Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

7 sinais de Alzheimer para ficar de olho

Os sinais de Alzheimer surgem de uma forma lenta e gradativa causando impacto na vida do paciente e de todos a sua volta. O diagnóstico precoce pode ajudar a lidar melhor com o problema.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
7 sinais de Alzheimer para ficar de olho

Identificar os sinais de Alzheimer nos primeiros momentos é fundamental para ter um tratamento eficiente e garantir maior qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Os sinais de Alzheimer causam um impacto significativo na rotina e qualidade de vida do paciente, dificultando o convívio social e a realização de tarefas básicas. Trata-se de uma doença degenerativa que causa alterações nas funções cognitivas do indivíduo.

Nesse contexto, o Mal de Alzheimer é um problema que exige atenção, pois os sintomas podem ser confundidos com outras enfermidades. Por isso, é imprescindível monitorar continuamente para ter um diagnóstico precoce e confiável.

Embora seja uma doença muito comum, é natural ter dúvidas sobre o assunto e esclarecê-las é fundamental para preservar a saúde. 

Para isso, confira neste post 7 sinais de Alzheimer para observar e procurar ajuda médica. 

O que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer, ou Mal de Alzheimer como também é conhecida, é uma condição crônica neurodegenerativa, causada pela morte das células cerebrais. A doença é mais comum em idosos acima de 60 anos, sendo uma das principais causas de demência.

A característica mais marcante dos pacientes de Alzheimer é a perda gradativa das funções cognitivas e alterações nas relações sociais. A importância do diagnóstico precoceAssim como em qualquer doença, o diagnóstico precoce é decisivo para o tratamento do Alzheimer.

A doença pode ser dividida em 3 estágios, leve moderado e grave, e identificar os sintomas nas fases iniciais é muito importante para evitar a evolução do quadro.

7 sinais de Alzheimer para ficar de olho

Diante da importância do diagnóstico precoce para ter tratamentos mais eficientes, saber quais são os primeiros sinais do Alzheimer é essencial. Assim, é possível monitorar a pessoa e agir com rapidez para preservar a qualidade de vida.

Veja quais são os sinais de Alzheimer!

1. Perda de memória

A dificuldade de lembrar dos acontecimentos recentes, como esquecer onde guardou objetos e não se lembrar das refeições, é um dos principais indícios da fase inicial. 

2. Dificuldade de executar tarefas diárias

Outro sinal que merece atenção é a dificuldade para executar tarefas diárias simples, como se alimentar e manter hábitos de higiene pessoal. Normalmente, esse sinal surge de maneira leve e com o tempo vai se tornando mais intenso.

3. Desorientação

Não saber qual o dia ou estação do ano está, ter dificuldades para lembrar caminhos simples e se perder nos horários é um forte sinal de desorientação, causada pelo Mal do Alzheimer. Nas primeiras manifestações, pode parecer algo normal, no entanto, é preciso acompanhar de perto caso se torne frequente.

4. Problemas de discernimento e linguagem

A doença de Alzheimer afeta diretamente a cognição, com isso, o indivíduo apresenta problemas na linguagem e discernimento. A pronúncia das palavras se torna lenta e embolada, além de dificuldade de compreensão e escrita.

5. Repetição de tarefas ou situações

A pessoa que apresenta sinais de Alzheimer esquece das situações constantemente, com isso, tendem a ficar mais repetitivas tanto nos diálogos, quanto nas ações. É um sinal que acontece e persiste progressivamente, sendo notável com facilidade no dia a dia.

6. Alteração brusca de humor

Outro ponto relevante é a manifestação de apatia e alterações no humor que não condizem com a realidade do momento. Embora pareça um quadro comum devido ao envelhecimento, pode caracterizar um problema mais sério, por isso, é importante acompanhar.

7. Perda de iniciativa

A perda de interesse em realizar atividades cotidianas que anteriormente eram motivo de satisfação, também é um sinal de Alzheimer. É um sintoma que pode surgir de forma isolada ou junto com outros, se tornando mais fácil perceber que algo está errado.

Fases e diagnóstico do Mal de Alzheimer

O Alzheimer é classificado em 3 fases e os sintomas vão se intensificando em cada estágio, levando a situações de demência e quadros clínicos graves. Em muitos casos, os sinais surgem de forma conjunta e a evolução pode ser rápida.

As fases da doença de Alzheimer são:

fase inicial: os sinais são mais amenos e podem ser confundidos com situações normais da idade ou outras doenças;
fase moderada: os sintomas se tornam mais evidentes e o indivíduo não consegue mais realizar as tarefas diárias, se tornando dependente;
fase avançada: a pessoa apresenta sinais intensos, fica mais frágil e debilitada, dependendo de terceiros para todos os cuidados pessoais.

O diagnóstico dessa doença é complexo e deve ser realizado por um médico especialista, que avalia o histórico e sintomas do paciente. Além disso, são realizados exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, juntamente com testes e exame de sangue.

Como você percebeu, notar os sinais de Alzheimer na fase inicial e procurar ajuda médica é fundamental para amenizar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida na terceira idade.

Gostou desse post? Se você deseja cuidar da saúde dos seus familiares da melhor forma possível, não deixe de ver este conteúdo sobre os principais exercícios para melhorar a sua memória!