrece, vão trazer resultados muito bons para a sua perda de peso, sem os riscos de prejudicar a sua saúde. Fazendo com que os benefícios da caminhada e de uma boa alimentação, sejam mantidos por muito tempo

Ainda tem dúvidas de como fazer caminhada do jeito certo? Confira aqui como começar um treino de forma segura!