Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Diga adeus ao sedentarismo! 5 alongamentos para fazer em casa

Os alongamentos para fazer em casa contribuem para que você saia do sedentarismo e melhore a sua saúde física e mental. Confira 5 tipos que podem ser realizados.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Diga adeus ao sedentarismo! 5 alongamentos para fazer em casa

Que tal aprender alguns alongamentos para fazer em casa e sair de vez do sedentarismo?

Sim! Com poucos minutos por dia, e mesmo sem ajuda de qualquer equipamento, é possível ter uma condição física melhor e levar uma vida muito mais saudável.

Mas por que isso é tão importante?

O sedentarismo é uma condição que contribui para o desenvolvimento e agravamento de diversas doenças. Como: obesidade, diabetes tipo 2, o aumento da pressão arterial e do colesterol, entre muitas outras.

Por outro lado, as atividades físicas, ainda que sejam apenas alongamento para fazer em casa, ajudam a melhorar a sua saúde física e mental como um todo.

Assim, confira exercícios simples e bastante eficazes que você pode fazer no conforto do seu lar e ajude o seu corpo a funcionar bem!

A importância dos exercícios físicos para a saúde

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, as atividades físicas poderiam evitar a morte de até 5 milhões de pessoas por ano no mundo inteiro.

A prática de exercícios de forma regular tem papel fundamental na prevenção e no controle de diversas doenças. Segundo a organização, alguns tipos de câncer, problemas cardíacos e diabetes tipo 2, são bons exemplos de problemas de saúde que poderiam ser evitados.

Além disso, se manter ativo também contribui para reduzir sintomas da ansiedade e da depressão, impulsionar a memória e melhorar a saúde do cérebro. Desse modo, uma outra maneira que pode ajudar a controlar a ansiedade, é o uso dos medicamentos manipulados da Farmácia Pague Menos para cuidar da saúde mental.

As novas diretrizes da OMS indicam a prática de 150 a 300 minutos por semana de algum tipo de atividade aeróbica, de intensidade moderada a vigorosa, para pessoas adultas. Para crianças e adolescentes, a indicação é de 60 minutos por dia.

Em casa, alguns exercícios que você pode praticar são:

subir e descer escadas;
pular corda;
fazer ponte (sustentar o corpo com os antebraços e pés);
polichinelos;
corridas no lugar;
agachamento;
dança;
flexão de braço;
abdominal;
elevação das pontas dos pés.

5 alongamentos para fazer em casa

Os alongamentos para fazer em casa podem ser o primeiro passo para aderir à orientação da Organização Mundial de Saúde, especialmente se você iniciar a prática de atividades físicas.

Vale lembrar que esse tipo de exercício também é bastante indicado para pessoas com alguma limitação física, bem como para idosos, principalmente aqueles que estão acamados.

Também, não podemos deixar de ressaltar que os alongamentos são essenciais antes de iniciar qualquer atividade física, seja ela mais intensa ou não.

A ideia é proteger e preparar a sua musculatura para os impactos que estão por vir.

A fim de lhe ajudar com esse tipo de exercício, confira 5 alongamentos para fazer em casa e a maneira certa de executar cada um deles.

1. Alongamento de mãos e punhos

Abrimos a nossa lista de alongamentos com as mãos e os punhos.

Para isso, basta esticar um dos braços com a palma da mão voltada para cima. Com a ajuda da outra mão, puxe pela ponta dos dedos, direcionando para baixo e para trás por 30 segundos. Em seguida, posicione a palma da mão para baixo e puxe da mesma forma. Alterne o braço e repita o processo.

Esse alongamento pode ser feito tanto em pé quanto sentado.

2. Alongamento de ombros

Também na mesma posição você pode alongar os seus ombros. Para isso, estique um braço para cima, dobre de modo que a sua mão fique atrás da sua cabeça, e pelo cotovelo puxe com a ajuda da outra mão.

Depois, volte o braço esticado para a frente do seu corpo de forma contrária ao seu tronco.

Faça cada um desses processos por 30 segundos em cada um dos seus braços.

3. Alongamento da região das costas

Entre os alongamentos para fazer em casa, para a região das costas você vai precisar ficar de joelhos sobre um colchonete ou tapete.

Sente e se apoie sobre seus pés, estique os braços retos para a frente e caminhe com as suas mãos nessa direção até sentir o seu tronco alongar.

Você deve manter essa postura por, no mínimo, um minuto.

4. Alongamento do tronco

Aproveite que está no chão para alongar seu tronco. Nesse caso, você deve sentar com as pernas cruzadas, elevar um dos braços e se curvar para o sentido oposto.

Ou seja, se estiver com o braço esquerdo elevado, deve inclinar o corpo para o lado direito. Mantenha-se por alguns segundos nessa posição e repita o processo com o outro lado.

5. Alongamento dos pés

Por fim, você pode aproveitar essa posição para fazer o último alongamento da nossa lista, que será direcionado para os pés.

Ainda sobre o colchonete ou tapete, mantenha ambas as pernas esticadas e tente alcançar seus pés, sem dobrar os joelhos. Procure ficar nessa posição por 30 segundos e volte lentamente para trás.

Caso não consiga dessa forma, você pode dobrar uma das pernas e tentar alcançar o pé da que ficou esticada.

Por que sair do sedentarismo

Deixar de ser uma pessoa sedentária vai contribuir para que você tenha mais disposição e se sinta melhor no seu dia a dia. Por isso, os alongamentos para fazer em casa podem ajudar você nesse processo.

Como mencionado anteriormente, a prática de exercícios físicos é benéfica tanto para o corpo quanto para a mente em diversos aspectos.

Por isso, a rede de farmácias Pague Menos incentiva essa prática, sendo uma das patrocinadoras oficiais da seleção brasileira masculina e feminina de futebol.